Um a cada três pacientes com fibrose cística usa algum produto com Cannabis para lidar com os sintomas dessa condição. De acordo com pesquisa realizada por cientistas vinculados à Universidade da Califórnia, nos EUA, a inclusão de canabinoides no tratamento dessa doença genética está se tornando comum.
Os resultados da pesquisa revelaram que pouco mais de 29% dos pacientes com fibrose cística consumiu algum produto com alto teor de delta-9-tetrahidrocanabinol (THC). As principais causas para optar por esse canabinoide foram controlar a ansiedade, distúrbios do sono e para abrir o apetite. É comum que os pacientes com essa condição tenham dificuldades para se alimentar.
Por outro lado, cerca de 22% dos pacientes optaram por produtos ricos em canabidiol (CBD). Entre eles, as motivações mais comuns foram controlar a ansiedade e dores.
As altas taxas de uso de produtos com Cannabis observadas no estudo refletem tanto as mudanças na regulamentação da planta no país, quanto o reconhecimento da segurança e eficiência dos tratamentos com canabinoides por pacientes e profissionais da saúde.
A fibrose cística
A fibrose cística é uma condição genética crônica que afeta as glândulas produtoras de muco, suor e enzimas pancreáticas. Ela afeta principalmente os pulmões e o sistema digestivo, podendo causar problemas respiratórios e na absorção de nutrientes na digestão.
Os avanços médicos ajudaram a melhorar a qualidade de vida desses pacientes, que necessitam de cuidados com regularidade. O tratamento inclui terapias respiratórias, medicamentos e atenção à nutrição. Desse modo, a Cannabis se apresenta como um complemento que contribui também com as questões ligadas à saúde mental desses pacientes.
Trocando medicamentos convencionais pela Cannabis
O objetivo do estudo Time to be blunt: Substance use in cystic fibrosis era analisar os hábitos de consumo de algumas substâncias por pacientes com fibrose cística. A pesquisa também incluía cigarros e cigarros eletrônicos, porém os produtos derivados da Cannabis chamaram a atenção pela prevalência e por ajudarem essas pessoas a lidarem com alguns sintomas.
Os resultados dessa investigação seguem em linha com outras, que observaram que as pessoas residentes nos EUA estão trocando os medicamentos prescritos por produtos com Cannabis, geralmente para lidar com questões ligadas à saúde mental. No artigo, os cientistas concluíram:
“Muitos relataram o uso de substâncias para minimizar o impacto da sua doença e melhorar o seu bem-estar mental, muitas vezes para resolver problemas de ansiedade, depressão e sono. Consumidores optam frequentemente pelo CBD e THC como estabilizadores de humor.
Há uma grande necessidade de expandir o conhecimento e as orientações atuais sobre o uso de Cannabis na população de pacientes com fibrose cística. Mais pesquisas são necessárias para aconselhar a pessoa com fibrose cística com precisão, já que muitos relatam ter experimentado benefícios terapêuticos. Com os avanços nas terapias que melhoram a qualidade de vida e aumentam a expectativa de vida, juntamente com a evolução dos cenários jurídicos, a pessoa com fibrose cística terá mais oportunidades de explorar estas substâncias do que as gerações anteriores.”
Como obter recomendação médica para uso da Cannabis
Se você tem ou conhece alguém que tem fibrose cística, pode incluir a Cannabis no seu tratamento de forma segura e legal. Aqui na nossa plataforma de agendamentos você pode marcar uma consulta com médicos e dentistas experientes na prescrição de produtos à base de canabinoides. Acesse já e marque uma consulta!