O canabigerol apresentou bons resultados no tratamento de sintomas associados à fibromialgia, doença inflamatória intestinal e ansiedade
THC e CBD são dois dos mais populares fitocanabinoides da Cannabis, com propriedades medicinais bem estudadas. No entanto, a planta possui mais de 500 compostos químicos, sendo mais de cem canabinoides.
O canabigerol (CBG) é um deles. Sua concentração é muito pequena nas plantas (menos de 1%) pois, por um processo natural da Cannabis, ele se transforma e dá origem ao THC e CBD.
Essa característica chamou atenção de pesquisadores, que agora pesquisam suas propriedades terapêuticas como anti-inflamatório, anticonvulsivo, antitumorígeno e na redução da pressão ocular em casos de glaucoma.
Uma empresa australiana de desenvolvimento de medicamentos e inovação de produtos focada em Cannabis está perto de lançar um extrato com canabigerol dominante e, como parte do processo, realizou um estudo de prova de conceito para testar a eficácia e segurança do novo remédio.
“O CBG é um composto canabinoide não intoxicante, encontrado na planta de cannabis. Possui forte potencial terapêutico em uma variedade de aplicações. Pesquisas preliminares indicaram que o CBG possui ações farmacológicas únicas e tem potencial para abordar áreas terapêuticas alternativas ao THC e CBD”, diz um comunicado da empresa.
“O extrato demonstrou ser benéfico no tratamento da fibromialgia, doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável, entre outros. O tratamento dessas condições geralmente inclui uma combinação de medicamentos, cirurgia e estratégias de autocuidado, sem que um único procedimento de tratamento funcione em todos os sintomas.”
O estudo foi realizado durante um período de três meses para avaliar a segurança e eficácia medicamento em pacientes que sofrem de sintomas associados à fibromialgia, doença inflamatória intestinal e ansiedade.
Durante o teste, os participantes receberam 50mg/ml do produto por via oral, duas vezes ao dia, e foram solicitados a avaliar a melhora dos sintomas em uma escala de um a dez.
Uma revisão abrangente dos dados destacou que 74% dos participantes do estudo relataram uma melhora notável em suas condições dentro de duas a quatro semanas de uso do canabigerol duas vezes ao dia. Quando os participantes foram solicitados a avaliar a melhora em uma escala de um a dez, 64% relataram uma classificação acima de seis.
A empresa espera lançar o medicamento MediCabilis™ CBG 50 em junho de 2022. A Bod se tornará a primeira empresa a lançar um produto CBG de grau farmacêutico no mercado de prescrição da Austrália e do Reino Unido.
“A conclusão desta iniciativa destacou que o MediCabilis™ CBG 50 é seguro e eficaz para uso em uma variedade de novos sintomas para os quais nosso produto não foi prescrito anteriormente”, disse a CEO Jo Patterson. “O estudo permitirá que a Bod explore a possibilidade de usar seu extrato como tratamento alternativo ou via abrangente para condições que exigem uma combinação de cirurgia, medicação e outras rotinas.”
Medicamentos predominantes em canabigerol já estão disponíveis no mercado brasileiro. Consulte seu médico para saber se há indicação de uso de canabigerol.
Para dar início ao tratamento canabinoiode, o primeiro passo é uma consulta com um médico prescritor. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde você tem acesso a mais de 150 especialistas capacitados a te acompanhar durante todo o tratamento com Cannabis medicinal. Acesse agora e agende sua consulta!