Uma série feita por mulheres e para mulheres. Assim podemos definir a série especial “Mulheres e Cannabis medicinal”. A mais nova iniciativa do portal Cannabis & Saúde traz, no seu primeiro episódio, um conteúdo exclusivo sobre como a Cannabis pode atenuar os efeitos da menopausa.
Para compartilhar seu conhecimento e experiência clínica, convidamos a médica ginecologista Dra. Monique Maia (CRM: 32792 E RQE: 22426) para ser parte desta série, que também podemos chamar de movimento de mulheres buscando o bem-estar de mais mulheres, onde os produtos à base de Cannabis são grandes aliados.
Menopausa não é tabu e Cannabis também não
“A menopausa ainda é vista como um tabu e os sintomas não são normais. Por outro lado, muitas mulheres ainda querem conviver com estes sintomas e isto tira a qualidade de vida delas. É por isso a relação Cannabis e menopausa: apesar de passar pela menopausa, a gente não tem que conviver com os sintomas que ela pode trazer. E o mesmo acontece com a cannabis, mesmo com tabus, as pacientes mais abertas que chegam com a ideia de falar sobre sexualidade na menopausa, por exemplo, acabam tendo uma mente muito mais aberta, quando oferecemos o mundo maravilhoso da Cannabis. Assim como a menopausa não pode ser tabu, a Cannabis também não precisa ser. Ela é, sim, uma opção muito válida”, destaca Dra. Monique neste primeiro episódio, disponível em nosso YouTube.
Mas afinal: o que é menopausa?
“A menopausa é um arco-íris de emoções. Pode não apresentar nada em uma mulher, mas pode apresentar baixa da libido, irritabilidade, insônia e falta de disposição. São vários fatores e quando a gente pensa na Cannabis, pensamos em tratar os sintomas e temos que saber o que as mulheres sentem. Quando falamos de insônia, sabemos que é amplamente utilizada, principalmente, em mulheres que não respondem à medicação. E o CBD traz qualidade de vida a quem tem insônia na menopausa”, explica Dra. Monique.
Também neste sentido, a atriz Drew Barrymore, recentemente, defendeu, durante um evento sobre menopausa, criado por Oprah Winfrey, que é importante falar abertamente e naturalmente sobre este período pelo qual as mulheres passam.
Cada vez mais mulheres usam Cannabis para tratar sintomas da menopausa
Recentemente, uma pesquisa identificou que, no Canadá, cada vez mulheres acima dos 50 anos estão recorrendo à Cannabis para aliviar os sintomas relacionados à menopausa. O estudo foi feito na Universidade de Alberta. Da mesma forma, a Dra. Monique confirmou que esta realidade também já acontece no Brasil.
Ratificando a tendência, outro estudo, realizado pela Sociedade Norte-Americana de Menopausa, no estado de Massachussets, nos EUA, também detectou que cada vez mais mulheres optam por usar Cannabis, para tratar os sintomas relacionados à menopausa. Na pesquisa, 86% das participantes relataram o uso de canabinoides, principalmente para lidar com os fogachos, insônia, depressão e ansiedade.
Segurança do uso da Cannabis x reposição hormonal durante a menopausa
Outro ponto de destaque deste episódio é a questão da segurança do uso da Cannabis por nós mulheres. De fato, muitas mulheres recorrem à reposição hormonal para lidar com esses sintomas, porém nem todas estão aptas ou dispostas a seguir esse tipo de tratamento. Além disso, estudos relacionam maior risco de desenvolver câncer de mama em mulheres adeptas da reposição dos hormônios. Do mesmo modo, outros efeitos colaterais desse tipo de tratamento podem ser trombose e acidente vascular cerebral.
Assim, a Cannabis surge como uma opção mais segura e com menos eventos adversos.
Cinco coisas importantes que você deve saber sobre a menopausa
- A menopausa é um estágio natural da vida reprodutiva feminina, marcado pela cessação dos ciclos menstruais.
- A menopausa pode trazer uma série de sintomas físicos e emocionais. Alguns sintomas comuns incluem ondas de calor (fogachos), suores noturnos, alterações no padrão de sono, ressecamento vaginal, alterações de humor, ganho de peso e diminuição da libido. No entanto, é importante notar que cada mulher pode vivenciar a menopausa de maneira diferente.
- A menopausa geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos. No entanto, algumas mulheres podem entrar na menopausa mais cedo ou mais tarde. A transição para a menopausa, conhecida como perimenopausa, pode começar vários anos antes da menopausa propriamente dita e é caracterizada por irregularidades menstruais e outros sintomas.
- A menopausa está associada a alguns riscos para a saúde. Portanto, é importante adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, para reduzir esses riscos.
- Existem várias opções de tratamento disponíveis para ajudar a aliviar os sintomas da menopausa. É importante discutir com um profissional de saúde as opções disponíveis e os possíveis benefícios e riscos associados a cada uma delas.
Por fim, como já falamos, este é o primeiro episódio da série especial “Mulheres e Cannabis medicinal” com Dra. Monique Maia. A partir de hoje, semanalmente, iremos lançar conteúdos sobre como a Cannabis pode atuar no tratamento de condições exclusivas de nós mulheres, como a menopausa, a endometriose e o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).
No Brasil, aproximadamente 8 milhões de mulheres têm o diagnóstico da endometriose. Sobre a doença, disponibilizamos gratuitamente nosso e-book “Endometriose & Cannabis Medicinal”, escrito pelo Dr. Mario Grieco.
Clique aqui para agendar uma consulta com a Dra. Monique Maia.