É comum que o tratamento para doenças reumáticas envolva a prescrição de medicamentos convencionais para aliviar os sintomas. Porém, em países onde a Cannabis é regulamentada, como Canadá e EUA, pacientes com essas condições de saúde vêm optando por produtos à base de Cannabis.
Geralmente, as doenças reumáticas são crônicas, o que significa que não existe cura conhecida por enquanto, e o tratamento envolve o alívio dos sintomas e a busca por qualidade de vida para os pacientes. Nesse sentido, a Cannabis vem ganhando espaço devido à baixa incidência de efeitos colaterais e à segurança para o uso a longo prazo.
O que são doenças reumáticas
As doenças reumáticas são condições de saúde que afetam ossos, músculos, articulações, coluna vertebral e tecidos conjuntivos do corpo. Esse grupo inclui mais de 200 doenças, sendo os tipos mais comuns:
- Fibromialgia;
- Artrite reumatoide;
- Osteoartrite;
- Espondilite anquilosante;
- Lúpus eritematoso sistêmico.
Geralmente, as doenças reumáticas causam dores, rigidez, inchaço e, em alguns casos, deformidades nas articulações. Além disso, é comum que provoquem uma inflamação crônica. Assim, os tratamentos buscam evitar a progressão da doença e aliviar os sintomas. Em casos mais graves, uma cirurgia pode ser necessária.
Tradicionalmente, os medicamentos prescritos para tratar essas doenças incluem anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares e indutores do sono. Entretanto, a longo prazo, esses produtos podem gerar efeitos colaterais indesejados, como problemas gastrointestinais, dependência e problemas com o sono.
O papel da Cannabis no tratamento
Nesse contexto, pesquisadores de Nova York observaram que pacientes com doenças reumáticas estão adotando medicamentos à base de Cannabis como complemento ao tratamento convencional e, em muitos casos, substituindo-os completamente.
O estudo Substituting Medical Cannabis for Medications Among Patients with Rheumatic Conditions in the US and Canada, publicado na revista Open Rheumatology, acompanhou mais de 1,7 mil pacientes com doenças reumáticas dos EUA e Canadá. Dentre eles, cerca de 700 utilizam produtos com canabinoides. Nesse subgrupo de consumidores, eles analisaram sintomas, tratamento e padrões de uso de produtos com Cannabis.
Os benefícios da troca
De acordo com o estudo, 62% dos pacientes relataram usar medicamentos à base de Cannabis para tratar os mesmos sintomas dos medicamentos convencionais. Nesse sentido, os medicamentos que mais foram utilizados paralelamente aos canabinoides foram os anti-inflamatórios não esteroides (54%), opioides (48%), indutores do sono (29%) e relaxantes musculares (25%).
Além disso, muitos pacientes que complementaram o tratamento com produtos derivados da Cannabis relataram a substituição de medicamentos convencionais pelos à base da planta.
Os motivos foram bem claros: os pacientes experimentaram maior controle dos sintomas e menos efeitos adversos. Dor, rigidez muscular, ansiedade e insônia foram os sintomas que apresentaram melhora mais significativa, segundo os relatos.
Os pesquisadores concluíram ressaltando que a mudança de regulamentação contribuiu para que mais pessoas buscassem tratamentos com menos efeitos colaterais e maior eficácia.
“A aceitação da Cannabis medicinal como uma estratégia de tratamento para condições reumáticas está evoluindo. A mudança no status legal da Cannabis permitiu uma maior abertura com mais pessoas dispostas a experimentar Cannabis para alívio dos sintomas.”
Saiba mais sobre o uso de Cannabis para tratar doenças reumáticas
Aqui no Cannabis & Saúde, o uso de medicamentos com Cannabis para tratar doenças reumáticas foi tema de uma LIVE com o reumatologista Victor Verztman. O médico respondeu dúvidas do público sobre os tratamentos e explicou como os canabinoides trazem tantos benefícios para esses pacientes.
“Muitas condições reumatológicas podem levar à dor crônica, que causa muita limitação da qualidade de vida. Então, a Cannabis vem sendo estudada e aplicada como um possível medicamento para auxiliar nessas condições de dor crônica, melhorar a qualidade de vida, melhorar o sono, o humor, a disposição e a própria dor em si.”
O Dr. Victor Verztman também esclareceu como os canabinoides mais abundantes da planta, CBD e THC, funcionam juntos no tratamento das doenças reumáticas.
“O canabidiol parece ter diversas propriedades interessantes em relação à ansiedade, melhora do sono, até um pouco na questão de dor e inflamação. E é bem seguro, é uma substância bastante segura, então a gente pode usar em doses bem altas que não vai ter efeitos colaterais importantes.
No uso medicinal, a gente sabe que em pequenas doses de THC, também parece ser importante principalmente na questão da dor crônica. Então, quando a gente vai tratar a dor crônica, a gente sempre tende a usar um pouquinho de THC também.”
Você pode assistir o bate-papo com o reumatologista acessando esse link.
Como iniciar um tratamento com Cannabis
É possível fazer um tratamento com medicamentos à base de Cannabis de forma legal e segura aqui no Brasil. Para isso, é necessário que um profissional da saúde o prescreva, indicando qual o produto mais adequado e a dosagem.
Acessando a nossa plataforma de agendamento, você pode escolher entre mais de 300 médicos e dentistas experientes na prescrição de canabinoides para marcar uma consulta. Todos eles estão preparados para avaliar o seu caso e indicar o melhor caminho.
Se você procura um reumatologista ou especialista na dor, o Dr. Victor Verztman também está disponível na plataforma. Agende sua consulta agora!