Dificuldades ou distúrbios da aprendizagem são expressões usadas para descrever uma gama de desafios educacionais.
O distúrbio da aprendizagem não está relacionado à falta de inteligência ou motivação, e as crianças que enfrentam esses desafios não são preguiçosas ou menos capazes.
Na verdade, muitas vezes possuem habilidades intelectuais tão desenvolvidas quanto as demais.
A diferença reside na maneira como seus cérebros processam e assimilam informações, o que pode ser distinto do padrão convencional.
Em 2013, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) revisou os critérios para os distúrbios da aprendizagem, unificando os três principais distúrbios em um único diagnóstico.
Esses transtornos se caracterizam por um déficit persistente em pelo menos uma das áreas principais: leitura, expressão escrita e/ou matemática.
Estima-se que entre cinco e 15% das crianças em idade escolar enfrentam desafios relacionados à aprendizagem.
Aproximadamente 80% das pessoas com esses transtornos apresentam dificuldades específicas na leitura, frequentemente associadas à dislexia, uma condição comum que afeta cerca de 20% da população.
Os distúrbios da aprendizagem são classificados em leves, moderados e graves, com os serviços de acomodação e apoio ajustados de acordo com a gravidade para otimizar o funcionamento pessoal.
Se não forem tratados, os distúrbios da aprendizagem podem acarretar problemas ao longo da vida, incluindo maior risco de problemas psicológicos, saúde mental precária, desemprego e evasão escolar.
Por isso, prossiga com a leitura deste artigo e saiba tudo sobre os distúrbios da aprendizagem e suas formas de tratamento. Aqui, você aprenderá sobre:
- O que são distúrbios da aprendizagem?
- Quais são as possíveis causas por trás dos distúrbios da aprendizagem?
- Os distúrbios da aprendizagem têm cura?
- Como os distúrbios da aprendizagem são diagnosticados?
- Como funciona o tratamento para distúrbios da aprendizagem?
- A Cannabis medicinal no tratamento de distúrbios da aprendizagem
- Quais estratégias de ensino são eficazes para alunos com distúrbios da aprendizagem?
- Como a família e a escola podem apoiar uma pessoa com distúrbios da aprendizagem?
O que são distúrbios da aprendizagem?
Os distúrbios específicos da aprendizagem (DEAs) são caracterizados como um conjunto diversificado de condições nas quais ocorre uma dificuldade no processamento da linguagem, fala ou escrita.
Essa dificuldade pode se manifestar de várias formas, incluindo problemas de compreensão, expressão oral, leitura, escrita, ortografia ou cálculos matemáticos.
Engloba condições como dislexia, disgrafia, discalculia, dispraxia, entre outras, incluindo deficiências perceptivas e afasia do desenvolvimento.
As crianças com “distúrbios da aprendizagem” podem apresentar um desempenho acadêmico abaixo do esperado por uma variedade de razões, incluindo questões comportamentais, psicológicas e emocionais.
No entanto, essas crianças têm potencial para alcançar níveis de aprendizagem adequados para sua idade, desde que recebam apoio e instrução baseados em evidências.
O termo “criança com distúrbios da aprendizagem” não implica deficiência intelectual, já que esses indivíduos podem alcançar o sucesso acadêmico, embora em um ritmo mais lento do que o esperado.
Os distúrbios da aprendizagem são condições neurodesenvolvimentais comuns que geralmente são identificadas durante a infância, embora possam persistir até a idade adulta sem reconhecimento imediato.
As habilidades afetadas incluem a precisão na leitura de palavras, ortografia, gramática e habilidades matemáticas, além da fluência nessas áreas.
Os distúrbios da aprendizagem frequentemente estão acompanhados de comorbidades psicológicas.
Estudos indicam que aproximadamente 30% das crianças apresentam problemas comportamentais e emocionais associados a esses transtornos.
Crianças com distúrbios da aprendizagem têm um risco aumentado de desenvolver ansiedade.
Além do mais, o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) pode ocorrer em 60% dos casos de crianças com distúrbios da aprendizagem.
Quais são as características do distúrbio de aprendizagem?
Os distúrbios da aprendizagem podem se manifestar de maneiras bastante distintas de uma criança para outra.
Enquanto uma pode enfrentar obstáculos na leitura e ortografia, outra pode ter aptidão para a leitura, mas enfrentar dificuldades em matemática.
Já uma terceira criança pode encontrar desafios na compreensão da linguagem falada ou na comunicação verbal.
Apesar das diferentes naturezas dos problemas, todos esses cenários se enquadram na categoria dos distúrbios da aprendizagem.
Identificar distúrbios da aprendizagem nem sempre é uma tarefa simples.
Devido à grande diversidade de sintomas, não há um único indicador ou perfil que possa ser considerado como prova inequívoca de um problema.
No entanto, alguns sinais de alerta são mais comuns do que outros em diferentes faixas etárias.
Aqui estão alguns sinais e sintomas comuns de distúrbios da aprendizagem em diferentes faixas etárias:
Idade pré-escolar
- Dificuldades na pronúncia de palavras;
- Problemas em encontrar a palavra correta;
- Dificuldades em rimar;
- Problemas em aprender o alfabeto, números, cores, formas ou dias da semana;
- Dificuldade em seguir instruções ou rotinas de aprendizagem;
- Bloqueio em manejar giz de cera, lápis e tesoura ou em colorir dentro das linhas;
- Limitação com botões, zíperes, fechos ou aprender a amarrar os sapatos.
De 5 a 9 anos
- Bloqueio em associar letras a sons;
- Incapacidade de combinar sons para formar palavras;
- Confusão com palavras simples durante a leitura;
- Dificuldade em adquirir novas habilidades rapidamente;
- Escrita inconsistente de palavras e erros frequentes;
- Dificuldade em compreender conceitos básicos de matemática;
- Problemas em marcar o tempo e recordar sequências.
De 10 a 13 anos
- Dificuldade na compreensão da leitura ou em habilidades matemáticas;
- Problemas com perguntas abertas em testes e com vocabulário;
- Desinteresse pela leitura e escrita; evita leitura em voz alta;
- Caligrafia de baixa qualidade;
- Habilidades de organização deficientes (quarto, lição de casa e mesa desorganizados);
- Dificuldade em acompanhar discussões em sala de aula e expressar pensamentos em voz alta;
- Ortografia inconsistente de uma mesma palavra em um único documento.
É muito importante monitorar de perto os marcos típicos do desenvolvimento em crianças pequenas e em idade pré-escolar.
A identificação precoce de disparidades no desenvolvimento serve como um alerta antecipado para possíveis distúrbios da aprendizagem, e os problemas identificados precocemente tendem a ser mais tratáveis.
Embora um atraso no desenvolvimento possa não ser imediatamente identificado como um sintoma de distúrbios da aprendizagem até que a criança cresça, estar atento desde cedo permite intervenções oportunas.
Quais são as possíveis causas por trás dos distúrbios da aprendizagem?
Os pesquisadores não têm conhecimento acerca de todas as causas subjacentes aos distúrbios da aprendizagem.
No entanto, no decorrer de investigações visando identificar as possíveis causas subjacentes, foram identificadas uma série de variáveis de risco.
Estudos revelam que tais fatores de risco podem manifestar-se desde o período neonatal e tendem a incidir dentro do contexto familiar.
Com efeito, crianças cujos progenitores tiveram distúrbios da aprendizagem possuem uma probabilidade mais elevada de desenvolver, por sua vez, desafios análogos em seu percurso educacional.
Crianças que não recebem o suporte necessário para o seu desenvolvimento durante os primeiros anos de vida podem apresentar dificuldades de aprendizagem na sua entrada na fase escolar.
Dentre os fatores que podem contribuir para os distúrbios da aprendizagem, destacam-se:
Histórico familiar e fatores genéticos
A presença de um familiar biológico, tal como um dos progenitores, com distúrbio de aprendizagem, incrementa o risco de um indivíduo apresentar tal condição.
Riscos pré e pós-natais
Diversos fatores impactam o desenvolvimento fetal durante a gestação.
Por exemplo, o consumo de álcool ou substâncias psicoativas, podem conferir à criança um maior risco de desenvolvimento de problemas de aprendizagem ou deficiências cognitivas.
Outros elementos presentes no ambiente circundante à criança também têm impacto nesse contexto, incluindo a desnutrição ou exposição a elementos como chumbo na água ou na pintura.
A exposição a níveis elevados de toxinas, como o chumbo, também está associada a um aumento no risco de distúrbios da aprendizagem.
Traumas emocionais e físicos
Experiências emocionalmente traumáticas, como eventos estressantes ou abuso, são capazes de impactar o desenvolvimento cerebral na primeira infância.
Assim, crianças que passaram por tais eventos possuem um maior risco de ter distúrbios da aprendizagem.
Além dos traumas emocionais, lesões cranianas ou doenças do sistema nervoso estão particularmente envolvidas nas causas dos distúrbios da aprendizagem.
Quais são os principais distúrbios da aprendizagem?
O termo “distúrbio de aprendizagem”, conforme empregado pela comunidade médica, denota uma variedade de condições de neurodesenvolvimento.
Neles, uma criança dotada de potencial intelectual dentro dos parâmetros típicos (ou seja, isenta de deficiência intelectual), enfrenta obstáculos em seu desempenho acadêmico.
Tais dificuldades não podem ser atribuídas a oportunidades educacionais deficientes, nem a perturbações emocionais ou sensoriais, mas sim, à presença das seguintes condições:
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Dislexia
Dislexia é o que chamamos de “prejuízo na leitura“.
Ocorre quando um indivíduo demonstra um déficit substancial em uma ou mais habilidades de leitura, incluindo precisão na leitura de palavras, velocidade ou fluência na leitura e/ou compreensão da leitura.
Em outras palavras, o termo “dislexia” se refere a dificuldades relacionadas à fluência na leitura de palavras ou à precisão na leitura, decodificação e ortografia.
Os desafios na leitura podem manifestar-se mesmo antes da aquisição da habilidade de leitura.
Por exemplo, crianças com dislexia podem encontrar dificuldade em segmentar palavras faladas em sílabas e/ou em reconhecer palavras que compartilham sons iguais.
Consequentemente, a leitura torna-se um processo difícil para elas, não fluindo naturalmente.
Adolescentes e adultos com dislexia muitas vezes evitam atividades que envolvam leitura sempre que possível (como leitura por prazer).
Frequentemente, eles preferem mídias alternativas, como imagens, vídeos ou áudios.
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Disgrafia
Uma limitação nas habilidades de escrita é associada à disgrafia.
A disgrafia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de uma pessoa escrever de forma adequada.
Pessoas com disgrafia podem ter dificuldades em organizar seus pensamentos no papel, em manter a formatação correta das palavras e em seguir as regras gramaticais.
Assim, é comum que essas pessoas possuam escrita ilegível, inconsistente ou confusa.
A disgrafia pode ser causada por vários fatores, incluindo problemas de coordenação motora, dificuldades na percepção visual ou dificuldades no processamento da linguagem escrita.
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Discalculia
O terceiro distúrbio da aprendizagem mais comum é a discalculia.
É atribuído a indivíduos que apresentam habilidades abaixo da média em relação ao sentido numérico, memorização de fatos aritméticos, cálculos precisos ou fluentes e/ou raciocínio matemático preciso.
Assim como outras dificuldades de aprendizagem, a discalculia não está relacionada à inteligência, mas sim a diferenças na maneira como o cérebro processa informações matemáticas.
Pessoas com discalculia demoram mais para aprender a contar, memorizar tabelas de multiplicação, entender conceitos de tempo e dinheiro.
Elas também possuem grande dificuldade em realizar operações matemáticas básicas e compreender conceitos abstratos como geometria e álgebra.
Sem tratamento, tais dificuldades persistem ao longo da vida, afetando o desempenho acadêmico e profissional, bem como a autoestima da pessoa.
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Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico caracterizado por dificuldades persistentes de atenção, hiperatividade e impulsividade.
Embora seja mais conhecido por seus efeitos comportamentais, o TDAH também pode afetar a capacidade de aprendizagem de uma pessoa em um ambiente escolar.
Como um distúrbio de aprendizagem, o TDAH pode interferir na capacidade de uma pessoa processar informações, manter o foco, organizar suas atividades e seguir instruções.
Cerca de 40% dos indivíduos afetados por TDAH enfrentam dificuldades acadêmicas, baixo desempenho escolar e ansiedade.
As crianças com TDAH têm mais dificuldades em completar tarefas, prestar atenção em aulas e gerenciar seu tempo de forma eficiente.
Além disso, a impulsividade associada ao TDAH pode levar a comportamentos disruptivos, criando desafios adicionais para o aprendizado.
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Afasia do desenvolvimento
A afasia do desenvolvimento, também conhecida como afasia congênita ou afasia infantil, é um distúrbio da linguagem que ocorre desde o início da vida, geralmente antes dos três anos de idade.
É caracterizada por dificuldades na compreensão e/ou produção da linguagem, tanto falada quanto escrita, sem que haja uma causa aparente como lesão cerebral adquirida posteriormente.
As crianças com afasia do desenvolvimento sofrem dificuldades em desenvolver habilidades linguísticas básicas, como a produção de sons da fala.
O entendimento de palavras e frases simples, a construção de frases gramaticalmente corretas e a expressão de pensamentos de forma coerente também são afetados neste distúrbio da aprendizagem.
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Transtorno de Aprendizagem Não Verbal (TANV)
O Transtorno de Aprendizagem Não Verbal (TANV) é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa em compreender e processar informações visuais e espaciais.
Embora as habilidades linguísticas possam ser relativamente preservadas, indivíduos com TANV enfrentam desafios na interpretação de pistas não verbais, como expressões faciais e linguagem corporal.
Essa condição pode prejudicar o desempenho acadêmico, a interação social e a autoestima de quem é afetado por ela.
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Déficit de processamento auditivo central (DPAC)
O déficit de processamento auditivo central ocorre quando há dificuldades na capacidade do cérebro em interpretar informações sonoras, mesmo quando a audição periférica é normal.
Em outras palavras, pessoas com DPAC possuem dificuldades em entender a fala em ambientes ruidosos, seguir instruções verbais complexas e lembrar-se de informações auditivas.
O DPAC pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças em idade escolar, afetando consideravelmente seu desempenho acadêmico.
Quais são os níveis dos distúrbios da aprendizagem?
Além de delinear o tipo do transtorno, também é preciso especificar o nível de gravidade durante um diagnóstico de distúrbio da aprendizagem.
Existem três categorias de gravidade para os distúrbios da aprendizagem:
- Leve: Manifestam-se algumas dificuldades de aprendizagem em uma ou duas áreas acadêmicas, as quais podem ser mitigadas mediante a implementação de adaptações ou serviços de apoio;
- Moderado: Apresentam-se dificuldades de aprendizagem, exigindo algum grau de ensino especializado. Essas medidas são necessárias no ambiente escolar, no local de trabalho ou em casa.
- Grave: Caracterizam-se por dificuldades severas, requerendo um ensino intensivo e especializado contínuo, abarcando a maior parte do período letivo. Mesmo com adaptações, o indivíduo ainda tem dificuldades para executar tarefas acadêmicas com eficiência.
Os distúrbios da aprendizagem têm cura?
Os distúrbios da aprendizagem não possuem uma solução definitiva no sentido de erradicá-los completamente do sistema neurológico de um indivíduo.
No entanto, mediante um diagnóstico precoce, uma intervenção apropriada e um suporte contínuo, é possível reduzir os efeitos desses transtornos, permitindo que os afetados atinjam seu potencial máximo.
Como os distúrbios da aprendizagem são diagnosticados?
Cuidadores e educadores frequentemente suspeitam de possíveis dificuldades de aprendizagem enquanto a criança está matriculada na escola.
Nesse contexto, a criança será submetida a avaliações e testes conduzidos por profissionais qualificados, a fim de viabilizar um diagnóstico preciso.
Durante todo esse processo, espera-se que os responsáveis trabalhem em estreita colaboração com o corpo docente no acompanhamento do desenvolvimento do seu filho.
Quanto aos testes para avaliar as dificuldades de aprendizagem, estes englobam diferentes tipos de avaliações, cada qual empregando métodos distintos, a saber:
Avaliação médica
Inicialmente, o pediatra de seu filho conduzirá um exame físico abrangente.
Se necessário, um exame neurológico, com o intuito de descartar eventuais condições médicas subjacentes que possam estar contribuindo para os desafios de aprendizagem, será feito.
Poderão ser recomendados exames complementares, como análises de sangue ou procedimentos de imagem.
Avaliação cognitiva
Esta avaliação compreende testes de inteligência verbal e não verbal e é conduzida por um psicólogo escolar ou infantil.
Este profissional também investigará a preferência do aluno quanto ao processamento de informações – seja visual ou auditivo, por exemplo.
Avaliação psicológica
Voltada para a identificação de condições como TDAH, transtorno desafiador de oposição, transtornos de ansiedade, depressão e questões relacionadas à autoconfiança.
A avaliação psicológica é realizada por um psicólogo infantil e aborda a atitude do aluno em relação à escola, seu nível de motivação, interações sociais e autoestima.
Avaliação neuropsicológica
Por fim, uma avaliação é conduzida por um neuropsicólogo com o objetivo de analisar como as condições cerebrais podem influenciar o comportamento e as habilidades cognitivas da criança.
Especialmente útil em casos de lesões ou patologias conhecidas do sistema nervoso central, essa avaliação mapeia áreas cerebrais relacionadas a pontos fortes e fracos de aprendizagem específicos.
Como funciona o tratamento para distúrbios da aprendizagem?
Atualmente, não há medicamentos para o tratamento de distúrbios da aprendizagem.
No entanto, são prescritas medicações para tratar condições coexistentes, como transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e ansiedade.
Estudos demonstraram que os tratamentos mais eficazes para os distúrbios da aprendizagem envolvem terapias direcionadas que visam a consciência fonológica, habilidades de decodificação e fluência.
No caso de problemas de escrita, os tratamentos se concentram em duas áreas principais: o processo da escrita em si e o processo da expressão escrita.
Para a discalculia, o tratamento geralmente envolve instruções multissensoriais destinadas a auxiliar as crianças na compreensão de conceitos matemáticos.
Além disso, a implementação de acomodações, como o uso de tecnologia manipulativa e assistiva, pode ser benéfica.
Em geral, alunos com distúrbios da aprendizagem se beneficiam de adaptações escolares, como tempo adicional para realização de testes, utilização de computadores em vez da escrita manual e turmas menores.
Qual médico trata dificuldade de aprendizagem?
A dificuldade de aprendizagem pode ser abordada por neuropsicólogos, psicólogos educacionais, pediatras, neurologistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e especialistas em educação especial.
Cada um destes especialistas traz consigo sua expertise para avaliar e tratar os diferentes aspectos dos distúrbios da aprendizagem, desde questões neurológicas até problemas de linguagem.
Em muitos casos, o tratamento é multidisciplinar, envolvendo vários destes profissionais para uma intervenção adaptada às necessidades individuais do paciente.
A Cannabis medicinal no tratamento de distúrbios da aprendizagem
A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de se adaptar e reorganizar sua estrutura e função em resposta a estímulos ambientais, experiências e lesões.
Este fenômeno é muito importante para o desenvolvimento cognitivo durante a infância e auxilia na capacidade de um indivíduo em aprender e memorizar ao longo da vida.
A Cannabis sativa é uma planta com mais de 500 compostos, dos quais a maior parte possui propriedades terapêuticas.
Tais compostos influenciam positivamente a neuroplasticidade, possibilitando amenizar os déficits dos distúrbios da aprendizagem em crianças.
Esses efeitos produzidos pela Cannabis na neuroplasticidade ocorrem pela modulação do sistema endocanabinoide (SEC), um sistema de sinalização presente no sistema nervoso central.
Quando presentes no corpo, os canabinoides da Cannabis interagem com receptores presentes no SEC, os quais influenciam a plasticidade sináptica.
Em outras palavras, esses canabinoides promovem conexões entre os neurônios, permitindo que se fortaleçam em resposta à atividade neuronal.
O CBD, um canabidiol altamente prevalente na Cannabis, possui propriedades anti-inflamatórias capazes de reduzir a neuroinflamação no cérebro.
A neuroinflamação é uma das principais responsáveis pelas disfunções na plasticidade sináptica e a função cognitiva.
Portanto, a redução da neuroinflamação pelo CBD pode criar um ambiente mais propício para a plasticidade neuronal e a aprendizagem.
O canabidiol também influencia a liberação de neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, que estão envolvidos na regulação do humor, atenção e função executiva.
Ao modular a atividade desses neurotransmissores, este canabinoide melhora a estabilidade emocional e a concentração, sintomas comuns em crianças com TDAH.
Esses efeitos são úteis em crianças com distúrbios da aprendizagem, pois facilitam a aquisição e a retenção de informações, além de diminuir a incidência de comorbidades, como ansiedade e TDAH.
Quais os benefícios comprovados da Cannabis para distúrbios da aprendizagem?
Crianças e adolescentes com distúrbios de desenvolvimento, frequentemente enfrentam desafios comportamentais, incluindo agitação, irritabilidade, agressividade e comportamentos autolesivos.
A agressão é comum, afetando até dois terços das crianças e adolescentes autistas, enquanto comportamentos autolesivos, como são observados em mais de um quarto desses indivíduos.
Um estudo publicado no Australian Journal of General Practice sugere uma plausibilidade biológica para o uso de Cannabis como parte do tratamento de sintomas emocionais dos distúrbios do desenvolvimento.
De acordo com o estudo, melhorias no humor, comportamento e estado de alerta foram relatadas por pais de crianças que receberam extratos orais de Cannabis para epilepsia.
Existe também benefícios da Cannabis medicinal em problemas comportamentais em crianças com distúrbios do desenvolvimento, como o TDAH.
Os efeitos adversos relatados foram principalmente leves, como sonolência e alteração do apetite.
Como iniciar um tratamento com Cannabis para alunos com distúrbios da aprendizagem?
Nos últimos anos, a aceitação e compreensão dos benefícios terapêuticos da Cannabis medicinal aumentaram, especialmente para crianças.
Atualmente, é mais fácil encontrar tratamentos baseados em Cannabis do que nunca, graças à crescente abertura dos médicos para prescrever tais tratamentos.
No entanto, ainda faltam médicos prescritores para atender à demanda de pessoas interessadas neste tipo de tratamento.
Por isso, para simplificar esse processo, o portal Cannabis & Saúde desenvolveu uma plataforma de agendamento gratuita que reúne profissionais experientes na prescrição de Cannabis de todo o país.
Essa plataforma oferece um ambiente seguro, onde os pais podem buscar informações sobre os tratamentos disponíveis, bem como marcar consultas com os médicos listados.
Se você está considerando tratamentos à base de Cannabis medicinal para seu filho, convidamos você a acessar nossa plataforma e agendar uma consulta com um dos médicos listados.
Juntos, podemos trabalhar para encontrar a melhor abordagem terapêutica para atender às necessidades específicas de seu filho e melhorar sua qualidade de vida!
Quais estratégias de ensino são eficazes para alunos com distúrbios da aprendizagem?
Para estudantes com distúrbios da aprendizagem, é imprescindível empregar estratégias que incorporem os diversos sentidos no processo educacional, bem como a adaptação do material didático para torná-lo mais acessível.
O ensino diferenciado se faz necessário para reconhecer e atender às distintas modalidades de aprendizagem destas crianças.
Adicionalmente, é de suma importância que a criança tenha uma educação personalizada.
A escola e os professores devem elaborar planos individuais que se concentrem nas necessidades de cada estudante, fragmentando tarefas complexas em passos menores e mais gerenciáveis.
A aplicação de reforço positivo é outra estratégia que ajuda na motivação dos alunos, enquanto a incorporação de tecnologia assistiva pode auxiliar na superação de desafios educacionais.
Em todo caso, a colaboração estreita com profissionais da saúde e a participação ativa dos pais garantem um suporte adequado aos estudantes, fomentando um ambiente que propicie a aprendizagem.
Como a família e a escola podem apoiar uma pessoa com distúrbios da aprendizagem?
Os distúrbios da aprendizagem podem ser extremamente frustrantes para as crianças.
Imagine ter problemas em desenvolver uma habilidade que todos os seus amigos estão obtendo com facilidade, se preocupar em passar vergonha na frente da turma ou ter dificuldade para se expressar.
Essa frustração pode ser ainda maior para crianças excepcionalmente inteligentes que enfrentam distúrbios da aprendizagem – uma situação que não é incomum.
Crianças com distúrbios da aprendizagem podem encontrar dificuldades em expressar suas emoções, acalmar-se e interpretar pistas não-verbais de outras pessoas.
Essas dificuldades afetam seu desempenho na sala de aula e suas interações com os colegas.
A boa notícia é que você pode exercer um impacto positivo nessas áreas. Veja como:
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Familiarize-se com o tipo específico de distúrbio de aprendizagem que ele enfrenta.
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Além de compreender a natureza da dificuldade de aprendizagem do seu filho, informe-se sobre as opções de tratamento mais eficazes disponíveis.
Isso pode ajudá-lo a advogar pelos interesses do seu filho na escola e a buscar apoio adicional em casa.
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Mesmo que a escola não tenha recursos para abordar adequadamente o distúrbio de aprendizagem do seu filho, você pode buscar alternativas em casa, seja por conta própria ou com a assistência de um terapeuta.
Apesar das limitações em determinadas áreas de aprendizagem, as crianças com dificuldades específicas muitas vezes se destacam em outras.
Esteja atento aos interesses e paixões do seu filho.
Auxiliá-lo a desenvolver essas áreas de interesse e aptidões provavelmente terá um impacto positivo também nas áreas de dificuldade.
Conclusão
As habilidades sociais e emocionais são indicadores consistentes de sucesso para todas as crianças – inclusive aquelas com distúrbios da aprendizagem.
Essas habilidades superam até mesmo o desempenho acadêmico na previsão de realizações e felicidade ao longo da vida.
Quando enfrentamos distúrbios da aprendizagem, encontrar orientação e suporte adequados nem sempre é uma tarefa simples.
Consultar especialistas capazes de identificar e diagnosticar o problema é apenas parte do manejo do problema.
Com isso em mente, também é importante colaborar com a escola do seu filho para implementar adaptações e obter apoio acadêmico especializado.
No entanto, não subestime o seu próprio papel nesse processo.
Você conhece seu filho melhor do que ninguém, portanto, assuma a liderança na análise das opções disponíveis, na pesquisa de novos tratamentos, como o uso da Cannabis medicinal, para seu filho.
Então, se você deseja conhecer plenamente o potencial terapêutico dessa planta nos distúrbios da aprendizagem e comportamentais, não deixe de explorar outros artigos sobre Cannabis aqui no portal!