Como a Cannabis pode atuar no tratamento da esclerose múltipla?
“Para pensar o tratamento com Cannabis antes temos que pensar a relação da ativação do sistema endocanabinoide com a esclerose múltipla, que é uma doença autoimune. Hoje o tratamento convencional funciona muito bem nos surtos, nesses eventos mais agudos, onde o sistema imunológico está descontrolado. A grande questão que ainda está em aberto é como você consegue fazer uma modulação do seu sistema imunológico para que ele não volte a atacar o nosso sistema nervoso central. Então essa talvez seja a grande a grande lacuna onde os canabinoides podem atuar, no dia a dia, para que a pessoa não entre em um surto imunológico. E já há estudos neste sentido”, explica o médico neurologista Dr. Marcelo Pereira, CREMEB 22.337.
Veja entrevista com Dr. Marcelo aqui:
A esclerose múltipla é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente a mielina, que é a substância que protege as fibras nervosas no sistema nervoso central. Isso leva a uma variedade de sintomas neurológicos, que podem variar amplamente de pessoa para pessoa.
Quais canabinoides são os mais indicados para tratar esclerose múltipla?
Segundo Dr. Marcelo, é imprescindível prestar atenção ao potencial do óleo full spectrum, produto derivado da planta de Cannabis, especificamente da variedade ricas em CBD. Porém, o óleo full spectrum contém não apenas CBD, mas também uma variedade de outros compostos naturais presentes na planta.
Além do CBD, há outros canabinoides (como o THC), terpenos, flavonoides e outros compostos ativos. O óleo full spectrum é produzido através de um processo de extração que preserva a maioria desses componentes, criando um produto que representa uma gama completa de compostos naturais da planta.
“Há artigos que falam utilizando basicamente CBD isolado e THC. Essa é uma grande diferença para clínica que hoje a gente já tem uma compreensão muito clara que os óleos que a gente chama de full spectrum com todos os outros fitocanabinoides, vai ter um efeito muito mais intenso. Mas sem dúvida a grande molécula a grande substância terapêutica é o Canabidiol e de preferência com todos os fitocanabinoides”, destaca Dr. Marcelo.
Sintomas da esclerose múltipla
Alguns dos sintomas comuns da esclerose múltipla incluem fadiga, fraqueza muscular, dificuldade de coordenação, problemas de visão, dormência, formigamento e dificuldades cognitivas.
A conscientização sobre a esclerose múltipla é crucial para várias razões:
- Diagnóstico precoce: Quanto mais cedo a esclerose múltipla for diagnosticada, mais cedo o tratamento pode começar, o que pode ajudar a controlar os sintomas e atrasar a progressão da doença.
- Apoio às pessoas afetadas: A conscientização ajuda a combater o estigma em torno da doença e a proporcionar apoio às pessoas que vivem com esclerose múltipla, bem como às suas famílias e cuidadores.
- Avanços em pesquisa e tratamento: A conscientização pode incentivar mais investimentos em pesquisas sobre a doença e no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes.
- Educação pública: Aumentar a conscientização também ajuda a educar o público em geral sobre o que é a esclerose múltipla, seus sintomas e como oferecer apoio às pessoas afetadas.
“Esclerose múltipla não tem cura, mas a Cannabis me ajuda a conviver melhor com a doença!”
Leia aqui o relato de Flávia de Medeiros, que sofria com dores, fraqueza e noites mal dormidas, por causa da esclerose múltipla, mas hoje comemora o sucesso do seu tratamento com os canabinoides.
Agende sua consulta
Se você deseja marcar uma consulta com uma profissional da área da saúde, clique aqui, para marcar uma consulta com o neurologista Dr. Marcelo Pereira clique aqui.
Pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra mais de 250 médicos e dentistas, com diversas especialidades e experiência na prescrição e acompanhamento do tratamento canabinoide.