Desde 2003, celebramos o Dia do DNA em 25 de abril, devido aos 50 anos da publicação da descrição da molécula de DNA. No passado, vinte anos atrás, o custo para decodificar o DNA de uma pessoa estava na casa dos centenas de milhões de dólares. Atualmente, essa análise está mais barata e leva pouco tempo para ficar pronta.
Hoje em dia, os testes genéticos possibilitam a leitura e posterior interpretação dos dados do DNA, trazendo informações sobre a saúde daquele indivíduo. Além disso, entre essas informações, podemos entender como o sistema endocanabinoide dessa pessoa se comporta e propor tratamentos mais eficientes e direcionados.
Assim, para celebrar o Dia do DNA aqui no Cannabis & Saúde, tivemos acesso ao Strain Gene, um teste de DNA que analisa o sistema endocanabinoide e recomenda produtos, canabinoides, terpenos e variedades canábicas que melhor interagem com o organismo dessa pessoa. Além disso, para esclarecer nossas dúvidas sobre a relação entre Cannabis e DNA, conversamos com a Ana Gabriela Baptista, colunista aqui do portal e vice-presidente executiva da Tegra Pharma.
Importância do teste de DNA para pacientes e médicos que usam Cannabis
Primeiro, Ana Gabriela explicou como os testes de DNA que analisam o sistema endocanabinoide podem ser uma ferramenta valiosa, para quem faz ou pretende fazer um tratamento de saúde com a Cannabis.
“É possível, com o teste de DNA, analisar como nosso organismo metaboliza os derivados da planta Cannabis sativa L. Esse tipo de análise é muito interessante para o profissional que acompanha o paciente, pois mostra como certo metabolismo funciona e permite entender melhor a dinâmica metabólica. Desta forma, é possível ser mais assertivo nas definições quanto às proporções e componentes do fitocomplexo da planta.”
Esse tipo de teste de DNA nos dá informações relevantes sobre o corpo de uma pessoa. Pode revelar a possibilidade de ela desenvolver certas doenças, informações sobre o metabolismo e, também, como esse indivíduo absorve os derivados da Cannabis. Ana Gabriela lembrou que, em alguns casos, essas são informações preciosas para um início de tratamento mais preciso.
“Não é necessário o resultado do teste para tratar o paciente, porém, em casos específicos, pode ser muito interessante, como em pacientes com doenças autoimunes, autistas, com alterações metabólicas importantes. Assim, essa análise leva a um tratamento bem personalizado, no qual o profissional pensa muito além da genética, analisando o paciente como um todo.”
Como funciona o teste de DNA e os resultados
Como mencionamos anteriormente, tivemos acesso a um teste de DNA, que gera um relatório detalhado sobre saúde e sistema endocanabinoide, o Strain Gene. Você vai ver abaixo os resultados do teste de um paciente e todas as recomendações que ele ou ela recebeu.
Vale destacar que é um teste simples de ser feito: basta coletar um pouco de saliva, com o auxílio de um cotonete e enviar para a análise. Em alguns dias, os resultados ficam disponíveis online, com informações personalizadas sobre como o corpo metaboliza os canabinoides. Dessa forma, a partir de cerca de 150 análises, o teste recomenda dosagens, produtos, terpenos e as variedades mais compatíveis com seus objetivos.
Resultados do teste de DNA e recomendação de produtos com Cannabis
No quadro abaixo, podemos ver alguns avisos sobre metabolismo do CBD, probabilidade de desenvolver câncer de pulmão, probabilidade de desenvolver psicose associada ao uso de Cannabis e probabilidade de a planta gerar dependência. Nosso paciente demonstrou certa probabilidade em ter câncer de pulmão no futuro, porém sem tendências a psicose ou dependência.
Nesse outro quadro abaixo, o teste recomendou uma proporção mais compatível de THC e CBD, além de uma lista com os terpenos que podem dar boas respostas.
Uma parte muito interessante do teste de DNA que analisa o sistema endocanabinoide é a que traz recomendações diversas. O teste Strain Gene analisa o sistema endocanabinoide da pessoa e indica produtos e variedades canábicas dependendo dos objetivos.
São 6 objetivos: energia para o dia, criatividade, melhorar o humor, medicação (apenas com produtos ricos em CBD), relaxamento e melhora do sono. O quadro abaixo mostra quais seriam as opções mais indicadas para o tipo de produto e a variedade canábica para aquele objetivo.
Na galeria abaixo, você pode ver todas as recomendações que o teste de DNA fez, após analisar o sistema endocanabinoide do nosso paciente exemplo.
Acompanhamento médico ainda é fundamental
O projeto Genoma Humano, que sequenciou o genoma e mudou totalmente nossa percepção sobre saúde, também trouxe avanços na medicina canabinoide. Você pode fazer um teste da Strain Gene, sem sair de casa, clicando nesse link.
O teste de DNA é uma ferramenta poderosíssima, mas é fundamental que todo o processo seja acompanhado por um médico que entende do assunto. Aqui, na nossa plataforma de agendamentos, você pode se consultar com um dos mais de 200 profissionais, que estão capacitados para recomendar o melhor tratamento. Agende já a sua consulta.