O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado e anormal de células no corpo. Essas células cancerosas podem adquirir a capacidade de invadir tecidos adjacentes e se espalhar para outras partes do corpo, através do sistema linfático ou do sistema sanguíneo, em um processo conhecido como metástase.
Tipos de câncer
Existem mais de 100 tipos diferentes de câncer, cada um com suas características específicas. Os cânceres são nomeados de acordo com o órgão ou tecido em que se originam.
Quais são as causas do câncer?
As causas exatas do câncer são muitas vezes complexas e multifatoriais e podem envolver uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Alguns fatores de risco conhecidos incluem tabagismo, familiares diagnosticados com a doença, exposição a substâncias carcinogênicas, dieta inadequada, falta de atividade física, exposição à radiação e predisposição genética.
Tratamentos para o câncer
O tratamento do câncer varia dependendo do tipo de câncer, do estágio em que foi diagnosticado e de outros fatores individuais. As opções de tratamento podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e terapia hormonal, entre outras. O objetivo do tratamento é eliminar ou controlar o crescimento do câncer, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Cannabis no tratamento do câncer
Já é estudado o potencial terapêutico da Cannabis no tratamento de cânceres e para diminuir os alguns efeitos colaterais das diversas terapias empregadas no tratamento do câncer.
Um número pequeno de estudos analisando a maconha fumada indica que ela pode ser útil para tratar as náuseas e vômitos advindos da quimioterapia. Em outros estudos, a Cannabis ajudou a tratar a dor neuropática (dor devido a dano nos nervos). O uso dela também ajudou a melhorar a ingestão de alimentos em pacientes com HIV. Estudos também indicaram que pacientes que utilizavam Cannabis diminuíram a necessidade de medicamentos para dor.
Recentemente, cientistas também reportaram que o CBD e o THC podem diminuir ou interromper o crescimento do câncer, levando a morte de certas células cancerígenas em estudos em laboratório. Estudos em animais sugerem que canabinoides podem diminuir a progressão e reduzir a propagação de algumas formas de câncer.
Estudo brasileiro aponta a Cannabis como opção de tratamento para pacientes com câncer
Os fitocanabinoides são mais uma opção farmacológica, que pode auxiliar no tratamento do câncer, um dos principais problemas de saúde pública do mundo e uma das quatro principais causas de morte da população.
Os dados são do estudo “Utilização da Cannabis Sativa para o tratamento da sintomatologia em pacientes oncológicos”, dos pesquisadores João Paulo Guedes e Tainá Oliveira, do Centro Universitário UniFavip Wyden, de Caruaru (PE).
No trabalho, publicado em 2020, os pesquisadores reúnem referências científicas e bibliográficas, apontando que um dos principais constituintes farmacêuticos da Cannabis, o Tetrahidrocanabidinol (THC), têm efeitos analgésicos e antitumorais em pacientes com câncer, podendo aumentar o apetite, promover o relaxamento muscular e reduzir a insônia.
Destacamos também, a necessidade de fomentar a pesquisa nessa área para que os canabinoides e sua relação com o câncer seja mais bem elucidada, pois ainda não se sabe ao certo quais os mecanismos de ação desses compostos e seus efeitos nos diferentes tipos de câncer.
Concluimos portanto, que o uso dos fitocanabinoides (Canabidiol, THC, entre outros) podem ter efeitos positivos em pacientes em tratamento oncológico, quando bem indicados pelo especialista e sempre aliados à terapia convencional.
Ressaltamos a importância do seguimento com o oncologista, cirurgião e radioterapeuta para o tratamento correto e acompanhamento personalizado de cada caso, e a equipe multidisciplinar (psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros) para o suporte nas necessidades específicas de cada paciente.
O Portal Cannabis & Saúde conta com colunistas especializados que refletem o conteúdo sério e com rigor científico que trabalhamos em relação à Cannabis. Todas as colunas e informações são responsabilidade dos colunistas. E a propriedade intelectual dos textos são de seus autores.
Live “Potencial dos canabinoides no tratamento de Dores Crônicas e Câncer. Baseado em evidências científicas”
Recentemente, o médico Dr. Alexandre Assuane explicou durante uma live o potencial dos canabinoides no tratamento de dores crônicas e câncer. Cam base em evidências científicas, o Dr. Assuane respondeu perguntas da audiência, realizou uma apresentação, onde explicou o papel do Sistema Endocanabinoide. Da mesma forma, ele apontou como tratamentos com canabinoides podem ser auxiliares poderosos em diferentes patologias, como o câncer e o tratamento de dores crônicas.
Veja a live aqui:
Marque sua consulta com Dr. Alexandre Assuane aqui e leia mais colunas sobre: