A CICMED, que será realizada de 11 a 13 de agosto em São Paulo, trará para o evento, o debate o uso do canabidiol e demais extratos na saúde brasileira.
“Eu nunca imaginaria que algumas gotas fossem mudar a vida do meu pai.”; “Ouvi meu filho falar eu te amo pela primeira vez.”; “Eu não acreditava, até que vi a dor crônica da minha mãe passar.”; “Meu sobrinho tem autismo e, após o uso do canabidiol, ele é outra criança.”. Relatos como esses não são raros, basta um google ou uma conversa em uma roda de amigos que algum já aparece – mas, ainda assim, o uso da Cannabis medicinal gera polêmica no país.
A verdade é que o preconceito por trás do uso dessa planta milenar aquece discussões de associações de mães de pacientes ao congresso nacional. Afinal, apesar da terapêutica ter comprovação científica, o pouco conhecimento faz com que raros sejam os profissionais de saúde que saibam administrá-la corretamente, e menos ainda são os bolsos (e a disponibilidade) dos pacientes que conseguem arcar com a burocratização atrelada ao uso. Quem tem dor, tem pressa.
Para atualizar os médicos e demais profissionais de saúde das múltiplas facetas da Cannabis medicinal, difundir o conhecimento e orientar sobre suas infinitas possibilidades de uso, a EventMed realizará a I CICMED, Conferência Internacional da Cannabis Medicinal, que irá acontecer de 11 a 13 de agosto, no Complexo dos hotéis Gran Mercure e Pulmann, em São Paulo.
O evento, que busca ser um marco para a Medicina Canabinoide no país, levará ao palco os maiores especialistas, estudiosos e experts da área, do Brasil e do mundo, para discutir o cenário médico científico da cannabis, como os benefícios, as indicações e os estudos mais atualizados, a colocando assim dentro de todas as especialidades médicas possíveis para que os profissionais de saúde conheçam as aplicações e benefícios da terapêutica.
De acordo com a Dra Paula Vinha, coordenadora científica do evento, o segredo da terapêutica se deve a dois nomes: fitocanabinoides e sistema endocanabinoide. O primeiro são as moléculas terapêuticas encontradas na cannabis, já o segundo é um sistema biológico encontrado nos seres vivos que regula uma série de processos fisiológicos no corpo, como condições naturais para enfrentar diversas patologias. Aliados, eles dão ao organismo o cenário ideal para combater e até prevenir doenças. “Todos os vertebrados têm um sistema endocanabinoide que precisa estar em equilíbrio. Se ele não está em dia, temos déficits de neurotransmissores, desequilibrando todos os outros órgãos e sistemas. Esse sistema é o maestro do nosso corpo, e como tal precisa de um ajuste fino. A cannabis é o jeito mais rápido e efetivo para isso”, afirma a médica.
Além do combate às doenças, a Cannabis também pode auxiliar de envelhecimento saudável à recuperação de atletas de elite. “Já está na hora dos estudos de endocanabinologia serem olhados com a seriedade necessária.”, declara a Dra. “Apesar de ainda pouco difundida no Brasil, a importância da cannabis na saúde é tal que até a WADA, órgão internacional que controla o doping, já liberou o uso do óleo de canabidiol sem TDHC para terapêutica de atletas de MMA, Skate, Surf… Para quem pratica atividade física e sofre com a recuperação muscular, ou mesmo para quem tem fibromialgia, a cannabis auxilia muito na inflamação, fazendo com que o atleta renda mais por mais anos e com menos risco de lesão e exaustão. Teremos uma mesa no evento só para debater sobre isso”.
Todos esses resultados positivos com o uso da Cannabis medicinal não estão passando em branco dentre os pacientes, o que faz com que a corrida pelos profissionais que conhecem e, principalmente, que saibam prescrevê-la corretamente, aumente a cada dia. “As pessoas me mandam diversas mensagens nas redes sociais porque querem saber se a Cannabis poderia ajudá-las, mesmo eu não sendo a médica que as atende. Vai chegar um tempo em que todos os médicos e todos os profissionais da saúde vão ter que saber sobre a Cannabis medicinal para informar seus pacientes. Teremos inclusive um curso pré-conferência, no dia 11, que será dedicado para ensinar os médicos e profissionais de saúde a se aprofundarem no sistema endocanabinoide, sobre as indicações e prescrição da Cannabis medicinal. Essa é a riqueza da CICMED, o evento é tanto para atualizar quem já conhece e prescreve a cannabis medicinal quanto para quer aprender. Nós queremos realmente difundir o conhecimento, guiando os profissionais para a melhor conduta terapêutica individualizada para cada paciente”, finaliza.
As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas pelo site do evento: www.cicmed.com.br
Serviço:
I CICMED – Conferência Internacional da Cannabis Medicinal
11, 12 e 13 de Agosto de 2022
Complexo dos hotéis Gran Mercure e Pulmann
Rua Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia, São Paulo
Informações: roseli.andrade@planoapp.com.br