Se levarmos em conta as doenças que afetam a saúde mental, a depressão e o Alzheimer são as mais prevalentes no mundo. Estima-se que a depressão afete 300 milhões de pessoas. Já a doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência. Estima-se que entre 60% e 80% das pessoas com alguma demência têm Alzheimer.
Por outro lado, estudos recentes apontam algumas relações entre a depressão e o Alzheimer. Primeiro, a alta prevalência em pessoas na terceira idade. Além disso, elas afetam as mesmas áreas cerebrais e alguns mecanismos fisiopatológicos. No entanto, estudos recentes têm destacado a depressão como um fator de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer, ampliando o debate sobre saúde mental e as formas de tratá-la.
Nesse sentido, uma nova linha de abordagem para essas questões apresenta um grande potencial: o sistema endocanabinoide.
Depressão como fator de risco para Alzheimer
O sistema endocanabinoide regula diversos processos fisiológicos do nosso organismo, entre eles a memória, cognição e resposta ao estresse. Com o avanço da idade, esse sistema já não funciona da mesma maneira e essa disfunção está diretamente relacionada à depressão e à doença de Alzheimer. Segundo o artigo Under the umbrella of depression and Alzheimer’s disease physiopathology: Can cannabinoids be a dual-pleiotropic therapy?, uma terapia focada na reativação do sistema endocanabinoide tem potencial para ser a primeira linha de tratamento contra a depressão. Consequentemente, também contribui para o manejo dos sintomas do Alzheimer.
Atualmente, os tratamentos convencionais para Alzheimer se concentram em tentar aliviar os sintomas, sem recuperar a qualidade de vida e o bem-estar que esses pacientes desfrutavam em outro momento da vida. Da mesma forma, as abordagens terapêuticas para a depressão envolvem medicamentos que proporcionam uma melhora lenta e, em muitos casos, resistência ao tratamento.
Para os autores do artigo, alguns compostos produzidos naturalmente pela planta Cannabis, como o canabidiol (CBD), canabinol (CBN), canabigerol (CBG) e canabidivarina (CBDV) têm mostrado capacidade para atuar em diferentes alvos terapêuticos, proporcionando esperança para novos tratamentos.
Benefícios da Cannabis para a saúde do cérebro
As propriedades dessas substâncias são extremamente benéficas para o funcionamento do cérebro como um todo. Podemos destacar o combate à neuroinflamação e à neurotoxicidade. Além disso, os canabinoides também estimulam a neuroproteção e a neurogênese — a produção de mais neurônios pelo cérebro. A Cannabis também contribui para a neuroplasticidade e para regulação das transmissões sinápticas.
Portanto, os cientistas observaram que é fundamental tratar a depressão como uma forma de prevenir o desenvolvimento do Alzheimer. Nesse sentido, a Cannabis se apresenta como uma forma segura e sem efeitos adversos graves para lidar com essas questões da saúde mental. Por isso, os autores do artigo concluíram:
“O alto potencial terapêutico dos canabinóides na depressão e na doença de Alzheimer resulta de sua interação multialvo com vários receptores e subsequente modulação do sistema endocanabinoide, além de mecanismos fisiopatológicos altamente comprometidos na depressão e na doença de Alzheimer. A compreensão do sistema endocanabinoide e dos mecanismos adjacentes de ambas as doenças permite identificar novos alvos e encontrar novos tratamentos promissores para modular a depressão e prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer.”
Importância do acompanhamento médico
Aqui no Portal Cannabis & Saúde sempre trazemos histórias de pacientes que encontraram alívio para a depressão e para o Alzheimer com o auxílio da Cannabis. Além disso, preparamos e-books sobre esses temas, que você pode baixar gratuitamente na nossa biblioteca virtual.
Sobretudo, se você deseja começar um tratamento com a planta, é fundamental ter o acompanhamento de um médico, devidamente habilitado e experiente no assunto. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você tem acesso a mais de 250 profissionais, que estão prontos para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já uma consulta.