As primeiras plantas de Cannabis para fins de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começaram a crescer. Alguns meses após conseguir a autorização na justiça para o cultivo, o plantio começou com 120 sementes.
Sob a coordenação do professor Erik Amazonas, as plantas de Cannabis são de uma variedade rica em CBD e estão crescendo no Campus Curitibanos da UFSC, que fica no interior do estado de Santa Catarina.
Sementes de Cannabis plantadas na UFSC
Em dezembro de 2022, a UFSC obteve a autorização da justiça para cultivo, manipulação e armazenamento de Cannabis para realizar as pesquisas científicas. Toda a produção da universidade será direcionada para estudos sobre a aplicação dos canabinoides na medicina veterinária.
Para isso, as plantas estão crescendo em uma estufa ligada ao curso de agronomia. E dessas 120 sementes, a expectativa é que de 90 a 95% delas se desenvolvam até a fase adulta.
A extração do óleo de Cannabis também será feita na própria UFSC no Laboratório Multiusuário de Análise Instrumental, ligado ao departamento de biologia da universidade. O local possui o equipamento necessário para fazer extrações vegetais utilizando várias técnicas diferentes.
Fomento à indústria canábica
Porém, o objetivo do professor Erik Amazonas é começar os estudos o quanto antes. Portanto, enquanto aguarda a colheita do primeiro cultivo da UFSC, a pesquisa vai começar com insumos importados.
Em comunicado da universidade, Erik mencionou que esse trabalho pretende fomentar o desenvolvimento dessa nova área do conhecimento para além da veterinária:
“Através da ciência e conhecimento pretendemos ser catalisadores de um ecossistema favorável para a implantação de um novo setor econômico industrial no Brasil: a indústria canábica. Assim estamos trabalhando para criar o Centro de Desenvolvimento e Inovação Canábica (Cedican) no Campus de Curitibanos para adaptar o cânhamo e a indústria catarinense entre si.”
Cannabis nas universidades públicas
A UFSC é uma das únicas instituições de ensino do Brasil com autorização para realizar o plantio de Cannabis para fins científicos. Além da universidade catarinense, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte também obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para cultivar a planta e pesquisar suas propriedades.
No entanto, não é necessário ingressar em uma faculdade para aprender sobre a Cannabis. Na nossa biblioteca virtual, você pode baixar gratuitamente vários e-books que falam do potencial terapêutico dos canabinoides para diversas condições de saúde (em humanos). Acesse já e se informe de forma gratuita.