O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, o CROSP, criou um o primeiro Grupo de Trabalho do Brasil para estudar o uso de canabinoides na área da saúde bucal. A iniciativa é um avanço na área da odontologia e vai ao encontro de outras atividades na área, como recentemente divulgamos o I Simpósio de Odontologia Canabinoide para dentistas.
“O nosso objetivo é reforçar a seriedade. Tanto na informação quanto nos estudos científicos. E também criar uma regulamentação sobre quem pode e quem deve ministrar os cursos de formação em relação aos interessados no tema”, explicou Dr. Tanganeli, PhD em Odontologia, especialista e membro da Câmara Técnica de DTM Dor Orofacial. O grupo visa direcionar, por meio do embasamento científico, não apenas seu uso, mas a formação de profissionais e divulgação de informações acerca da Cannabis na Odontologia.
GT permanente sobre odontologia e Cannabis
Neste sentido, a ideia é que o Grupo de Trabalho do CROSP atue de maneira permanente. “Reuni alguns nomes interessados e interessantes, que já têm estudado o assunto há bastante tempo e que possuem formação tanto em especialização quanto em ensino. Dentro das possíveis utilizações dos canabinoides na Odontologia, com a ideia de montar um grupo de trabalho permanente, que vá assessorando e representando o CROSP junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E também à Classe”, disse Dr.Tanganeli.
Dentistas podem prescrever Cannabis
No Brasil, profissionais da odontologia podem prescrever Cannabis medicinal. E os seus pacientes já podem importar diretamente com a Anvisa produtos à base de Cannabis medicinal com a prescrição do correspondente do dentista. Ou seja, as receitas odontológicas são aceitas na plataforma da Anvisa para importação de produtos à base de Cannabis.
Indicações de uso na Odontologia
Sabe-se que existem diversas possibilidades terapêuticas dentro da odontologia para a Cannabis. Principalmente devido ao seu efeito anti-inflamatório e analgésico. Entre os principais canabinoides destaca-se o CBN e o CBD. Além disso, há indicações também para úlceras bucais, pela cicatrização que os fitocanabinoides podem provocar.
Já falamos aqui nesta matéria sobre como a Cannabis pode atuar em casos odontológicos como dor orofacial, bruxismo, síndromes miofascial, anti-inflamatório e cicatrizante.
Clique aqui e leia a coluna do Dr Guilherme Martins sobre o panorama atual da Cannabis na área da saúde bucal no Brasil e no mundo.