No próximo dia 24 de agosto, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) vai realizar o Cannabis Nova Friburgo. O evento, que faz parte da programação do Vet Meeting Serra, tem o objetivo de debater formas seguras – e dentro da legalidade – para a prescrição de Cannabis para uso medicinal por médicos-veterinários, em uma possível regulamentação da atividade.
O evento é gratuito, presencial e voltado para veterinários de todo o país. Você pode se inscrever no Cannabis Nova Friburgo, do CRMV-RJ, através da plataforma Sympla.
O local que vai receber o Cannabis Nova Friburgo é o Hotel Dominguez Master, na Rua Alexandre Korotynsky, 32, no centro da cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.
Programação do evento
Para tratar de um tema tão complexo como a prescrição de Cannabis por veterinários, o CRMV-RJ convidou quatro palestrantes que vão trazer um ponto de vista científico e com base na prática clínica. Confira a programação:
- Sistema endocanabinoide: como os fitocanabinoides atuam no organismo – Dra. Magda Medeiros
- Terapia canábica no paciente felino – Dra. Fernanda Calmon
- Principais afecções radiográficas de cães e gatos – Dr. Luiz Caldas
- Casos clínicos – Dr. Cyro Martinelli
Esse será o terceiro evento organizado pelo CRMV-RJ a discutir a Cannabis para uso veterinário. Anteriormente, a entidade realizou encontros na capital fluminense e também em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Agora, o Conselho sobe a Serra, para a cidade de Nova Friburgo.
Sistema endocanabinoide em outros animais
O sistema endocanabinoide (SEC) não é um privilégio de nós humanos. A maioria dos animais também possui esse sistema de sinalização celular, que busca trazer equilíbrio ao organismo. Nesse sentido, cientistas já identificaram o SEC em seres extremamente simples. Em abril de 2023, um artigo publicado na revista Nature destacou a “larica” (fome geralmente atribuída a quem consumiu Cannabis) que uma minhoca também sente, quando exposta ao THC. Isso sugere que os seres vivos desenvolveram o SEC ao menos 500 milhões de anos atrás.
Portanto, podemos propor tratamentos para a saúde, modulando o sistema endocanabinoide, de diversos animais, do mesmo modo como fazemos para condições de saúde em humanos. Sobretudo cães e gatos já foram objeto de muita investigação e em alguns países é possível encontrar produtos com Cannabis específicos para o uso veterinário.
Os casos com melhores respostas ao tratamento com Cannabis em cães e gatos envolvem dores crônicas, estresse, além de bons resultados para a cinomose canina. Você pode acompanhar as novidades do uso veterinário da planta com as nossas colunistas Aline Gonçalves Goulart e Kátia Ferraro.
O uso da Cannabis na veterinária
E é justamente a pesquisa do uso da Cannabis na veterinária que levou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a conseguir autorização para cultivar a planta com fins científicos. Sob a supervisão do professor Erik Amazonas, a instituição iniciou o plantio e pretende extrair óleo rico em CBD.
No entanto, a prescrição da Cannabis por médicos-veterinários segue sem regulamentação aqui no Brasil. O uso é autorizado para tratar condições de saúde em pessoas. Então, se você é um humano, pode fazer uso medicinal da planta de forma legal e segura. Primeiro, você precisa marcar uma consulta com um profissional da saúde pela nossa plataforma de agendamentos. Em seguida, siga as recomendações do médico, para obter mais qualidade de vida e bem-estar.