Rita Carvana, que já entrou com ação na Justiça para solicitar o óleo de CDB puro a Theo, de 13 anos, foi afetada pelo atraso na importação do canabidiol
A pandemia ocasionada pelo Coronavírus prejudicou também pessoas em tratamento com óleo de CDB. A cineasta carioca Rita Carvana, mãe de Theo, que passou a ter epilepsia com 11 anos, ainda tem uma reserva do óleo de canabidiol full spectrum por 20 dias, mas teme uma possível reação do filho.
O menino faz uso do óleo de canabidiol puro e dos alopáticos Oxcarbazepina e Frisium. Não demorou para começar o tratamento à base de Cannabis. A mãe conta que chegou a procurar sobre os benefícios da planta em diferentes patologias, mas inicialmente não foi adiante.
“Foi muito difícil, eu achei que ele ia tomar um comprimido por dois ou três meses e ia melhorar”, disse Rita.
Pouco depois, uma amiga em contato com a Cannabis medicinal guiou a mãe de Theo para que ela pudesse ver a planta como uma possibilidade para melhorar o desenvolvimento do filho.
“Lembro um dia, quando (o óleo de CDB) começou a fazer efeito, ele [Theo] já estava tomando há uns 15 dias. Meu filho acordou sereno, sorriu, caminhou e voltou a desenhar”, contou a mãe do pequeno, emocionada.
CDB em falta
Rita Carvana recebeu um alerta do neurologista do filho sobre a possível falta do óleo de canabidiol devido a crise global provocada pelo Covid-19. A alta do dólar e a burocracia já existente tem deixado a mãe de Theo preocupada.
“Meu filho tem 13 anos, está na flor da idade, e agora corre o risco de ter alguma reação. Eu, como mãe, tenho que lidar com isso”. Na opinião da editora, a regulamentação da Cannabis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em vigor desde o mês passado, ainda precisa ser estruturada.
Rita pontuou também que Theo pertence ao grupo de risco para o Coronavírus, no entanto, o óleo de canabidiol industrial provavelmente será substituído pelo artesanal.
Diferença entre CDB industrial e artesanal
O óleo de canabidiol artesanal é consumido no Brasil muito antes dos países começarem a regulamentar a Cannabis. Apesar de ter a mesma finalidade do industrial – controlar stress, ansiedade e espasmos, o modo de preparo é diferente e possui outros derivados da planta.