Já existe um Projeto de Lei no Congresso da Costa Rica para regulamentar o uso adulto da Cannabis. Agora, os deputados tentam aprovar uma iniciativa que autoriza o Ministério do Turismo local a promover o país como um destino turístico para o consumo responsável.
A indústria do turismo no país é uma das principais atividades econômicas. Portanto, a proposta pretende incentivar a criação de campanhas informativas com o objetivo de atrair viajantes apreciadores da Cannabis.
De acordo com o portal Tico Times, o artigo 52 da iniciativa 23.383 diz que: “O Instituto de Turismo da Costa Rica deve estabelecer campanhas internacionais de informação para promover a Costa Rica como um destino turístico para o consumo responsável de Cannabis para uso recreativo.”
Oposição a proposta
No entanto, o projeto sofre oposição dentro do congresso do país. O deputado David Segura teme que essa proposta afaste os visitantes que frequentam o país com suas famílias. Segundo o parlamentar, isso pode impactar negativamente o a indústria do turismo na Costa Rica.
O presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves, já se pronunciou sobre a sua intenção de regulamentar o uso adulto da Cannabis no país. Por lá, já há regras para o uso medicinal e também para o uso industrial da planta.
Atualmente, poucos lugares permitem que turistas comprem legalmente Cannabis para uso adulto. Apenas os coffeeshops holandeses e os clubes canábicos da Espanha permitem essa prática. No Uruguai essa atividade está sendo debatida para incentivar o turismo para o país.
E você? A permissão ou não para consumir Cannabis influenciaria os seus planos de férias?
Aqui no Brasil, apenas o uso medicinal da Cannabis é regulamentado. Para começar um tratamento com a planta o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor usando a nossa plataforma de agendamentos. E se você já é paciente e pretende viajar pelo país, é fundamental que tenha em mãos a receita médica e a autorização da Anvisa, caso a tenha.