Recentemente, na última semana de junho, a Cannabis entrou em pauta na Câmara dos Deputados. Depois que lançaram, com debate, a publicação Como Regular a Cannabis: Um guia prático, a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara recebe, nesta quinta-feira, 29/6, um outro debate sobre o uso medicinal da planta.
Como foi no debate sobre regulação, na terça-feira da mesma semana, a deputada federal Sâmia Bomfim será a anfitriã. Assi, o debate vai acontecer no Anexo II, Plenário 09, a partir das 10h. A princípio, qualquer pessoa pode participar presencialmente ou acompanhar a transmissão ao vivo, pelo canal do YouTube da Câmara dos Deputados.
Cannabis medicinal na Câmara
Nesse sentido, o objetivo do debate sobre Cannabis na Câmara dos Deputados é destacar as diversas condições de saúde que podem melhorar com o auxílio dos canabinoides, que tem, muitas vezes, melhores resultados do que na terapêutica convencional. Em entrevista à Agência Câmara Notícias, Sâmia disse que as propriedades medicinais da planta ainda são pouco aproveitadas no Brasil:
“Apesar de, atualmente, ser classificada como droga para efeitos penais, as suas propriedades medicinais continuam a existir e deveriam ser adequadamente exploradas. Algumas moléstias podem ser tratadas com sucesso, de modo mais eficaz e seguro, em relação a outras drogas, que não apresentam respostas satisfatórias perante determinados casos clínicos.”
Os participantes da mesa de debate
Para participar desse debate sobre o uso medicinal da Cannabis na Câmara dos Deputados, Sâmia estará ao lado de pessoas relevantes no cenário nacional. Veja a lista dos debatedores:
- Sidarta Ribeiro | neurocientista e professor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
- Cidinha Carvalho | presidente da Associação Cultive de Cannabis e Saúde;
- Enor Machado de Morais | presidente da Associação Flor da Vida;
- Diogo de Oliveira Silva | especialista em espectrometria e massas e análises de fármacos e biomoléculas, professor da Unifesp;
- Rafael Arcuri | presidente da Associação Nacional do Cânhamo Industrial;
- representante do Ministério da Saúde a confirmar.
Nossa repórter, Manuela Borges, vai acompanhar de perto esse debate. Por isso, acompanhe em tempo real, na nossa página no Instagram e também no nosso canal no YouTube.
Como ter acesso a tratamentos com Cannabis
Existem dezenas de indicações de uso da Cannabis para fins medicinais. De acordo com a regulamentação vigente aqui no Brasil, médicos e dentistas devidamente habilitados têm autorização para prescrever produtos com a planta e o paciente pode comprá-lo em farmácias ou por importação. Temos uma página que traz as condições de saúde que já possuem embasamento científico para receber tratamento com o auxílio dos canabinoides. Acesse e veja se você se enquadra em algum caso.
Portanto, se você deseja iniciar o quanto antes um tratamento com a planta, de forma legal e segura, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional da saúde. Aqui na nossa plataforma de agendamentos você pode marcar uma consulta com médicos e dentistas de várias especialidades. Acesse já e comece um tratamento, que pode ser transformador para sua qualidade de vida e bem-estar.