Foi entre os anos 1200 e 1000 a.C que se registrou a primeira relação entre yoga e Cannabis. Estima-se que foi nesse período que a planta e a prática física foram descritas na Atarvaveda, um dos textos sagrados do hinduísmo. A erva era utilizada em rituais como um sacramento, geralmente oferecida ao deus Shiva.
Dando um salto para 2023, uma pesquisadora da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, resolveu investigar essa relação para observar se essa relação tão antiga tem amparo científico. O objetivo da autora do estudo Cannabis under the influence of yoga: the impact of mindful movement on well-being outcomes after cannabis use foi analisar se o ambiente onde acontece o consumo de Cannabis impacta nos efeitos e consequentemente em um tratamento com Cannabis voltado para o bem-estar.
Como resultado, a pesquisadora Sarah Daniels identificou que as pessoas que praticam yoga após consumir algum produto com Cannabis têm uma experiência mais intensa. Para a pesquisadora, “Especificamente, a prática de yoga durante os efeitos agudos da Cannabis pode promover resultados de bem-estar, incluindo resultados que preveem mudanças positivas a longo prazo, como a experiência mística e a atenção plena [mindfulness no termo em inglês].”
Combinando yoga e Cannabis
Para realizar o estudo, a cientista pediu para 47 participantes autoadministrarem Cannabis em dois momentos, com um intervalo de uma semana entre eles. Durante uma sessão, os voluntários praticaram yoga. Durante a outra sessão eles estavam livres para realizar outras atividades, como assistir TV, filmes, realizar tarefas domésticas ou praticar outros hobbies.
Depois das sessões, Sarah mensurou o estado da saúde mental desses indivíduos. Ela utilizou modelos de medição da nossa época e alguns modelos tradicionais de origem budista com o objetivo de comparar o efeito de relaxamento após o consumo de Cannabis e a prática das atividades.
Após as análises, a cientista observou melhorias significativas na atenção plena pelos entrevistados após a prática de yoga com Cannabis. Bem como a combinação também potencializou os efeitos positivos da planta.
Importância do ambiente nos efeitos da Cannabis
No entanto, a autora sugeriu uma reflexão mais profunda sobre os tratamentos com Cannabis para a saúde, principalmente a saúde mental. Ela sugere que os prescritores de Cannabis se inspirem na experiência da pesquisa com substâncias psicodélicas (como psilocibina e DMT) para alcançar melhores resultados terapêuticos. Para a pesquisadora, o ambiente onde acontece o consumo do produto com Cannabis impacta no benefício terapêutico.
Estudar o impacto do ambiente e outras variáveis, que a autora chama de ‘fatores extra farmacológicos’, é importante para ampliar nossa compreensão do potencial terapêutico da Cannabis. Nesse sentido, cerca de 72% dos participantes relataram que misturariam novamente a planta com a prática de yoga. Além disso, a Cannabis também pareceu potencializar o prazer da prática de yoga.
Portanto, a autora concluiu:
“Os fatores que influenciam os efeitos do uso da Cannabis vão além das características farmacológicas da planta para os comportamentos em que um indivíduo se envolve enquanto sob a influência aguda da Cannabis. A importância do contexto não pode ser ignorada, e a adição de movimento consciente ao uso da Cannabis deve continuar a ser examinada por sua relevância clínica potencial, a fim de maximizar os efeitos terapêuticos da Cannabis.”
A necessidade de um acompanhamento médico
Esse estudo reforça que um tratamento para melhorar a saúde deve envolver cuidados amplos, como atividade física, boa alimentação e bons hábitos, além da medicação em si.
A Cannabis é uma planta com um potencial incrível para a nossa saúde, mas ela não faz milagres. Para obter os melhores resultados em um tratamento é fundamental seguir as orientações do médico ou dentista e incluir também alguns hábitos e práticas saudáveis.
Se você deseja iniciar um tratamento com a Cannabis de forma legal e segura, acesse já a nossa plataforma de agendamentos e marque uma consulta! Lá você encontra mais de 300 profissionais da saúde que estão capacitados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já a sua consulta!