“Será que estamos vivendo uma epidemia da exaustão?”, com a palavra nossa colunista sobre Cannabis e saúde mental Dra. Andréa Toledo Medeiros.
Estou cansado(a), estou exausto(a)…. Essa tem sido uma das queixas mais recorrentes no consultório ultimamente.
Durante a pandemia de COVID-19, ficamos expostos à uma situação de estresse prolongado, preocupações, medos, incertezas e esse estado de alerta, gera um cansaço mental, físico e emocional. Esse fenômeno é tão significativo que criou-se o termo “fadiga pandêmica” para designá-lo. Os reflexos desse cenário de exaustão e esgotamento, são diversos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) houve um aumento, sem precedentes, nos índices de transtorno de ansiedade, depressão, uso abusivo de álcool e outras drogas.
Estresse pode desregular o equilíbrio interno do organismo levando ao esgotamento
O sistema endocanabinoide está relacionado à manutenção da homeostase, ou seja, contribui para manter o nosso organismo em equilíbrio. Esse sistema endógeno, desempenha um papel na regulação de muitas funções fisiológicas, como aprendizado e memória, processamento emocional, sono, controle de temperatura, controle da dor, respostas inflamatórias e imunológicas, alimentação e ainda está relacionado à forma como respondemos aos eventos estressores.
Quando essa resposta ao estresse está disfuncional, esse equilíbrio interno fica prejudicado; e o indivíduo entra em exaustão.
Canabidiol é indicado na abordagem terapêutica dos quadros de exaustão?
A sinalização de canabinóides no cérebro e no corpo tem um papel fundamental na regulação do estresse. E existem muitas formas de estimular o sistema endocanabinóide, por exemplo, o uso de fitocanabinóides como o canabidiol (CBD). Com base nisso, foi realizado um estudo pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, publicado no periódico Journal of the American Medical Association (JAMA), em que se avaliou o efeito do canabidiol (CBD), sobre sintomas de esgotamento, em profissionais de saúde, durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa concluiu que o CBD tem um bom potencial terapêutico para o tratamento da exaustão mental.
Porque mudanças no estilo de vida são necessárias?
Além do tratamento com fitocanabinóides, as abordagens de estilo de vida, baseadas em evidências, podem modular positivamente o sistema endocanabinóide. Assim, adotar hábitos saudáveis como ter uma alimentação equilibrada, um sono de qualidade, praticar atividade física, entre outros, é fundamental para um bom resultado terapêutico.
Por fim, implementar estratégias de gerenciamento do estresse, como práticas de relaxamento, técnicas de respiração, meditação, exercícios de Mindfulness, psicoterapia, psicanalise, treinos de Yoga e Tai Chi Chuan, é uma forma de buscar o equilíbrio e harmonia, fatores essenciais para promover saúde e bem-estar.
Referências utilizadas para a coluna:
The endocannabinoid system in guarding against fear, anxiety and stress
Physiological aspects of stress: a narrative review
Cannabinoid Modulation of the Stressed Hippocampus
Endocannabinoids, stress signaling, and the locus coeruleus-norepinephrine system