O COA é o Certificado de Análise que contém informações sobre produtos à base de Cannabis, como os óleos, por exemplo. Antes de tudo, estes dados são fundamentais para a garantia e a segurança do seu tratamento com canabinoides.
“Um COA de um bom laboratório é o mínimo para saber o que está dentro do frasco, pois esse tipo de produto é natural e não sintético. Portando, cada lote é único e as variações pequenas são aceitas e também importantes para o estímulo do nosso sistema endocanabinoide”, esclarece Ana Gabriela Baptista, Diretora da Vigo Academy, pesquisadora, consultora técnica, perita judicial e P&D de produtos à base de Cannabis para fins medicinais.
Por isso, para esclarecer suas dúvidas sobre o tema, conversamos com Baptista, para entender a importância deste certificado.
Todos os produtos à base de Cannabis devem apresentar COA
Segundo dados da Anvisa, a importação de produtos à base de Cannabis cresceu 93% em 12 meses. Mas, independente da via de acesso, todos os produtos derivados da planta, feitos por empresas que seguem as boas práticas de produção, devem apresentar o COA. Outra opção é oferecer um relatório, pois ele também direciona a análise daquele lote específico.
Onde encontrar o COA de um produto?
“O relatório técnico do produto derivado da Cannabis deve ser disponibilizado pelo fornecedor, ou na caixa do produto, por QR code que irá para o arquivo ou site oficial do produtor. Uma alternativa é a empresa que faz acesso e/ou representa a marca disponibilizar o PDF. Na leitura do COA, o mais importante é a análise do laboratório e alguns laboratórios no mundo seguem diretrizes específicas para análise de derivados de Cannabis”, aponta Baptista.
Quais informações um COA deve incluir?
“Um COA básico deve apresentar as concentrações em mg e porcentagem dos canabinoides por ml e por frasco. Entretanto, temos muitas informações técnicas, importantes para análise de qualidade de produto e estratégia terapêutica, como análise de metais pesados, solventes, microbiologia, entre outros perfis. Quem tem maior interesse em ver o COA antes de definir tratamento estratégico é o prescritor”.
Por que devo escolher produtos que tenham a apresentação do COA?
“A escolha de um produto deve ser por análise de muitos padrões e não somente o COA. Mesmo porque, hoje em dia, já existe falsificação do mesmo. Contudo, um COA de um bom laboratório é o mínimo para saber o que está dentro do frasco, pois esse tipo de produto é natural e não sintético. Isso faz com que cada lote seja único e as variações pequenas são aceitas e também importantes, para o estímulo do nosso sistema endocanabinoide”.
Qualidade do óleo e o impacto no tratamento
Outro ponto de destaque é que a qualidade do produto à base de Cannabis pode impactar o resultado do seu tratamento. E é justamente por esta questão que prestar atenção ao COA do seu produto é importante.
Portanto saiba:
- COA traz informações precisas, com dados sobre qualidade, pureza e composição do seu produto à base de Cannabis.
- COA apresenta as porcentagens e os nomes dos canabinoides presentes no produto, ou seja, mostra a concentração de CBD e THC, por exemplo.
Agende sua consulta
No Brasil, mais de 200 mil pessoas utilizam o potencial terapêutico da Cannabis. E se você também quer começar seu tratamento com canabinoides, o primeiro passo é marcar uma consulta com um dos médicos prescritores da nossa plataforma de agendamentos e seguir as orientações, para melhorar sua qualidade de vida.