Claudia Rodrigues recebe alta e segue tratamento com Cannabis. Ela sentiu fortes dores na cabeça e foi internada no Hospital Albert Einstein. A atriz já está em casa em Curitiba, no Paraná. Claudinha tem 52 anos e é portadora de Esclerose Múltipla.
“Os familiares, amigos e equipe acreditam que o complemento da medicina interativa trará benefícios para a Cláudia no quesito dor, sendo depois do experimento administrado a Cannabis Medicinal como manutenção”, informou o comunicado de imprensa da assessoria da atriz enviado ao Estadão.
Sabe-se que a dor crônica está entre as patologias com mais publicações na literatura médica sobre o uso da Cannabis como medicamento.
Cannabis para tratar a dor crônica
A dor crônica pode ter diversas causas. E o seu tratamento deve ser individualizado, de acordo com as patologias coexistentes e medicações de uso contínuo, sempre atento à possibilidade de interações medicamentosas, como informa Dra. Maria Teresa Jacob em sua coluna do Cannabis & Saúde.
Neste sentido, recentemente foi divulgado um estudo que apontou que cerca de um terço dos pacientes com dor crônica disse que usa Cannabis para aliviar os sintomas. A maioria dos pacientes que utilizaram Cannabis para o controle da dor crônica o fez para substituir outros medicamentos prescritos para a dor. Inclusive, muitos optaram pela planta para no lugar de opioides.
Mas como a Cannabis atua na dor crônica?
Ainda segundo a Dra. Jacob, as mais de 500 substâncias presentes na Cannabis, entre elas os fitocanabinoides como o CBD e o THC, se unem aos receptores canabinoides de diferentes regiões do corpo implicadas na fisiopatologia da dor. O CBD, THC entre outros fitocanabinóides, além de terpenos e terpenóides, interagem com receptores cerebrais, de nervos periféricos, das estruturas articulares entre outros, equilibrando os diferentes mecanismos responsáveis pela cronificação da dor.
Agende sua consulta
Aqui no Cannabis & Saúde facilitamos o acesso aos tratamentos com canabinoides conectando consultas médicas e trazendo preços mais acessíveis. Na nossa plataforma de agendamentos você pode marcar uma consulta com nossos mais de 250 médicos prescritores.