A diversidade de formatos de produtos com Cannabis contribui consideravelmente para o tratamento de pessoas com fibromialgia. Desde óleos para uso oral a cremes para uso tópico, os canabinoides conseguem proporcionar alívio para os sintomas incapacitantes dessa condição de saúde.
Recentemente, pesquisadores italianos observaram que esse tipo de paciente pode contar também com o chá de Cannabis como alternativa de tratamento para fibromialgia de forma eficaz e segura. Além da dor, pessoas com essa condição também frequentemente enfrentam outros sintomas como fadiga, insônia e dificuldades de concentração.
Por isso, valeria a pena considerar a inclusão não somente de produtos com Cannabis no tratamento, mas uma variedade de formatos para potencializar os benefícios e sentir menos efeitos colaterais.
Lidando com a fibromialgia
A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada e uma sensibilidade excessiva em todo o corpo. Muitos pacientes sentem sua vida cotidiana seriamente afetada pelos sintomas, limitando algumas atividades e impactando negativamente no bem-estar.
Assim, por ser uma condição sem cura conhecida por enquanto, o foco do tratamento envolve diminuir a intensidade e a frequência das crises de dor. Nesse sentido, os derivados da Cannabis têm apresentado bons resultados no tratamento da fibromialgia, tanto em estudos clínicos quanto nos depoimentos de quem já experimentou.
Estudos realizados anteriormente observaram que os canabinoides podem reduzir a sensibilidade à dor devido à sua interação com o sistema endocanabinoide e com outros receptores do nosso corpo, como os receptores vaniloides.
Além disso, a Cannabis é capaz de regular a resposta imunológica do corpo, reduzindo a inflamação no corpo, que também está associada à dor na fibromialgia.
A busca por novas opções de tratamento é muito importante, pois uma fatia considerável de pessoas com fibromialgia não responde bem aos tratamentos convencionais. Principalmente para esse tipo de paciente, os produtos com Cannabis trazem uma nova esperança de dias mais tranquilos.
A hora do chá
O estudo italiano se diferencia de outros por analisar a eficácia da Cannabis para a fibromialgia no formato de um chá. O chá era preparado pelos próprios pacientes utilizando flores de grau farmacêutico da Bedrocan — esta é uma fabricante holandesa que produz flores para uso medicinal que estão disponíveis no mercado desde 2003. Os pesquisadores optaram por utilizar flores ricas em delta-9-tetrahidrocanabinol (THC).
É mais comum vermos produtos com Cannabis em óleo para uso oral, pois os componentes da planta se ligam com mais facilidade em algum tipo de gordura. Quando os cientistas sugerem o uso do chá, significa uma dose mais baixa e possivelmente com concentração inferior aos óleos mais encontrados.
30 voluntários com fibromialgia foram selecionados para o estudo e receberam as instruções abaixo para o preparo do chá de Cannabis:
“Os enfermeiros instruíram os pacientes sobre como preparar o chá:
- Coloque as inflorescências e a água em um recipiente na seguinte proporção: 100 mL de água fria para cada 100 mg de Cannabis.
- Aqueça até ferver e cozinhe por 15 minutos, mexendo regularmente.
- Deixe esfriar por cerca de 15 minutos, depois mexa e coe pressionando o resíduo restante no filtro com uma colher para recuperar mais líquido e enriquecer a solução final.
- Se a decocção não for consumida no momento do preparo, ela pode ser armazenada em um recipiente fechado na geladeira por até 24 horas.
- Quando a Cannabis é tomada oralmente por ingestão, leva de 30 a 90 minutos para que os efeitos sejam sentidos por no mínimo duas a três horas e no máximo cerca de seis horas.”
Os participantes foram monitorados por um período de seis meses, com avaliações de dor e qualidade de vida feitos no início e no final do estudo usando uma escala de avaliação numérica (NRS na sigla em inglês).
Melhoras sentidas por quase todos os pacientes
Os resultados mostraram uma redução significativa da dor nos pacientes. Seguindo a escala NRS que vai de 0 a 10, a média de dor era 8, diminuindo para 4 após seis meses. Além disso, 96% dos pacientes relataram uma melhora na saúde física e 82% uma melhora na saúde mental após o período de testes com o chá de Cannabis.
O estudo sugere que a Cannabis pode ser uma opção viável para tratar a fibromialgia, mesmo em doses baixas e no formato de chá. Na conclusão do artigo, os pesquisadores exaltaram essa alternativa aos medicamentos convencionais mais indicados para essa condição.
“O atual estudo piloto evidenciou um efeito positivo de uma dosagem baixa de Cannabis no tratamento da sintomatologia da fibromialgia. Da mesma forma, dados da literatura demonstraram que a administração de Cannabis pode estar associada a uma melhor qualidade de vida para pacientes que sofrem de dor crônica.
Portanto, é possível concluir que os canabinoides podem representar uma alternativa eficaz à terapia farmacológica convencional para reduzir a dor e os distúrbios mentais em indivíduos com fibromialgia.”
Pacientes que tratam fibromialgia com Cannabis
É muito importante acompanhar as comprovações científicas do uso da Cannabis para quem tem fibromialgia, porém vendo histórias reais de pacientes fica mais fácil entender todo o potencial terapêutico que a planta pode oferecer para essas pessoas.
Veja a seguir o depoimento de alguns pacientes com fibromialgia que se tratam com Cannabis e percebem os benefícios.
D. Vera
A inclusão da Cannabis na rotina da D. Vera serviu para tratar diversas condições de saúde, inclusive a fibromialgia. Ela foi diagnosticada com diabetes, que desencadeou a fibromialgia, que por sua vez desencadeou distúrbios no sono.
Contando com o incentivo do irmão, que já havia experimentado um tratamento com a planta, ela se consultou com um médico experiente na prescrição de canabinoides e viu os sintomas diminuírem.
“As dores nas pernas e as enxaquecas diminuíram significativamente”, lembra ela.
Leia aqui a história completa da Dona Vera.
Maria Angela
Já a Maria Angela Jaccoud recebeu o diagnóstico de fibromialgia na adolescência. Cansada de ser obrigada a lidar com os efeitos colaterais dos medicamentos convencionais, como corticoides e analgésicos, ela buscou na Cannabis uma alternativa mais segura.
Ela nos contou que após uma simples busca na internet fez ela entender que poderia se tratar com a planta. Assim, buscou apoio de um profissional da saúde para iniciar o tratamento. Hoje em dia, ela sente que a qualidade de vida deu um salto e deixou de tomar os medicamentos convencionais que utilizava antes.
Leia aqui a história completa da Maria Angela.
Como iniciar um tratamento com Cannabis
Os estudos científicos e os relatos de caso indicam como a Cannabis pode ser uma alternativa para complementar os tratamentos já existentes para os sintomas da fibromialgia. No entanto, aqui no Brasil, o acompanhamento de um profissional da saúde é necessário e recomendado para que os resultados sejam o mais positivos possível.
Se você deseja incluir a Cannabis no seu tratamento, marque uma consulta utilizando a nossa plataforma de agendamentos. Lá você encontra mais de 300 opções de médicos e dentistas de diversas especialidades, todos preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta!