Para celebrar o Dia Mundial da Cannabis, na próxima quinta-feira, 20, a Bahia terá um evento especial de lançamento de duas cervejas, a Gorila Green e o 24K, com terpenos de Cannabis entre seus ingredientes. Como já explicamos aqui, os terpenos são considerados um grupo de compostos químicos orgânicos que dão às plantas seu aroma característico.
Desta forma, os terpenos remetem a características aromáticas e gustativas de cada strain da planta. Exclusivas e produzidas en edições limitadas, as fórmulas da Gorila Green e do 24K foram desenvolvidos em Lauro de Freitas, onde está a fábrica Mindubier, cervejaria artesanal baiana.
“Cerveja é uma paixão nacional e esta foi uma forma de dar mais visibilidade, além de atrair um público diferente do que já conquistamos, para uma pauta tão importante como o uso da cannabis, ajudando a desmistificar alguns temas e a trazer um produto diferenciado”, disse o empresário Luiz Chilazi, criador da Verdivita, responsável pelo lançamento, ao lado da Mindubier e Dan Morais.
Cerveja feita com flores da Cannabis em Punta del Este
Nem todo mundo sabe, mas o Uruguai foi o país pioneiro na descriminalização da Cannabis, em 2013. Por isso, muitos produtos foram desenvolvidos no país, ao longo dos últimos dez anos – inclusive cerveja com Cannabis em sua composição. Entre as opções disponíveis, destaca-se a Ninja Beer, cerveja artesanal produzida em Punta del Este.
O criador da marca é o enólogo uruguaio Diego Nuñez. Após viver na Califórnia, Nuñez voltou ao seu país de origem e criou uma cerveja com terpenos e também com a flor da Cannabis, usada a partir de diferentes processos. No entanto, o grande diferencial desta cerveja é que o próprio Diego cultivou e colheu as flores de Cannabis para a produção da Ninja Beer.
“Nós cultivamos e colhemos as flores apenas com CBD. Sim, poderíamos fazer com THC. Mas optamos por criar uma cerveja suave e refrescante com CBD e com até 1,5% de THC, no máximo”, explicou Diego.