Uma casa feita 100% com fibras de cânhamo foi produzida recentemente no estado de Caazapá, no Paraguai. A região com aproximadamente 24 mil habitantes conta agora com esta construção pioneira na América latina.
Porém, além do teor inovador da casa que utilizou as fibras do cânhamo para sua construção de dois andares, o presidente da Câmara de Cânhamo Industrial de Paraguay (CCIP), Marcelo Demp, destaca o potencial impacto socioeconômico da moradia que foi feita sob encomenda para um morador da região.
“As fibras de cânhamo foram produzidas por produtores da agricultura familiar camponesa e também de seis comunidades indígenas. Essencialmente, foram fibras produzidas por famílias extremamente pobres, gerando grande impacto social e econômico”, pontua Demp.
Casas feitas com fibras de cânhamo no Paraguai: impacto socioeconômico e criação de novos negócios
Segundo Demp, outro ponto relevante é que a casa de cânhamo abre as portas para novos negócios. O primeiro diz respeito às construções de casas feitas de cânhamo que são extremamente sustentáveis, já que o cânhamo captura carbono positivamente.
Mas também se relaciona com a chegada de empresas europeias com interesse em utilizar o cânhamo produzido por famílias paraguaias em situação de vulnerabilidade.
Neste sentido, Demp explica que as fibras desta casa de cânhamo foram adquiridas por uma empresa austríaca que está se instalando no Paraguai.
“Na Áustria esta empresa já se dedica à fabricação de materiais de construção com fibras de cânhamo, importam materiais de construção com fibras de cânhamo para o Japão e também vendem na Europa. Então eles tiveram a expertise para utilizar fibras de cânhamo em materiais, estão no Paraguai para utilizar matéria-prima paraguaia do cânhamo e foram eles que construíram a casa”.
Turismo: a possível criação da rota do cânhamo no Paraguai
Outra possibilidade comercial se relaciona com o fomento do turismo da Cannabis no país. O foco é receber principalmente brasileiros e europeus interessados em conhecer os cultivos de cânhamo das famílias campesinas e das comunidades indígenas. E claro, contemplará uma visita à casa produzida 100% com fibras da planta.
Igualmente, a rota do cânhamo também oferecerá visitas a fábricas de extração de óleos, de cosméticos e de alimentos.
“Pretendemos que a rota do cânhamo finalize em um dos nossos 15 dispensários que já existem no Paraguai. E esta ideia já está sendo organizado com o Ministério do Turismo do Paraguai em parceria com a iniciativa privada”.
Qual é o papel do Paraguai no mercado internacional do cânhamo?
Nos últimos dois anos o Paraguai recebeu aproximadamente 30 empresas de diferentes partes do mundo que se instalaram no país visando desenvolver produtos à base de Cannabis.
“Há empresas de muitos países, como brasileiras e europeias, que se instalaram com a finalidade de fabricar medicamentos, óleos, cremes de uso tópico para a dor, cosméticos, suplementos, alimentos, todas as categorias de produtos derivados da planta. E é algo muito notável que temos registros sanitários de todos os produtos”, expõe.
Por fim, como presidente da Câmara de Cânhamo Industrial de Paraguay (CCIP), Demp defende o potencial do Paraguai em se tornar um país que seja um centro de produção, industrialização e comercialização de produtos de cânhamo.
Veja o processo de produção da casa feita 100% de cânhamo no Paraguai
Cannabis no Brasil: comece agora seu tratamento para a saúde
Se você quer iniciar um tratamento com Cannabis medicinal, está no lugar certo. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um dos médicos ou dentistas com experiência na área. Você pode escolher entre mais de 300 profissionais preparados para entender o seu caso e recomendar o melhor caminho terapêutico com canabinoides.