Embora muito mais popular e aceito socialmente, o álcool traz mais riscos à saúde do que a Cannabis. Saiba por que a Cannabis é mais segura do que álcool.
O consumo de produtos à base de Cannabis é mais seguro do que o consumo de álcool. E mesmo que muitos estudos científicos comprovem os benefícios da Cannabis em tratamentos de saúde, ainda há muitas dúvidas sobre os efeitos da planta em nosso corpo.
Cannabis não é porta de entrada para as drogas
A primeira questão a esclarecer sobre o assunto é que a Cannabis não é porta de entrada para o uso de outras drogas. Um estudo recente comprovou que desde a legalização da Cannabis no estado de Washington, nos EUA, em 2012, diminuiu o número de jovens adultos que usam álcool e nicotina. Além disto, o mercado ilegal de Cannabis é que pode funcionar como uma brecha para drogas pesadas.
Pandemia aumentou o consumo de álcool
Sabe aquele consumo de álcool para relaxar o estresse da semana? Ele pode ser mais prejudicial para sua saúde que o consumo de um produto à base de Cannabis.
Durante o primeiro ano de pandemia de Covid-19 houve um aumento de 24% nas mortes totalmente atribuíveis ao álcool, segundo dados do estudo “Álcool e a Saúde dos Brasileiros – Panorama 2022”.
Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas cresceu 93,9% na quarentena, segundo pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). E isso está intimamente ligado a uma série de sintomas emocionais, entre eles:
E não foi só o consumo de álcool em casa que aumentou neste período. Também foi relatado uma crescente no uso de benzodiziazepínicos.
Cannabis para tratar estresse e ansiedade
Quem sofre de ansiedade e estresse deve encontrar um método seguro e eficiente para tratar os sintomas e garantir a qualidade de vida. Além do acompanhamento de um profissional da área da saúde mental, a Cannabis medicinal pode ser uma excelente alternativa para os medicamentos químicos existentes. Há cada vez mais evidências de que a Cannabis medicinal é eficaz no tratamento da ansiedade e do estresse.
Muitos casos empíricos, atuais e de centenas de anos, relatam esta eficácia da Cannabis na melhora dos sintomas da ansiedade e estresse.
Basicamente, a Cannabis tem efeitos semelhantes aos medicamentos ansiolíticos. Pois os canabinoides modulam o humor. Reduzindo assim a ansiedade e o estresse.
Segurança para a saúde no consumo: THC x álcool
Em seu livro “Cannabis Medicinal, baseado em fatos”, o Dr. Mario Grieco explica que o álcool age como um “veneno para o sistema nervoso central”. Esta ação é diferente da atuação do THC que protege e ajuda as células nervosas a resistirem às diferentes enfermidades degenerativas.
Também neste sentido, esta pesquisa da Universidade de Colorado-Boulder revelou que bebidas alcoólicas podem ser mais prejudiciais para o cérebro do que a Cannabis. O estudo indicou que houve uma diminuição do volume cerebral entre pessoas que ingeriam cerveja, uísque e afins. Mas não entre os usuários de Cannabis.
Dependência do álcool x da Cannabis
O uso da Cannabis também é mais seguro que o álcool devido à baixa porcentagem de dependência. Atualmente sabe-se que 5% a 8% dos usuários de Cannabis podem se tornar dependentes, principalmete devido ao THC. Enquanto o valor do álcool é de 15%.
Ao mesmo tempo que causa menos dependência, a Cannabis pode atuar no tratamento de vício em drogas, remédios, álcool e cigarro.
Se você sofre de estresse e ansiedade, a Cannabis medicinal pode ser um caminho para encontrar novamente a sua qualidade de vida. Acesse agora nossa plataforma de agendamento para marcar uma consulta com uma médica ou médico prescritor apto a te acompanhar! Nossa plataforma reúne mais de 200 especialistas em diversas áreas, prontos para te ajudar a dar início no tratamento canabinoide com toda segurança.