Com certa surpresa e um real interesse em ajudar cada vez mais pessoas através dos benefícios da Cannabis medicinal, o médico psiquiatra, Dr. Diego Javier Gama Abuawad, CRM 4001, relata que precisou sentir no próprio organismo os benefícios terapêuticos da planta para então começar a prescrever para seus pacientes.
“Tenho fibromialgia e só fui descobrir a importância da Cannabis quando eu mesmo fui paciente”, relata o médico
Foi em 2022, quando sofria fortes crises da fibromialgia que um parente próximo indicou o uso da Cannabis para o médico tratar sua condição de saúde. “Não via mais perspectiva de trabalhar porque eu não conseguia lidar com o tanto de dor que tinha. Era um esforço muito muito pesado para mim”, relembra. E foi em meio à crise que passou a utilizar produtos à base de Cannabis.
Mas a mudança não veio apenas com a terapia canabinoide: o médico, e agora paciente, Dr. Diego tornou-se vegano e começou a buscar constantemente uma vida com hábitos saudáveis
Quando os resultados começaram a surgir, Dr. Diego decidiu que era o momento de transformar a vida de outros pacientes também. Foi o gatilho necessário para o médico passar a prescrever Cannabis em seus atendimentos, incluindo para tratamentos na área da saúde mental.
Arsenal terapêutico amplo: a Cannabis tratando tudo
“Cada vez mais me aparecem situações tratáveis pela Cannabis. Eu por exemplo já tratei tudo que é tipo de dor crônica, incluindo chikungunya, fibromialgia e osteoartrose”, destaca.
E a explicação para este conjunto de amplas possibilidades de tratamentos realizados com a planta está no sistema endocanabinoide. Essencialmente, o sistema endocanabinoide, SEC, é um sistema regulador do nosso organismo, atuando em diversas funções, como sono, imunidade, humor, fome e sensações diversas, como por exemplo, a dor. Há estudos de como o desequilíbrio do sistema endocanabinoide está envolvido em doenças neurodegenerativas, depressão, ansiedade, fibromialgia e até doenças intestinais.
Tratamentos com Cannabis para crianças autistas
E é neste sentido que Dr. Diego destaca a importância de se começar o tratamento com canabinoides o antes possível, principalmente em casos de crianças autistas: “Quanto mais rápido os pais levarem para o tratamento é melhor. Por exemplo, em crianças com atraso global do desenvolvimento, elas possuem uma deficiência na produção de seus próprios endocanabinoide. Isso já foi provado em autista através de estudos”.
Ao contar o relato de uma paciente, o Dr. Diego se emociona e acentua o tempo de apenas cinco meses de tratamento para o óleo full spectrum que receitou fazer efeito.
“Uma mãe me contou sobre a filha de 11 anos, ela não tinha vida porque a criança convulsionava o tempo todo e não existia remédio que funcionasse. A criança não se comunicava, ela mal tinha contato visual com os familiares. Esta mãe faz parte de um grupo de WhatsApp de outras mães, onde elas compartilham resultados. A criança há mais de cinco meses não tem mais convulsão, nem crise de ausência. É o tempo em que eu comecei a prescrever Cannabis para a menina”, celebra.
“Live: Cannabis e saúde mental”
Na próxima quarta-feira, 17, às 19h vamos contar com o Dr. Diego como convidado da live “Live: Cannabis e saúde mental”. Na iniciativa vamos compartilhar insights valiosos sobre como enfrentar desafios emocionais e cultivar uma mentalidade saudável.
Segundo o médico, a Cannabis pode empoderar os pacientes durante o tratamento, tornando-os agentes ativos e conscientes sobre a própria saúde mental.
“Tive um feedback muito positivo de um paciente com Borderline, uma pessoa que antes pensava muito em suicídio, era instável e ia para clínica de reabilitação e agora está estável. A Cannabis trouxe para ele a consciência da realidade”
Não perca esta oportunidade de tirar suas dúvidas sobre Cannabis e Saúde mental com o médico Dr. Diego Javier Gama Abuawad.
Inscreva-se aqui e garanta já sua participação
- “Live: Cannabis e saúde mental”
- Data: 17/01 (quarta-feira)
- Hora: 19h (horário de Brasília)
Marque sua consulta com um médico
O uso medicinal da Cannabis é possível desde que com acompanhamento médico. Portanto, se você deseja incluir a planta no seu tratamento, o primeiro passo é acessar a nossa plataforma de agendamentos. Lá, você encontra mais de 300 médicos e dentistas, que estão preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta!