No início de dezembro, o portal Cannabis & Saúde trouxe o relato de Paulo Bicudo. Ultramaratonista aquático, o atleta convive com hérnias de disco que já o levaram à cadeira de rodas duas vezes.
(Clique aqui para ler o relato completo do Bicudo)
Acostumado a grandes desafios, colocou como meta em seu processo de recuperação a disputa de uma das mais tradicionais ultramaratonas aquáticas do País, a Travessia do Leme ao Pontal.
São 35 quilômetros de nado em mar aberto percorrendo a orla da Zona Sul do Rio de Janeiro em outubro de 2023.
Para testar como anda sua evolução de desempenho, idealizou o primeiro Cannabis Swim Challenge, realizado nesta sexta-feira (23), na Care Club Ibirapuera, em São Paulo. O evento contou com patrocínio da Tegra Pharma.
“Nosso objetivo é fechar o ano e mostrar como o trabalho em parceria com a Care Club surtiu efeito para os nadadores”, disse Bicudo.
“E divulgar meu projeto, porque a Cannabis fez parte de todo meu processo terapêutico de reabilitação. Quero me mostrar nadando para que as pessoas vejam o quanto eu consegui evoluir dentro do processo e o quanto a Cannabis foi importante nisso.”
Cannabis Swim Challenge
A competição contou com seis participantes. Além de Bicudo, participaram Peu Guimarães e Fernando Paternostro, triatletas amadores do Atleta Cannabis; Felipe Pita, treinador de triathlon; a multiesportista Silvia “Shubi” Guimarães e a ex-nadadora profissional Taluana Duarte.
Na disputa, os atletas tiveram que nadar em uma esteira de natação – uma piscina que produz uma correnteza de velocidade controlada-. O participante que conseguisse nadar por um minuto na maior velocidade foi declarado vencedor.
Antes da prova, todos os participantes tomaram óleo de Cannabis medicinal com composição de 15 partes de THC para uma de CBD. Tudo sob supervisão e orientação do médico Roberto Beck.
“O THC é broncodilatador e vasodilatador e, nessas provas que são tiros curtos, ajuda demais a oxigenar o sangue”, afirmou Fernando Paternostro.
“Esse processo ajuda a recuperar mais rápido para fazer a outra bateria. É essencial ter feito o uso do produto e faz toda diferença.”
O vencedor
Paulo Bicudo foi quem conseguiu sustentar a natação por um minuto na maior velocidade. Peu ficou na segunda colocação, Pita em terceiro e Fernando em quarto. Taluana e Shubi completaram a classificação.
“Da Cadeira de rodas ao Pontal”
O resultado demonstrou a evolução clínica de Bicudo, que há poucos meses estava em uma cadeira de rodas, e de performance, visando a disputa da Travessia do Leme ao Pontal.
“Foi uma manhã incrível, onde eu pude dividir a alegria de nadar com meus amigos e alunos, Fernando, Peu e Taluana. Nadar é minha paixão e dividir com essa turma toda foi a gota de motivação que faltava para seguir firme com os treinos rumo ao pontal”, disse Bicudo.
“Ter a Camila, minha esposa, junto comigo nesse processo e ver as coisas maravilhosas que estamos colhendo, me mostra que estamos no caminho certo para realizar o sonho da travessia do Leme ao Pontal.”
Bicudo precisa se dedicar quase integralmente aos treinos até a competição. Para que isso seja possível, busca apoio de empresas e pessoas que querem ver seu nome atrelado ao esporte e à saúde.
Os interessados podem acompanhar passo-a-passo o projeto pelo instagram @dacadeiraderodasaopontal e entrar em contato com sua esposa, Camila Hauk, pelo telefone (11) 98686-6353.
Agende sua consulta
Os atletas que buscam uma melhora na qualidade de vida, da recuperação muscular e, consequentemente, do desempenho, podem clicar aqui para marcar uma consulta com o médico Roberto Beck.
O profissional faz parte de um time com mais de 200 médicos e profissionais da saúde com experiência na prescrição de Cannabis medicinal que estão disponíveis para consulta pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde.