Pesquisa realizada nos Estados Unidos sugere que a Cannabis pode substituir opióides para alívio da dor. Segundo o estudo publicado na revista Substance Use & Misuse, a Cannabis pode ser um substituto viável para opioides eficazes.
Frequentemente os opioides são utilizados para o alívio da dor. E em meio à crise dos opioides dos EUA, esta pesquisa destaca que a Cannabis pode ser uma alternativa real.
Aproximadamente 90% dos mais de 2.100 participantes da pesquisa afirmaram que a Cannabis era “muito” ou “extremamente” útil no tratamento de condições médicas como:
Cannabis e o aumento da qualidade de vida
Entre os dados que se destacam desta pesquisa está o aumento na qualidade de vida de aproximadamente 90% dos participantes. Exatamente, 88,7% das pessoas que estavam na pesquisa disseram que a Cannabis se tornou importante para a qualidade de vida.
Redução de uso de opioides – incluindo oxicodona e codeína- com Cannabis
Dos mais de 3/5 dos participantes da pesquisa que estavam tomando opioides – incluindo oxicodona e codeína – antes de receberem Cannabis, 79% conseguiram parar ou reduzir o uso deles assim que começaram a usar a planta.
Redução da dor
Quase 86% disseram que ajudou a reduzir a dor e 84% disseram que sua dor não estava interferindo nas atividades sociais normais tanto quanto antes de começarem a usar maconha medicinal.
Baixos efeitos colaterais
Entre os principais efeitos colaterais identificados pelos participantes da pesquisa está a boca seca, o aumento do apetite e a sonolência.
Conclusão
Os dados da pesquisa sugerem que alguns pacientes diminuíram o uso de opioides sem prejudicar a qualidade de vida ou o funcionamento da saúde, logo após o uso da Cannabis.
Pontos-chaves da pesquisa sobre opioides
- Pacientes com doenças, incluindo dor e saúde mental, relataram que a Cannabis é importante para a qualidade de vida e útil no gerenciamento de sua condição.
- O funcionamento da saúde melhorou em áreas de dor corporal, funcionamento físico e funcionamento social após o início do uso de Cannabis, mas as limitações devido a problemas físicos ou emocionais não foram alteradas.
- O uso de analgésicos à base de opiáceos pode ser reduzido, ou até mesmo cessado, especialmente em pacientes com dor crônica, logo após o acesso à Cannabis.
Agende sua consulta
Aqui no Brasil para dar início ao tratamento com Cannabis, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra cerca de 200 médicos prescritores, com diversas especialidades.