Todos os anos, cerca de 70 mil pessoas morrem nos EUA por overdose de drogas. Mas as drogas ilícitas não são os únicos responsáveis. Dessas mortes, cerca de 15 mil são em decorrência do uso de medicamentos prescritos pelos médicos. Os chamados medicamentos opioides.
Amplamente utilizado na medicina para o tratamento de dor, medicamentos como codeína e a morfina provocam diversos efeitos colaterais – sonolência, náusea e vômito. Mas não fica por aí, já que com o tempo os pacientes tendem a criar resistência, demandando doses cada vez mais altas. O que, muitas vezes, acarreta em overdose. A situação é grave, considerada epidemia pelo governo dos EUA.
O problema é que não existem muitos substitutos para os opioides. Ou melhor, não existiam.
Substituição de opioides por Cannabis
Um estudo de pesquisadores da Society of Cannabis Clinicians confirmaram o que muitos médicos já comprovavam na experiência clínica: a Cannabis pode substituir o uso desses medicamentos.
A pesquisa, coordenada pelos médicos Kevin Takakuwa e Dustin Sulak, acompanhou quase 500 pacientes vítimas de dor crônica que utilizavam opioides associados à Cannabis medicinal em seu tratamento.
Resultados do tratamento de dor crônica com Cannabis
Em menos de um ano, 40% dos pacientes haviam abandonado completamente o uso de opioides. Outros 45% conseguiram reduzir o consumo desses medicamentos. Quase metade relatou que as dores diminuíram consideravelmente após o tratamento com Cannabis, além de terem sentido uma melhora na capacidade funcional (80%) e da qualidade de vida (87%). 67% dos participantes não pretendiam continuar usando opioides no futuro.
“Os pacientes neste estudo relataram que a Cannabis foi um complemento útil e substituto dos opioides prescritos no tratamento da dor crônica. Teve o benefício adicional de melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida”, concluíram os pesquisadores.
Mais estudos
Outro estudo testou o efeito dos fitocanabinoides em animais com dor aguda e neuropática e descobriram que seus efeitos analgésicos, que incluem também propriedades anti-inflamatórias, são até 10 vezes mais potentes que a morfina. Em contrapartida, não há, em toda a história, qualquer relato de overdose pelo uso de Cannabis.