A busca por bem-estar e qualidade de vida é uma constante para quem convive com dores fortes e frequentes, como a artrite. Muitas vezes, os sintomas são intensos e os tratamentos convencionais não trazem o alívio esperado.
O uso de medicamentos com canabinoides como complemento ao tratamento dá esperança a muitos pacientes com artrite reumatoide e psoriática. Uma pesquisa em clínicas de reumatologia nos Estados Unidos mostrou que pacientes com essas condições relataram redução significativa na dor e fadiga.
A diferença entre as artrites
A artrite reumatoide e a artrite psoriática são doenças inflamatórias crônicas que causam inchaço e rigidez, além das dores nas articulações. Apesar de sintomas parecidos, elas têm diferenças importantes.
Artrite reumatoide
Doença autoimune onde o sistema imunológico ataca as articulações. Geralmente, afeta mãos e pés de forma simétrica (ambos os lados do corpo).
Artrite psoriática
Também é uma doença autoimune, porém está ligada à psoríase. A psoríase é uma condição onde o sistema imunológico ataca a pele e, com o tempo, também pode atingir as articulações.
No estudo, que teve 290 participantes, a maioria tinha a artrite reumatoide (85%) e uma parcela menor artrite psoriática (15%). Além disso, 82% dos participantes eram mulheres.
O alívio nos sintomas
Cerca de 17% dos pacientes com artrite reumatoide e 12% dos com artrite psoriática disseram usar medicamentos com derivados da Cannabis para aliviar os sintomas. O uso de produtos com canabinoides em diferentes formatos (tópico, oral ou inalado) foi associado a uma redução significativa da dor, medida por uma escala específica. Do mesmo modo, pacientes relataram melhorias em outros sintomas, como rigidez, fadiga e inchaço.
Mais estudos são necessários para compreender com mais clareza como os canabinoides atuam nessa condição. Pesquisas anteriores sugerem que produtos tópicos e orais com derivados da Cannabis têm efeito anti-inflamatório e regulador do sistema imunológico. Ajudando, portanto, no tratamento da artrite e de outras condições inflamatórias.
O canabidiol (CBD), em especial, pode diminuir a produção de citocinas e regular a resposta exagerada das células do sistema imunológico. Isso reduz o inchaço, melhorando a mobilidade e alivia as dores.
O relato de uma paciente com artrite psoriática
Na nossa sessão “História dos pacientes”, contamos o caso da Leticia Veronez, que usou medicamentos com Cannabis e teve melhoras rápidas.
“Para minha surpresa, com apenas dois meses de tratamento com o óleo, eu já estava sem sintomas. Parei de sentir dores nas articulações, não tenho mais problema na unha, manchas pelo corpo, nem problemas no meu couro cabeludo. Também notei o quanto o meu sono melhorou.
Outro ponto que fez muita diferença foi o meu estado emocional. Como eu vivia com dor e inflamação, isso refletia na maneira como eu reagia aos estímulos e fatos externos. Vivia ansiosa, reativa, dando patada. Hoje, todos notam a diferença: estou muito mais tranquila.”
Leia aqui a história completa da Leticia.
A procura por orientação médica
O estudo apontou também o interesse dos pacientes em discutir o uso de canabinoides com seus médicos — 81% no grupo com artrite reumatoide e 86% no grupo com artrite psoriática. Nesse sentido, os pesquisadores destacaram “a importância de iniciar um diálogo entre médicos e pacientes para aumentar a transparência, o conhecimento médico, a educação e o melhor relacionamento médico-paciente, levando, em última análise, à segurança do paciente e aos resultados”.
Se você deseja iniciar um tratamento para artrite com medicamentos à base de Cannabis, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional da saúde para uma orientação adequada sobre o tipo de produto e a dose para alcançar o alívio das dores, rigidez e inchaço.
Acessando a nossa plataforma de agendamento, você pode marcar uma consulta com médicos experientes nesse tipo de prescrição e que estão prontos para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta!