As iniciativas da Kaya Mind em diferentes esferas do ecossistema da Cannabis não param. Então, agora, o braço de educação da empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da Cannabis acaba de lançar o curso “Cannabis para Comunicadores”. E o melhor: os leitores do Portal Cannabis & Saúde têm acesso ao cupom de desconto exclusivo, clicando aqui.
O curso é ministrado por Thiago Cardoso, CIO e cofundador da Kaya Mind, e também por Marcus Bruno. O jornalista é um referência no quesito comunicação canábica no Brasil. Com exclusividade , conversamos com Bruno sobre a iniciativa e a gravação você pode conferir em nosso canal no YouTube:
“O bom jornalismo pode pautar a sociedade e mudar a política de drogas do Brasil, por exemplo”
Quando falamos sobre a planta e seus benefícios, na opinião de Bruno, ainda há muita falta de informação de qualidade. Assim, Esta carência de conteúdos precisos, aptos e relevantes sobre o assunto ainda reflete na mentalidade das pessoas e no preconceito sobre a Cannabis. Na realidade, isso interfere também no acesso à medicina canabinoide e na atual política nacional de drogas.
“A Cannabis ficou 90 anos, desde os anos 1930 até a década de 2010, apenas nas páginas policiais. Quase um século de cobertura negativa sobre a maconha. De fato, ela só aparecia na parte policial”, explica o jornalista.
Responsabilidade jornalística quando falamos sobre Cannabis
Ainda neste sentido, Bruno destacou que há muita informação equivocada, circulando atualmente na imprensa. Mas estas são divididas em duas categorias: “Quando falo sobre o punitivismo penal midiático, este é o que chamo de erro de má fé, pois é um conteúdo prejudicial à sociedade. Mas também existe o bom jornalista, que acaba cometendo erros de boa fé, por falta de informação. Por exemplo, chamar o K2 de maconha sintética, é um erro. Os efeitos são totalmente diferentes de maconha. Outro exemplo é quando se diz que a Cannabis medicinal é apenas o CBD, e não o THC. Quando o primeiro remédio aprovado pela Anvisa – que é o Mevatyl – tem mais THC que o CBD, não podemos falar assim. Temos que saber onde estamos pisando para falar”, destacou.
Projetos sólidos: as oportunidades do Curso Cannabis para Comunicadores
Além de fortalecer a educação no setor, a iniciativa pretende apresentar o conhecimento necessário para que os participantes possam desenvolver projetos sólidos. Com isso, os alunos poderão entregar melhores resultados na área da Comunicação canábica.
Para quem ficou interessado no curso Cannabis para Comunicadores, o conteúdo está organizado da seguinte maneira:
- MÓDULO 1: Apresentação + Abertura do Curso
- Por que esse curso é tão importante?
- Introdução à Kaya Mind
- Introdução aos professores
- Como usar os materiais
- Introdução ao curso
- MÓDULO 2: A História da Cannabis na Imprensa Brasileira
- Cenário geral e histórico
- Comunicação canábica antes da proibição
- Racismo e preconceito para falar de cannabis
- Cannabis e os movimentos sociais
- Como a cannabis está hoje na mídia
- Análise das matérias na imprensa atual
- MÓDULO 3: Jornalismo Policial e Sensacionalismo
- Sensacionalismo no jornalismo brasileiro
- Populismo penal midiático
- Populismo penal midiático com fins eleitorais
- MÓDULO 4: Comunicação canábica na saúde
- Marcos legais
- Produtos de cannabis
- Baseado em evidências
- MÓDULO 5: Jornalismo Político e a Cannabis
- Lei de Drogas
- Uso político de drogas
- Cenário político atual
- MÓDULO 6: Jornalismo Econômico e a Cannabis
- Principais empresas globais
- A bolha estorou, de novo!
- Mercado brasileiro
- Fundos de investimento e outros mercados
- MÓDULO 7: Cultura, entretenimento e uso adulto
- Cultura 420 e grower
- Genéticas
- Extrações
- Headshops e marcas
- Eventos e personalidades
- Redução de Danos
- MÓDULO 8: Imprensa especializada em cannabis
- Veículos Internacionais
- Veículos Nacionais
- MÓDULO 9: Mercado de trabalho
- Autores
- Protagonismo canábico
- Protagonistas e personalidades
- Tema das matérias
- Profissiões da cannabis
- Conclusão e próximos passos