A Cannabis de uso médico pode ser importante como coadjuvante de tratamento na oncologia melhorando a qualidade de vida do paciente oncológico, tanto durante o tratamento como após a remissão da doença.
Atualmente, muitos pacientes conseguem a cura da doença oncológica, porém podem permanecer sequelas inerentes ao tratamento que comprometem a qualidade de vida. Durante o tratamento da doença, os fitocanabinoides, isto é, as substâncias presentes na Cannabis, podem ser utilizados como coadjuvantes para amenizar as náuseas e vômitos secundários à quimioterapia e a dor, para melhorar a qualidade de sono, os distúrbios do humor, o apetite, etc, com melhora significativa da qualidade de vida.
Após o tratamento, ela pode amenizar as sequelas do tratamento, como por exemplo, a dor crônica de difícil controle. Alguns estudos enfatizam a segurança dos canabinóides quando usados em oncologia. Porém, vale ressaltar que dependendo do tipo de tratamento quimioterápico, como a imunoquimioterapia, o uso da planta pode prejudicar o resultado do tratamento.
O uso da cannabis como coadjuvante no tratamento de pacientes oncológicos potencializa os efeitos analgésicos dos opioides, aumentando a sua eficácia e diminuindo os colaterais que eles podem causar.
É importante que o paciente procure sempre um profissional médico com conhecimento adequado do Sistema Endocanabinoide e da planta Cannabis, e que ele atue em sintonia com os colegas responsáveis pelo tratamento oncológico, para uma prescrição segura e eficaz.
Referência Bibliográfica
Vinette, B., Côté, J., El-Akhras, A. et al. Routes of administration, reasons for use, and approved indications of medical cannabis in oncology: a scoping review. BMC Cancer 22, 319 (2022). https://doi.org/10.1186/s12885-022-09378-7.
O Portal Cannabis & Saúde conta com colunistas capacitados e experientes, que produzem um conteúdo sério e com rigor científico em relação à Cannabis. Todas as colunas e informações apresentadas nelas são responsabilidade dos próprios colunistas. Da mesma forma, a propriedade intelectual dos textos é de seus autores.
Cannabis e saúde da mulher com Dra. Maria Teresa Jacob
Confira abaixo a live que realizamos com a participação da médica anestesiologista, com área de atuação em Dor, Acupuntura e Pós-Graduação em Endocanabinologia e Cannabis Medicinal, Dra. Maria Teresa Rolim Jalbut Jacob (CRM: 41787/SP). Ela falou de endometriose, fibromialgia, dores oncológicas, cólica, menopausa e também saúde mental e sexual da mulher.
Leia mais colunas da Dra. Maria Teresa: