Nesta sexta-feira, 19 de maio, celebramos o Dia Nacional de Combate à Cefaleia. Esse dia é dedicado para conscientizar sobre os diferentes tipos de dores de cabeça, os sintomas, tratamentos e, aqui no Cannabis & Saúde, lembramos dos benefícios que os canabinoides têm no tratamento para os tipos mais comuns de cefaleia.
Na Classificação Internacional das Cefaleias (ICHD-3, na sigla em inglês), são mais de 200 tipos de cefaleias já registradas e essa é uma das condições com maior potencial para incapacitar uma pessoa. Globalmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 4% da população é afetada por uma dor de cabeça recorrente em 15 dias ou mais todo mês.
O que é uma cefaleia
Se você já sentiu uma dor de cabeça, você sabe bem o que é uma cefaleia. Cefaleia é um termo técnico para as dores de cabeça que nos afetam por vários motivos. Geralmente, para tratar uma dor desse tipo, recorremos a analgésicos que não precisam de receita após identificarmos o problema.
No entanto, quando essas dores voltam com frequência, é necessária uma outra abordagem sobre esse sintoma e é importante buscar auxílio médico. Como mencionamos anteriormente, essas dores podem aumentar gradativamente e prejudicar as atividades diárias e a qualidade de vida do indivíduo.
A Cannabis no tratamento de cefaleias
Temos acesso a uma variedade de medicamentos analgésicos para lidar com uma dor de cabeça pontual. Porém, ao tomar esses fármacos com muita frequência, eles podem trazer efeitos adversos indesejados, como afetar os rins ou o fígado. Uma alternativa para esses casos é a Cannabis.
Se utilizada com acompanhamento médico, a Cannabis pode devolver qualidade de vida e bem-estar para pacientes que sofrem de diversos tipos de cefaleia, principalmente a enxaqueca. Fizemos uma live com o neurologista Carlos Bosco Marx que esclareceu as principais dúvidas sobre como os canabinoides atuam no tratamento dessa doença. Você pode assistir a live completa no vídeo abaixo.
Além de Marx, um estudo feito por pesquisadores britânicos investigou a segurança e eficácia da Cannabis no tratamento de cefaleias, incluindo a enxaqueca. No artigo UK medical cannabis registry: assessment of clinical outcomes in patients with headache disorders os participantes relataram melhoras de alguns sintomas das cefaleias, como a intensidade e a frequência das dores, melhoras no sono e na ansiedade.
Neste recente estudo clínico cruzado, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, mostrou que a combinação de canabidiol (CBD) e delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) é mais eficiente para aliviar as dores causadas pela enxaqueca do que o uso isolado desses canabinoides.
Mulheres são mais afetadas
As mulheres são o grupo mais vulnerável a sofrer cefaleias devido às alterações hormonais, principalmente as que ocorrem no período menstrual. Por outro lado, essa não é a única possível causa da cefaleia. Veja a seguir uma lista com algumas das possíveis causas de crises de cefaleia.
- Tabagismo
- Excesso de cafeína
- Distúrbios do sono
- Jejum prolongado
- Problemas nos olhos
Embora ter uma dor de cabeça não pareça uma questão grave, ela pode ser sintoma de outra condição de saúde e é importante tratá-la adequadamente. Se as dores são frequentes, o auxílio de um médico é fundamental para identificar as causas e melhores tratamentos.
Em alguns casos a cefaleia não responde aos tratamentos convencionais e muitos pacientes optam por utilizar a Cannabis, com sucesso. Nesse sentido, estudos mostram que o uso dos canabinoides para cefaleias e enxaqueca é eficaz e seguro. E se você quer começar um tratamento de forma legal, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico experiente pela nossa plataforma de agendamentos. Lá você encontra mais de 250 médicos prontos para entender o seu caso e recomendar o melhor produto possível.