Celebramos hoje no Brasil o Dia do Farmacêutico. Segundo o site do Conselho Federal de Farmácia, a data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916.
E para a data selecionamos dados que você precisa saber sobre a venda de Cannabis nas farmácias.
1. É possível sim comprar Cannabis nas farmácias do Brasil
Encontrar produtos à base de Cannabis já é uma realidade no Brasil, embora muitas pessoas ainda não sabem disso. As vendas destes produtos estão dentro da RDC 327 da Anvisa, que estabelece regras para concessão de autorização sanitária para produção e comercialização no Brasil de produtos derivados de Cannabis.
Para realizar a compra de produtos à base de Cannabis diretamente nas farmácias:
- Passo 1: Realizar consulta com um médico prescritor de Cannabis.
- Passo 2: Obter prescrição médica para produtos que estão à venda nas farmácias. Não há diferença em relação às patologias, após o diagnóstico com o médico e a prescrição em mãos, já é possível comprar o produto.
- Passo 3: Comprar o produto no estabelecimento que você escolher.
Segundo o relatório da Kaya Mind realizado no final de 2022, no Brasil existem 89.879 farmácias. O que é uma média de 2.392 habitantes por farmácia.
2. Existem aproximadamente 45 formas farmacêuticas disponíveis no mundo de produtos à base de Cannabis
Ainda segundo o relatório da Kaya Mind, existem hoje aproximadamente 45 formas farmacêuticas disponíveis. Porém as fórmulas farmacêuticas principais, e mais populares, são:
Óleos com diferentes concentrações de canabinoides, como CBD e THC.
- Goma
- Cápsula de gelatina mole
- Creme
- Gel de uso tópico
3. A tendência é que aconteça um crescimento na venda de Cannabis nas farmácias
Atualmente, 13 empresas receberam autorização da Anvisa para vender seus produtos à base de Cannabis nas farmácias do Brasil. Porém, recentemente divulgamos que a tendência é que aconteça um crescimento desta oferta de produtos.
Por exemplo, a chegada de novos players no Brasil irá impactar diretamente este mercado. Como é o caso da Endogen, que chega com o propósito de acelerar a velocidade de entrega destes produtos. A empresa quer garantir que através das prateleiras das farmácias do Brasil os pacientes e familiares tenham a opção de encontrar produtos de Cannabis que promovam bem-estar e equilíbrio.
4. Curso e manual sobre Cannabis para farmacêuticos será lançado em 2023
Recentemente conversamos aqui com a pesquisadora e farmacêutica Margarete Akemi Kishi, que trouxe alguns highlights sobre a RDC 327 e também sobre o panorama em relação à planta em 2023.
Kishi defendeu que a educação é fundamental para a cadeia de Cannabis, tanto para quem produz tanto quanto para quem prescreve para evitar confusões sobre o tema. E anunciou o lançamento de um curso e de um manual sobre Cannabis por parte do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo.
“O Conselho de Farmácia vai lançar um curso gratuito para farmacêuticos, de orientação, dispensação e atendimento clínico. Estamos elaborando também um manual que deve ficar pronto no início de 2023 só sobre a Cannabis”, anunciou a coordenadora do Grupo de trabalho sobre Cannabis do Conselho Federal de Farmácia e também Coordenadora do Comitê sobre Cannabis do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo.
5. Mais de 50 farmácias magistrais já podem manipular canabidiol
A manipulação de Canabidiol tabém já uma realidade no país. Mesmo sem autorização da Anvisa, farmácias de manipulação conquistam na justiça o direito de manipular molécula da Cannabis.
Neste sentido, em setembro de 2022, anunciamos o fato de que mais de 50 decisões judiciais autorizam as farmácias de manipulação a ministrar o Canabidiol (CBD), molécula presente na Cannabis com diversos potenciais.
O número da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) demonstra que já existe uma jurisprudência favorável ao setor. E que a judicialização de processos para requerer o direito de fazer parte do mercado medicinal da Cannabis no Brasil também segue num gráfico crescente.
Agende sua consulta
Como falamos no início da matéria, se você quer começar o seu tratamento com Cannabis, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra cerca de 250 médicos prescritores, com diversas especialidades. Mais de 9 mil pacientes já agendaram consultas conosco.