Na Inglaterra, a Rainha Vitória fazia uso da planta para alívio das cólicas menstruais.
A partir de 2010 os estudos clínicos demonstram o efeito benéfico que a Cannabis tem no tratamento das dores e inflamação da endometriose, doença que ocorre em 1 entre 10 mulheres, nas cólicas menstruais e na dor durante o ato sexual.
Isto se deve à presença do Sistema Endocanabinoide, sistema de equilíbrio do nosso organismo, em todo sistema reprodutivo feminino e também à sua presença em uma região do cérebro que regula todos os nossos hormônios.
O Sistema Endocanabinoide é muito importante na fertilidade, na reprodução e função endócrina da mulher. O endocanabinoide Anandamida, conhecida como substância da felicidade, uma substância que nós produzimos e que é extremamente importante para o bom funcionamento do sistema endocanabinóide, é essencial para a saúde da mulher.
O homem tem uma concentração muito maior de anandamida no cérebro, enquanto na mulher ela está presente em uma concentração muito grande no útero chegando a 100x mais na menstruação.
Desta forma, se esse sistema endocanabinoide não estiver funcionando corretamente, os fitocanabinóides presentes na Cannabis, podem ser utilizados para restabelecer o equilíbrio e a sáude feminina
Apesar de existirem estudos que comprovam estas indicações, são necessários mais estudos clínicos de boa qualidade, com seguimento a longo prazo e estandardizados, para sabermos, entre outras coisas, quais os canabinoides seriam melhores nas patologias femininas, quais as concentrações e combinações seriam mais eficazes no controle das patologias e dos sintomas, extremamente desagradáveis, que comprometem tanto a qualidade vida da mulher.
Feliz Dia da Mulher para todas nós!
O Portal Cannabis & Saúde conta com colunistas capacitados e experientes, que produzem um conteúdo sério e com rigor científico em relação à Cannabis. Todas as colunas e informações apresentadas nelas são responsabilidade dos próprios colunistas. Da mesma forma, a propriedade intelectual dos textos é de seus autores.
Cannabis e saúde da mulher com Dra. Maria Teresa Jacob
Confira abaixo a live que realizamos com a participação da médica anestesiologista, com área de atuação em Dor, Acupuntura e Pós-Graduação em Endocanabinologia e Cannabis Medicinal, Dra. Maria Teresa Rolim Jalbut Jacob (CRM: 41787/SP). Ela falou de endometriose, fibromialgia, dores oncológicas, cólica, menopausa e também saúde mental e sexual da mulher.
Leia mais colunas da Dra. Maria Teresa: