Quem já teve uma conta nas redes sociais com assuntos como cannabis, sabe da dificuldade de conseguir engajar e crescer a base de usuários. Ferramentas como o Instagram, Facebook e TikTok tem em seus algoritmos o grande capataz das entregas de engajamento, novos seguidores, comentários e as famosas curtidas. E para os usuários “convencionais”, basta comentar sobre o assunto cannabis, que la vem ele novamente limitando a exposição de conteúdo dentro da plataforma. Isso sem falar nas inúmeras contas que acabam caindo por violar os termos e condições da plataforma, os conhecidos guidelines.
E assim vamos tentando burlar esse atento algoritmo criando maneiras de nos expressar sem ter o assunto marcado como impróprio; nessas surgem as c4nn4bis, T H C, Cêbedê, m4conh4… entre outros. Quem garante que essas palavras já não foram incluídas nos mapeamentos nas redes?
Porém, e de forma recente, começamos a enxergar novos horizontes se abrindo. Depois de buscar todos os meios administrativos possíveis, a empresária Thaise Alvarez se deu conta de que precisaria recorrer à justiça para recuperar mais de 10 anos de história, fotos e contatos perdidos. E a decisão foi favorável. Em 24 horas, a juíza de Direito substituta, Lilian Resende Castanho Schelbauer, da 24ª vara Cível de Curitiba/PR, entendeu – em caráter liminar – que não houve motivo para justificar a suspensão do perfil e determinou a reativação da conta sob pena de multa diária de R$ 1 mil, com limite máximo de R$ 50 mil.
O Atleta Cannabis, maior comunidade de Cannabis e Esportes do Brasil, conquistou também uma vitória no processo judicial contra o Facebook por decorrência de incessantes e injustificadas suspensões da sua conta no Instagram. Após ter o perfil removido diversas vezes, sem a apresentação de qualquer comunicação prévia por parte do Instagram, o Atleta Cannabis buscou na Justiça a forma de garantir que o perfil não seja derrubado nunca mais.
Além disso, receberam o valor de R$ 5 mil reais de indenização por danos morais diante da conduta abusiva da rede social.
E claro, não poderia deixar de fora, a mudança recente do Twitter feita por Elon Musk. O Twitter está flexibilizando suas políticas de publicidade para permitir que as empresas de cannabis promovam suas marcas no serviço. As mudanças tornam o Twitter a primeira grande plataforma de mídia social a receber anúncios de cannabis nos Estados Unidos. Embora a mudança permita que as empresas que vendem produtos de cannabis anunciem seus negócios, ainda haverá algumas restrições sobre o que pode aparecer nos anúncios. Os anúncios não podem “promover ou oferecer a venda de cannabis” diretamente, com exceção de certos produtos de CBD. Também existem restrições relacionadas à idade e localização que limitam quem pode ser segmentado com anúncios relacionados à cannabis. A mudança é a maneira mais recente de o Twitter reformular suas regras sob a liderança de Elon Musk para permitir conteúdo que antes era proibido. A atualização da política também ocorre em momento em que muitos anunciantes abandonaram a plataforma ou reduziram significativamente o quanto estão gastando. Ao se abrir para as empresas de cannabis, que até agora tinham opções extremamente limitadas para alcançar as pessoas nas plataformas de mídia social, o Twitter tem a oportunidade de trazer novo conjunto de anunciantes.
E nessa linha de novos horizontes, com plataformas do tamanho do Twitter revendo suas políticas, e indivíduos e organizações buscando seus direitos na justiça, que vamos conseguindo aos poucos empurrar essa barra pra cima; trazendo cada vez mais oportunidades para esse mercado emergente e tão promissor que é a cannabis.
Claro que eu não poderia deixar de fazer a ponte para o Esporte, e como o crescente aumento de atletas que fazem uso de cannabis medicinal tem mudado o paradigma em torno da planta.
Esses atletas usam as redes sociais para contar suas experiências com o tratamento com cannabis. Valendo-se da liberdade de expressão, e sem fazer qualquer tipo de afirmações de saúde ou oferecer os produtos; eles vem contando sua história e como a cannabis auxilia dentro e fora dos treinos. Relatos como melhora na qualidade do sono, da recuperação muscular, do controle do processo inflamatório e até mesmo de melhora na performance em decorrer dos benefícios indiretos; o público no geral vem sendo exposto a esse conteúdo e aceitando de forma gradativa essa evolução.
Portanto fica o pensamento: De forma clara, objetiva e dentro da lei, qualquer um pode compartilhar o que pensa e sente. E somente quando tivermos uma massa crítica too Big to fail vamos enxergar essa mudança real nas redes sociais e no dia-a-dia da população.