Kaelly Virginia Saraiva, além de ser profissional da saúde que estuda e trabalha com a Cannabis, se tornou paciente e encontrou o alívio para suas queixas
“Vejo bem de perto os benefícios da Cannabis para a melhora global da saúde dos meus pacientes. Em primeiro lugar, sou enfermeira, trabalho como professora universitária, e faço parte de um grupo de pesquisa com a Cannabis medicinal. Consequentemente, sou cúmplice do quanto a planta atua como um poderoso e eficiente medicamento para vários diagnósticos, inclusive doenças consideradas muito graves, como Alzheimer, câncer e epilepsia.
Por outro lado, no meu trabalho, uso terapias alternativas e complementares, daí toda a minha afinidade com a Cannabis, como uma planta fitoterápica. Além disso, tenho Mestrado em Saúde Comunitária e Doutorado em Políticas Públicas de Saúde da Mulher e de doentes mentais. Lentamente, acompanhando meus pacientes, inclusive a minha mãe, que sofre com Alzheimer, fui me aprofundando no interesse pela planta e conhecimento das suas propriedades.
Se, por um lado, eu já tinha o desejo de usar a Cannabis para tratar das minhas próprias questões de saúde, por outro lado, acabava postergando o tratamento, por achar que o meu caso não era tão grave assim. Mas isso, foi só até o começo desse ano, 2023, quando me vi cheia de sintomas, com uma qualidade vida muito ruim e precisando recorrer a vários remédios. Então, definitivamente, entendi que não podia mais adiar o meu autocuidado. Além de profissional da saúde, me tornei paciente, que faz tratamento e colhe os benefícios da planta.
Melhora global da asma, dores crônicas, sintomas de menopausa e de depressão com a cannabis
Antes de tudo, minhas questões começaram cedo. Desde que tinha 18 anos, sofro com asma. Anteriormente, meu estado era crônico, com uma média de 12 a 15 crises por dia. Por conta disso, acabei desenvolvendo o que os médicos chamam de enfisema pulmonar, uma doença degenerativa grave, devido à agressão aos tecidos do pulmão. E, para combater e tratar a asma, precisei de muito remédio anti-inflamatório. Isso me causou dores crônicas nas articulações, como um dos efeitos colaterais do medicamento. Esse é o problema do uso de remédio a longo prazo, a gente nunca sabe o que ele pode prejudicar no nosso organismo.
Posteriormente, meu quadro se agravou no ano de 2016, quando peguei chikungunya, aquela doença viral transmitida por mosquito, que causa muita dor muscular. Infelizmente, fiquei com sequelas, sentindo dores fortíssimas e diárias nos meus quadris, coxas e joelhos. Remédio alopático algum resolvia a minha dor.
Entretanto, foi aos 50 anos, que vi a minha qualidade de vida desmoronar de vez. É que entrei na menopausa e notei a queda brusca de hormônios. Resultado: passei a dormir e acordar muito mal, me sentindo extremamente cansada, sem concentração e sem clareza mental. Meus pensamentos ficaram confusos e me faltava disposição para realizar coisas simples do cotidiano, como ler um livro.
Outro ponto importante, e também preocupante, era o meu emocional. Tenho histórico de depressão e, embora com a doença psiquiátrica aparentemente controlada, sempre estive numa espécie de quadro depressivo. Parecia que qualquer coisinha iria desestabilizar meu humor.
Melhora global: substituí vários remédios por uma planta só
Quando dei por mim, precisava de um coquetel de medicamentos, para tentar aliviar e tratar meus sintomas. Remédio para asma, remédio para dor, remédio para dormir, remédio para ansiedade e depressão. Ou seja, se eu fosse mesmo tomar remédio para tudo, o que seria do meu organismo?
Foi então que marquei uma consulta online com o doutor Renan André Abdalla de Souza, clínico geral e prescritor de Cannabis medicinal. Ele foi fantástico e me explicou como usar a planta para todas as minhas queixas de saúde. No fim, troquei todos os remédios por uma planta só!
Pode parecer exagero, mas o tratamento com a Cannabis já me trouxe resultados que remédio algum chegou perto de me proporcionar! A começar pelas dores crônicas, elas zeraram. Também não sei mais o que é depressão e instabilidade emocional. Até mesmo a asma, que me acompanha há tantos anos, melhorou visivelmente! Se antes eu tinha 15 crises por dia, hoje, no máximo, tenho uma crise por semana! E olhe lá, porque isso só aconteceu quando fiquei muito exposta à poeira ou fumaça.
Melhora do sono
Outra coisa que mudou demais é a qualidade do meu sono. Parece que durmo 12 horas por noite, de tão bem que me sinto ao acordar. Isso é simplesmente maravilhoso e também fica perceptível no tanto que me sinto mais produtiva. Estou numa fase ótima, cheia de ideias e de projetos. E nem esperava conquistar isso com o tratamento com a Cannabis, veio de lucro!
Mais um ponto que me impressiona é que a planta não trata só de doenças e sintomas já instalados, ela é um remédio que previne o avanço de doenças! A minha mãe, por exemplo, quando começou seu tratamento com Cannabis, estava numa fase já avançada do Alzheimer. Ela não reconhecia mais as netas nas fotografias, esquecia de tomar banho e apresentava um comportamento agressivo. Dois anos depois, sob o efeito da Cannabis, vejo o quanto ela melhorou, agora mais tranquila e atenta. Sem contar que sua última ressonância comprovou que a doença regrediu! Isso é muito incrível!
Cannabis: melhora e prevenção
Também acredito no potencial da planta para prevenção. Aqui na minha família, somos todas preocupadas com o surgimento de Alzheimer, por conta do histórico familiar. Além da minha mãe, outras três mulheres foram diagnosticadas com essa doença. Minhas tias, minha irmã e eu estamos apostando na Cannabis como método preventivo. Segundo algumas pesquisas, o CBD pode evitar a criação de proteínas malformadas, relacionadas ao Alzheimer. Também há associação entre os canabinoides e a proteção das células nervosas.
Sim! Sou uma entusiasta em relação à planta e tenho como objetivo ajudar a derrubar o estigma que ainda existe em torno dela. É um tabu não só dos pacientes, mas dos profissionais de saúde também. Acredito que estamos perdendo tempo, impedindo que a ciência avance e nos mostre o tanto que essa planta tem a nos oferecer. Travo uma luta diária para ver esse remédio acessível e distribuído para toda a população, na rede pública de saúde.
Para mim, a Cannabis é equivalente à descoberta da penicilina. E falo isso como profissional da área e como paciente, que sente os benefícios de uma vida muito melhor! Eu vou usar a Cannabis medicinal até meu último dia de vida! Essa planta é o remédio mais poderoso do século XXI e chegou para revolucionar a história da Medicina!
Interessado em iniciar um tratamento seguro com cannabis?
Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra mais de 250 profissionais de saúde prescritores (inclusive, atendendo a Planos de Saúde), de diversas especialidades, todos com experiência no uso de Cannabis para fins terapêuticos. Acesse agora, encontre o profissional que melhor atenda suas necessidades e agende sua consulta!