Pela primeira vez, a Cannabis para fins médicos e terapêuticos é incorporada a um evento de inovação em saúde na capital do Brasil.
O III Encontro Internacional de Inovação em Saúde, promovido pela People&Science e Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicadas (NuPMIA) da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) com apoio do SEBRAE DF, vai discutir durante três dias tudo o que há de mais moderno na área de saúde no Parque Tecnológico de Brasília – BIOTIC. Nessa terceira edição, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro, a grande novidade é a abertura do evento para tratamentos à base de Cannabis.
A coordenadora científica do III INOVATEC, Dra. Andreanne Gomes Vasconcelos, afirma que as pesquisas científicas envolvendo a Cannabis já apresentam resultados promissores no tratamento de diversas doenças e encontros como o Inovatec servem para que a comunidade científica possa dar visibilidade a esses achados da academia.
“A comissão científica entende a importância de debater e fomentar essas discussões científicas sobre o uso medicinal da Cannabis. A gente sabe que as pesquisas têm avançado bastante no tema, com diversas aplicações para o tratamento de muitas condições e doenças, e não só mais doenças neurológicas e do Sistema Nervoso Central. Mas condições como câncer e outras inflamações”, reconhece a pesquisadora.
Para a Dra. Andreanne Vasconcelos, a capital do país ainda carece de eventos científicos e sérios, hoje concentrados no eixo Rio-São Paulo, para colocar a ciência em pauta – especialmente sobre um assunto que ainda é tabu para a maior parte da população. “A gente vê a importância de se debater e trazer essas informações científicas para um evento desse porte como o Inovatec aqui para Brasília, onde ainda existe uma certa ausência ou carência de eventos científicos. E estamos honrados de receber pessoas tão preparadas e qualificadas para falar sobre ciência e inovação envolvendo o tratamento com a Cannabis”, diz Vasconcelos.
Entre os nomes já confirmados para III Encontro Internacional de Inovação em Saúde estão o Dr. Flávio Geraldes Alves, Diretor Científico da Associação Panamericana de Medicina Canabinoide e o Dr. Mario Grieco, especializado em tratamento à base de Cannabis há quase dez anos e autor do livro “Cannabis Medicinal: baseado em fatos”. O presidente do III INOVATEC, Dr. José Leite, afirma que engrandece o evento trazer nomes tão representativos do setor para falar sobre inovações científicas envolvendo os canabinoides.
“Já existem vários produtos derivados da Cannabis, moléculas isoladas e moléculas modificadas para aplicação na saúde, como por exemplo: na área da ansiedade, epilepsia e dor crônica. Neste evento científico queremos que os profissionais da área apresentem artigos, papers e tecnologias inovadoras envolvendo a Cannabis. O nosso foco é inovação”, explica Leite.
De acordo com o Dr. José Leite, a comunidade científica está ansiosa por eventos nesses moldes já que a pandemia adiou o encontro presencial dos pesquisadores. “A primeira edição foi em 2018 e a segunda em 2020. Pela primeira vez o evento será híbrido com transmissão síncrona pelo YouTube. Nesse ano tivemos uma adesão ainda maior de empresas. Há menos de dois meses, o III INOVATEC está praticamente fechado. Estamos muito felizes com a repercussão. Contamos com a parceria do Sebrae e da Faculdade de Medicina da UnB, então é um evento científico com lastro e já conhecido na cidade. Entendemos que a Cannabis é mais uma inovação na área médica que precisa ser debatida e conhecida pelos profissionais da área de saúde. E o nosso evento tem esse objetivo de mostrar práticas revolucionárias e modernas que aumentam a qualidade de vida dos pacientes”, conclui Leite.
Neste ano, o tema central do III Encontro Internacional de Inovação em Saúde é “A Integração do Ecossistema de Saúde para os Desafios da Sociedade Atual”. Além do uso medicinal da Cannabis, profissionais da área médica vão tratar de temas de vanguarda como inteligência artificial aplicada à saúde, nanobiotecnologia, medicina de precisão, tecnologias disruptivas, microscopia avançada e saúde pública, entre outras revoluções que estão em curso na área médica.
Além de palestrantes internacionais e de todo o país, o INOVATEC desse ano ainda contará com a I Feira de Inovação Tecnológica em Saúde do Distrito Federal. Diferentemente das palestras que são pagas, a feira será aberta para quem quiser conhecer novas tecnologias, negócios inovadores e soluções modernas voltadas à área da saúde. A programação do III Inovatec inclui também minicursos que serão ministrados na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, mesas-redondas, meetup de empreendedorismo, apresentação de trabalhos e premiações.
Para ver os detalhes confira aqui:https://doity.com.br/iii-inovatec