Uma pesquisa realizada em Porto Rico revelou que pacientes com distúrbios musculoesqueléticos encontram mais alívio com Cannabis do que com outros medicamentos para o controle da dor, como opióides, por exemplo. No estudo, feito em um centro de referência em Cannabis medicinal na capital do país, San Juan, 89% dos participantes consideraram que a Cannabis foi mais eficaz para controlar a dor do que os analgésicos e outros remédios.
Na avaliação, publicada no periódico da American Academy of Orthopaedic Surgeons (Academia Norte-Americana de Cirurgiões Ortopédicos, na tradução livre), foram ouvidos 184 pacientes que utilizaram uma escala numérica de 0 a 10 para relatar a intensidade da dor que sentiam. Na média, a redução dos níveis de dor foi de 4,47 pontos com uma esmagadora maioria atribuindo essa melhora ao uso da Cannabis.
Alívio para artrite, osteoartrite e fibromialgia
Os distúrbios musculoesqueléticos são um grupo de condições que afetam ossos, articulações, músculos e a coluna vertebral e são uma causa bem comum de dor, às vezes incapacitante. Algumas dessas condições são artrite reumatóide, osteoartrite e fibromialgia, além de pessoas que passaram por cirurgias ou traumatismo recente. Geralmente, o tratamento para esses casos é feito com analgésicos, como opióides.
Os autores do estudo concluíram: “Este estudo mostrou que o uso medicinal de Cannabis entre pacientes com condições de dores musculoesqueléticas reduziu efetivamente os níveis de dor com base nas pontuações relatadas pela escala de classificação numérica. Além disso, a maioria dos pacientes em uso de cannabis medicinal considerou que essa substância representa uma opção melhor do que outros narcóticos (ou seja, opióides) para o controle adequado da dor.”
Outros dados coletados na pesquisa mostraram a percepção dos participantes sobre o uso medicinal da Cannabis.
- 90% recomendariam Cannabis para outras pessoas
- 90% consideraram que a Cannabis deveria ser usada em hospitais por pacientes internados.
- 91% relataram que a Cannabis deveria ser coberta pelos planos de saúde
Cannabis eficaz no controle da dor
Em Porto Rico, o uso medicinal da Cannabis foi regulamentado em 2017 e o país também aposta na Cannabis para reduzir o uso de medicamentos opióides, que podem matar por overdose, têm potencial para o vício e provoca efeitos colaterais adversos como náuseas, enjoo e constipação. Os resultados da pesquisa estão em sintonia com outros estudos, que identificaram como os pacientes estão optando por usar canabinoides no lugar de outros medicamentos para controle da dor.
A Cannabis pode ajudar no controle de vários tipos de dor, desde as crônicas até as do pós-operatório. Você pode usar esse fitoterápico para conseguir melhor qualidade de vida e bem-estar, para isso basta marcar uma consulta com um médico especializado da nossa plataforma de agendamentos.