Um estudo realizado por cientistas da Universidade do Colorado, nos EUA, indicou que o uso de Cannabis está associado a uma maior sensação de prazer após atividade física. Além disso, após uma corrida de aproximadamente 6,2 km, os participantes relataram menos dores.
Embora o desempenho dos atletas amadores tenha sido ligeiramente inferior com a Cannabis, eles destacaram efeitos positivos mais intensos, resultando numa experiência mais agradável. Os sentimentos descritos incluíam tranquilidade, prazer e uma maior “euforia do corredor” (do termo em inglês “runner’s high”).
Cannabis combina com esporte
Por muito tempo, os usuários de Cannabis para fins medicinais ou não foram taxados como preguiçosos e desmotivados. No entanto, com o avanço das pesquisas científicas, esse estereótipo perdeu força. Inclusive, com atletas de alto rendimento aproveitando os benefícios da planta, como nos escreveu o colunista Fernando Paternostro, no seu último artigo (leia aqui o texto Fitocanabinoides e performance esportiva).
Segundo o artigo Running High: Cannabis Users’ Subjective Experience of Exercise During Legal Market Cannabis Use Versus No Use in a Naturalistic Setting, publicado no periódico científico Cannabis and Cannabinoid Research, praticantes de exercícios físicos sem o compromisso com a competição também podem aproveitar os benefícios da planta.
Nesse caso, os pesquisadores avaliaram o impacto da Cannabis na prática de 49 corredores, comparando a experiência de correr com e sem o efeito de algum produto com canabinoides. Os estudo aconteceu no estado do Colorado, nos EUA. Por lá, a Cannabis tem regulamentação para o uso medicinal e adulto, portanto esses estudos são possíveis dentro da legislação local.
“Euforia do corredor”
Participaram deste estudo 49 pessoas entre 21 e 49 anos e eles correram em média 6,2km duas vezes, uma com e uma sem Cannabis. No artigo, os cientistas destacaram um desempenho inferior, porém com uma recompensa subjetiva maior, ao final do exercício com Cannabis.
“Embora os participantes tenham corrido em média 31s por milha mais devagar durante a corrida com Cannabis, essa diferença não foi estatisticamente significativa. Os participantes relataram uma experiência menos negativa, maiores sensações positivas, tranquilidade, prazer, e mais sintomas de “euforia do corredor” durante as corridas com Cannabis (em comparação com as corridas sem Cannabis).
Os participantes também relataram níveis mais baixos de dor após a corrida com Cannabis (em comparação com as corridas sem Cannabis). A percepção de esforço não diferiu entre as corridas.”
Outros estudos já destacaram a importância de praticar exercício físico para a manutenção da saúde física e mental. Da mesma forma, outras análises destacaram como ocorre uma ativação do sistema endocanabinoide, após a prática de esportes. Nesse sentido, os pesquisadores utilizam o termo “euforia do corredor”, para descrever a sensação de prazer e alívio do estresse que os praticantes dessa modalidade sentem, logo após a conclusão da atividade, comparando com as sensações após usar Cannabis rica em THC.
Cannabis e o exercício físico
Além de destacar as sensações agradáveis do exercício, os participantes do estudo também relataram menos dores após a corrida com Cannabis. Frequentemente, trazemos aqui a opinião de especialistas, que recomendam o uso da Cannabis para diversos tipos de dor, inclusive a dor crônica. Nesses casos, tanto produtos para uso oral, quanto para uso tópico trazem resultados empolgantes.
Se você deseja iniciar um tratamento com Cannabis, sendo ou não praticante de um exercício físico, isso é possível de forma segura e legal. Para isso, você precisa obter uma recomendação médica de um profissional devidamente habilitado. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um profissional que está capacitado para avaliar o seu caso e recomendar o melhor tratamento possível.