Um estudo recente, publicado no periódico científico Neuroscience Research, lança luz sobre uma possível conexão entre o consumo de produtos à base de Cannabis e maior empatia. As pessoas que fazem uso regular dos derivados da planta teriam uma capacidade de compreender as emoções alheias maior do que aquelas que não a consomem com frequência.
A pesquisa, desenvolvida na Universidade Nacional Autônoma do México, observou que os consumidores de Cannabis, para uso medicinal ou não, exibem uma maior conectividade em uma área do cérebro associada à empatia chamada córtex cingulado anterior.
Nesse sentido, os resultados desse estudo sugerem que a Cannabis tem potencial para fazer os tratamentos de condições psicológicas ligadas a déficits na interação serem mais eficientes.
A Cannabis estimulando a empatia
Para realizar a pesquisa, os cientistas mexicanos avaliaram dois grupos de formas diferentes. O primeiro grupo tinha pessoas que consumiam produtos com Cannabis regularmente e pessoas que não tinham contato com a planta. Todos foram submetidos a testes psicométricos, esse é um tipo de avaliação que indica o perfil comportamental e habilidades específicas. É um teste largamente utilizado por recrutadores de empresas para avaliar candidatos.
Por outro lado, o outro grupo passou por exames de ressonância magnética funcional para uma análise mais profunda das áreas impactadas do cérebro. Os testes de imagem cerebral revelaram uma maior conectividade no córtex cingulado anterior, área crucial para a empatia, nos usuários recorrentes de produtos com Cannabis.
A capacidade da planta de estimular novas sinapses entre as células do cérebro nessa região sugere que essas pessoas apresentam maior compreensão emocional de outros indivíduos.
Um dos autores do estudo destacou que esses achados abrem novas possibilidades para tratar distúrbios psicológicos associados à interação social.
“Embora sejam necessárias mais pesquisas, esses resultados abrem uma nova e excitante janela para explorar os efeitos potenciais da cannabis no auxílio ao tratamento de condições que envolvem déficits nas interações sociais, como sociopatia, ansiedade social e transtorno de personalidade esquiva, entre outros.”
Alternativa natural para saúde psicológica
A interação dos compostos da planta com o nosso sistema endocanabinoide é capaz de produzir efeitos positivos no funcionamento do cérebro, aprimorando aspectos que vão desde a depressão até a empatia, como mostrou o estudo mexicano.
Além de promover a empatia, a Cannabis também se mostrou eficaz para tratar pessoas com apatia e desmotivação em estudo realizado no Reino Unido. Do mesmo modo, pesquisadores dos EUA observaram como a planta pode ser uma alternativa mais natural e com menos efeitos adversos para pessoas com embotamento emocional. Essa condição também é conhecida como embotamento afetivo e se caracteriza pela desconexão do mundo ao redor.
Portanto, a Cannabis possui muito potencial para ser um complemento para condições que envolvem a saúde psicológica, como a depressão e a ansiedade. Além disso, se apresenta menos efeitos adversos do que a medicação convencional.
Procure orientação médica
Então, se você deseja incluir a Cannabis no seu tratamento, está no lugar certo. Na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um dos nossos médicos experientes na prescrição de canabinoides. São mais de 300 profissionais que estão preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta!