A diversidade do impacto à saúde que os tratamentos com Cannabis podem causar em um paciente é o que mais chama atenção da neurologista Dra. Luana Oliveira. “A Cannabis tem o seu papel no arsenal terapêutico como um todo. Ela vem para se aliar a terapias tradicionais em diversas doenças. Porque melhora diversos sintomas que estão presentes em muitas doenças. Não é a cura nem muitas vezes o tratamento específico da doença em si, mas trata-se de minimizar os sintomas”, destaca a profissional.
A médica, que é parte do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês e integrante do núcleo de Cannabis medicinal desta renomada casa de saúde, foi a responsável por definir o diagnóstico de Doença de Parkinson e prescrever a Cannabis para o deputado Eduardo Suplicy.
Portanto, ela é nossa convidada da live que acontece nesta quinta-feira, às 19h, “Bate-papo com Eduardo Suplicy”. Durante nossa live parlamentar irá compartilhar sua experiência como paciente de Cannabis Medicinal para tratamento de Parkinson, doença diagnosticada recentemente e da qual segue em tratamento.
Inscreva-se agora na nossa live “Bate-Papo com Eduardo Suplicy
Cannabis no tratamento do Parkinson
Em relação aos tratamentos com fitocanabinoides como o CBD, o THC e o CBG, para o Parkinson a médica aponta que não há ainda estudos robustos afirmando que melhora a parte motora e não motora. Mas que já existe um corpo de evidências e de artigos dizendo que pode melhorar sim a qualidade de vida.
“A Cannabis atua reduzindo a dor, a insônia e a ansiedade no paciente com Parkinson”, pontua.
Cannabis e Parkinson: Qual é o impacto na qualidade de vida do paciente com Parkinson?
“O paciente com Parkinson não tem somente sintomas motores, como tremor, rigidez, dificuldade para caminhar. E é muito frequente que este paciente tenha também dor e que ele tenha problemas de sono, ansiedade e depressão. Então a Cannabis entra como um adjunto do tratamento para minimizar estes sintomas que quando presentes reduzem a qualidade de vida do paciente”, explica Dra. Luana.
Neste sentido, selecionamos aqui histórias inspiradoras de pacientes que encontraram a tão buscada qualidade de vida com tratamentos realizados com produtos à base de Cannabis:
- “Com a Cannabis, eu pude aceitar um pouco melhor o Parkinson”
- “Não tem cura, mas tem qualidade de vida”
- “Tudo melhorou”: pai e filha comemoram tratamento para Parkinson
Inscreva-se agora na nossa live “Bate-Papo com Eduardo Suplicy”, que acontece nesta quinta-feira, às 19h.
Durante a live com Eduardo Suplicy vamos saber como a saúde do político brasileiro está sendo impactada pelo tratamento com Cannabis para a Doença de Parkinson.
Advogada também estará presente na live
Além do Deputado e da neurologista Dra. Luana Oliveira, a iniciativa do portal Cannabis & Saúde contará com a presença da renomada advogada Maria José Delgado que irá falar sobre a realidade jurídica do Brasil sobre Cannabis medicinal e qual é o panorama atual do acesso a produtos à base de Cannabis.
Convidados da live “Bate-Papo com Eduardo Suplicy”
Eduardo Suplicy: Eduardo Suplicy é um economista, professor universitário, administrador de empresas e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é um dos fundadores. Atualmente é deputado estadual de São Paulo. Foi Senador pelo Estado de São Paulo durante 24 anos. É formado em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em economia pela Universidade Estadual de Michigan (Estados Unidos), onde também concluiu seu mestrado e doutorado (PhD). Em 2 de fevereiro de 2016, recebeu também o título de Doutor Honoris Causa da Université Catholique de Louvain (UCL/Bélgica).
- Dra. Luana Oliveira: Dra Luana Oliveira é médica, graduada em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU, e neurologista, com Doutorado em neurologia pela Universidade de São Paulo. (Doutorado pioneiro em Doença Anti-MOG no Brasil). Possui especialização em Neuroimunologia pela USP São Paulo e residência médica em Neurologia pela USP-Ribeirão Preto. Durante sua formação teve experiência no Hadassah Hospital Jerusalém Israel-Departamento de Neurologia. Atualmente é médica do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês e integrante do núcleo de cannabis medicinal do Hospital Sírio-Libanês. Membro da Associação Brasileira de Medicina Endocanabinoide e Associação Pan-americana de Medicina Canabinoide.
- Maria José Delgado Fagundes: Advogada, atuou na Anvisa por 25 anos, CEO da MJDFagundes Consultoria Especializada em Saúde. É Advogada Especialista em Saúde Pública, Direito Privado, Bioética e Healthcare Compliance. Ex-diretora de Responsabilidade Social da Interfarma, e ex-diretora na Canopy Growth. Consultora em ações institucionais em defesa de Pessoas com Doenças Raras. Atua na implantação de viabilidade no âmbito do sistema regulatório, para os interessados na regularização dos produtos de Cannabis.
Ative o lembrete da live com Suplicy e participe
Participe conosco e compartilhe este convite com amigos e familiares e inscreva-se já agora aqui.
- Esperamos vocês: live “Bate-papo com Eduardo Suplicy“
- Data: 23/11 (quinta-feira)
- Hora: 19h (horário de Brasília)
- Envie suas perguntas e participe!