Primeiramente, foi a mãe de Brice que recebeu o diagnóstico de Machado-Joseph em 1993. Ela faleceu em 2010. Depois o irmão de Brice em 2009, que acabou falecendo em 2021. Após a data a condição hereditária também foi identificada em Brice e em sua outra irmã.
“Meus sintomas mais fortes surgiram a partir de 2021, mas o diagnóstico fechado com exame genético foi em 2023”
Porém, a condição não foi impeditiva para Marcelo Brice, de 41 anos, professor de sociologia realizar um pós-doutorado em Portugal, onde teve os primeiros contatos sobre o potencial da Cannabis no tratamento da condição.
“Em 2021 eu fui a Portugal para meu pós-doutorado em Lisboa. E lá eu tive contato direto com a Cannabis. Fazia fisioterapia com uma brasileira que apoiava muito o uso da Cannabis, ela havia morado na Califórnia então tinha essa pegada sobre a planta. Defendia que preferia a Cannabis do que o Rivotril”, relata.
A volta para o Brasil e o reencontro com o ex-aluno e agora médico Dr. Vinicius Mesquita
Após retornar ao Brasil, na roda viva do destino, Brice reencontrou um ex-aluno do Ensino Médio. O hoje médico prescritor de Cannabis, Dr. Vinicius Mesquita.
“Estava “zapeando” o Instagram e descobri que o Vinícius, que foi meu aluno no ensino médio quando eu tinha 27 anos era especialista em Cannabis. Eu já era muito interessado no tema e lia muito sobre, inclusive o Sidarta Ribeiro. Entrei em contato com Dr. Vinicius na hora e contei para ele tudo. No final da consulta ele não cobrou e disse: aqui é um papo entre mestre e seguidor. Foi muito legal. Indico o Vinicius para todo mundo. Ele que me prescreveu os produtos”, conta.
O tratamento começou logo após a primeira consulta no ano passado.
O resultado dos óleos com CBD e THC nos espasmos e nas câimbras
Brice relata que nota diferente conforme o uso dos produtos à base de Cannabis.
“O efeito dos óleos é mais muscular, mais espaçado. Resolveu muito meu problema de espasmo. Tinha câimbra e também resolveu”, destaca.
Hoje Brice é voluntário da ABAHE, Associação Brasileira das Ataxias Hereditárias e Adquiridas, iniciativa que nasceu da necessidade de haver uma instituição que representasse os portadores brasileiros de ataxias.
Entenda o que são ataxias
Ainda segundo a ABAHE, a palavra ataxia é utilizada para “designar um grupo de sintomas (má coordenação motora, dificuldades de equilíbrio, problemas na fala e outros), e também para identificar algumas doenças do sistema nervoso”. Existem muitos tipos de ataxias, algumas são doenças hereditárias degenerativas, como é o caso da de Brice, e outras podem ser adquiridas por diferentes motivos.
Profissionais prescritores de Cannabis no Brasil
Para ter acesso a tratamentos à base de Cannabis o primeiro passo é encontrar uma médica ou médico prescritor como o Dr. Vinícius. Na nossa plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde você encontra mais de 300 médicos prescritores com diversas especialidades. Acesse agora e agende sua consulta!