Antes de tudo, a causa das doenças autoimunes é multifatorial. Dessa forma, fatores genéticos, ambientais, hormonais e imunológicos são considerados importantes no seu desenvolvimento.
Nesse sentido, a gravidade de uma doença autoimune depende dos órgãos afetados. Como exemplos, podemos citar o lúpus, artrite reumatóide, espondilite anquilosante, diabetes tipo I, doença de Graves, esclerose múltipla, neuromieqlite óptica, psoríase, dermatite atópica e tantas outras.
E de que forma a Cannabis medicinal pode ajudar?
O sistema endocanabinoide (SEC) regula diversos processos fisiológicos, incluindo funções imunológicas e processos inflamatórios, regulando o tráfego de células imunes maduras e as funções das células efetoras. Receptores CB1 e CB2 podem ser encontrados nas células imunológicas, sendo os CB2 cerca de 10-100 vezes mais abundantes, reforçando seu papel de atuação no sistema imunológico.
Assim, a ativação de receptores CB2 através dos fitocanabinoides pode desencadear importantes efeitos na cascata inflamatória dessas doenças. Ações como a estimulação da proliferação e apoptose das células B, a ação de células natural killers, produção e liberação de citocinas (proteínas) pró-inflamatórias e anti-inflamatórias. Além disso, favorece a modulação dos hormônios relacionados ao estresse e o aumento dos próprios canabinoides endógenos.
Por outro lado, estudos pré-clínicos mostram que os fitocanabinoides, como o CBD e o THC, têm efeito imunossupressor. Da mesma forma, este efeito também é observado através da melhora dos pacientes com doenças autoimunes, em uso de terapia canabinoide. Ainda falando sobre a manutenção da homeostase, o SEC é um importante regulador da resposta ao estresse.
Círculo Vicioso
Entretanto, os efeitos nocivos do estresse crônico podem prejudicar sua recuperação funcional. E, infelizmente, não só o stress causa doenças, mas a própria doença também causa um stress significativo nos pacientes, criando um círculo vicioso. Revisões recentes discutem o possível papel do estresse psicológico e dos principais hormônios relacionados ao estresse na patogênese das doenças autoimunes.
Presume-se que os hormônios neuroendócrinos desencadeados pelo estresse levam à desregulação imunológica, alterando ou amplificando a produção de citocinas inflamatórias.
E é por tudo isso, que a Cannabis medicinal pode ajudar na recuperação do equilíbrio do sistema endocanabinóide. Os fitocanabinoides podem ser uma terapia complementar às
terapêuticas já definidas para cada doença autoimune; pois além de atuarem diretamente no sistema imunológico, podem aliviar o estresse mental, reduzir ansiedade, dores, rigidez muscular, melhorando o sono e a disposição desses pacientes.
Referências
Stojanovich L, Marisavljevich D. Stress as a trigger of autoimmune disease. Autoimmun Rev. 2008 Jan;7(3):209-13. doi: 10.1016/j.autrev.2007.11.007. Epub 2007 Nov 29. PMID: 18190880.
Wang L, Wang FS, Gershwin ME. Human autoimmune diseases: a comprehensive update. J Intern Med. 2015 Oct;278(4):369-95. doi: 10.1111/joim.12395. Epub 2015 Jul 25. PMID: 26212387.
Almogi-Hazan O, Or R. Cannabis, the Endocannabinoid System and Immunity-the Journey from the Bedside to the Bench and Back.
Int J Mol Sci. 2020 Jun 23;21(12):4448. doi: 10.3390/ijms21124448. PMID: 32585801; PMCID: PMC7352399
O Portal Cannabis & Saúde conta com colunistas especializados, que produzem um conteúdo sério e com rigor científico em relação à Cannabis. Todas as colunas e informações apresentadas nelas são responsabilidade dos próprios colunistas. Da mesma forma, a propriedade intelectual dos textos é de seus autores.
Conheça a inspiradora história da Dra. Marina
Recentemente, contamos aqui a inspiradora história da Dra. Marina, que passou de paciente à médica prescritora. Isso porque, ainda no primeiro ano de faculdade, uma rara doença autoimune mudou a trajetória da Dra. Marina.
Leia a coluna da Dra. Marina sobre Cannabis e Sistema Imune aqui.
Agende sua consulta
Se você deseja marcar uma consulta com uma profissional que conhece a fundo os dois lados da Medicina, clique aqui, para agende uma consulta com a clínica geral Marina Vicente de Souza.
Pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra mais de 250 médicos e dentistas, com diversas especialidades e experiência na prescrição e acompanhamento do tratamento canabinoide.