Uma vez que cerca de 60% das pessoas com lesão na medula espinhal experimentam a dor como um dos principais sintomas, os cientistas seguem em busca de abordagens inovadoras para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
De acordo com uma pesquisa realizada em Miami, a Cannabis seria uma opção eficaz e segura para as pessoas com lesão medular espinhal que lidam com dor. Os resultados mostraram que 83% dos pacientes que usam algum produto com canabinoides substituíram os analgésicos pela planta. As categorias de medicamentos mais substituídas foram os opioides (por 47%), gabapentinoides (42%) e analgésicos de venda livre (42%).
Pesquisa com pacientes com lesão na medula espinhal
A lesão na medula espinhal é uma condição complexa que ocorre geralmente após um trauma, como um acidente ou queda. Esse tipo de lesão afeta a comunicação entre o cérebro e o restante do corpo, afetando algumas funções motoras, sensoriais e, em muitos casos, causando dores persistentes. Boa parte das pessoas paraplégicas e tetraplégicas teve uma lesão medular decorrente de um choque, apesar de alguns tumores e infecções também levarem a essa condição.
O tratamento para a lesão na medula espinhal tem o objetivo de trazer qualidade de vida para o indivíduo e exige uma abordagem multidisciplinar. Portanto, o tratamento com medicamentos é tão importante quanto outras terapias, como a reabilitação e a terapia ocupacional.
Então, os cientistas norte-americanos realizaram uma pesquisa com mais de 200 pacientes com lesão na medula espinhal que utilizam a Cannabis para saber o que esses pacientes experimentam.
Menos opioides e mais Cannabis
O estudo A preliminary study evaluating self-reported effects of cannabis and cannabinoids on neuropathic pain and pain medication use in people with spinal cord injury foi publicado no periódico Frontiers in Pain Research. O artigo levantou informações importantes sobre o uso de produtos com Cannabis por pacientes com lesão na medula espinhal.
Além dos dados mencionados anteriormente, 87% dos entrevistados notaram uma expressiva redução na dor com o uso dos canabinoides. Além disso, 92% relataram que, inclusive, a planta os ajudou a lidar com outros sintomas da dor neuropática.
Portanto, os pesquisadores concluíram que a Cannabis já vem sendo usada pelos pacientes com lesão na medula espinhal para reduzir os sintomas da dor. Assim, essa poderia ser uma alternativa aos opioides ou outros analgésicos que provocam efeitos adversos mais graves.
“O presente estudo contribui para a literatura sobre o tratamento da dor, sugerindo que a Cannabis e os canabinoides podem ser benéficos na redução dos sintomas de dor neuropática associados à lesão medular espinhal. Nossas descobertas também sugerem que a Cannabis e os canabinoides estão sendo usados como substitutos de muitos analgésicos prescritos. Embora esta evidência seja preliminar, há sem dúvida uma grande necessidade de ensaios clínicos em grande escala, controlados por placebo, que examinem a eficácia da Cannabis e dos canabinoides na redução da dor neuropática e a sua influência nesta população.”
Alternativa aos analgésicos
A crise de opioides nos EUA, que leva à morte cerca de 80 mil pessoas por ano, faz com que sejam feitos investimentos maciços na pesquisa por outras opções, principalmente no combate à dor. Nesse sentido, a Cannabis surge como uma opção viável. Somente a UCLA deve ter um orçamento de U$5 mi para desenvolver medicamentos à base de canabinoides para aliviar a dor em pacientes com câncer.
Outra vantagem da Cannabis em relação a outros tratamentos é que a planta traz uma melhora mais abrangente na qualidade de vida dos pacientes com dor. Além de aliviar as dores em si, os canabinoides proporcionam melhoras no sono, humor, relaxamento e concentração.
Procure ajuda de um médico para ter acesso a Cannabis
O combate às dores é uma das principais motivações que leva as pessoas a se tratarem com Cannabis. Essa é uma opção segura e dentro da legalidade, desde que tenha o acompanhamento de um profissional da saúde. Portanto, se você quer incluir produtos derivados da planta, acesse a nossa plataforma de agendamentos e marque já uma consulta. Lá você encontra médicos e dentistas de diversas especialidades que estão prontos para entender o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta!