O curso “Cannabis Medicinal para a área da saúde” está com inscrições abertas e é voltado para profissionais da área da saúde traz conhecimentos sobre Cannabis medicinal.
“Este curso é certificado pelo CEBRID, o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, que é o centro que o professor Carlini criou e foi o diretor por 35 anos. Então é uma espécie de missão, é essa herança que ele deixou: estudar a maconha. E também continuar e fomentar as pesquisas dentro do Centro. É muito importante que os trabalhos que o professor Carlini começou lá na década de 1950, possam ter continuidade dentro desse centro que ele criou”, explica a Profa. Dra. Eliana Rodrigues, que é a coordenadora técnico-científico da iniciativa.
Além de ter a chancela de um dos mais renomados centros de estudo do país, o curso conta com o gerenciamento da FapUnifesp. E o suporte da GFarias Plataforma Educacional UNV, para que o curso possa ser feito totalmente a distância. Pois na modalidade à distância, o participante terá acesso ao conteúdo de acordo com sua conveniência.
Atualmente o CEBRID é liderado pela Profa. Dra. Solange Nappo, pesquisadora nessa área de investigação sobre Cannabis medicinal. E também uma das coordenadoras do curso.
Conteúdo abrangente sobre Cannabis
O conteúdo programático do curso é bastante abrangente, abordando aspectos históricos, culturais, botânicos, agronômicos, químicos, farmacológicos, uso clínico, Cannabis no SUS, aspectos jurídicos e políticos.
O conteúdo está divido da seguinte maneira:
- Aspectos Histórico-Culturais
- Botânica e Agronomia
- Química e Controle de Qualidade
- Farmacologia
- Atualização sobre Canabinoides e Aplicações Clínicas
- Saúde Pública e Outras Aplicações em Saúde
- Aspectos Legais
Curso para profissionais da área da saúde: medicina, nutrição, enfermagem, biomedicina, odontologia, veterinária e farmácia
A iniciativa está voltada para diferentes profissionais da área da saúde O objetivo é preencher a lacuna de conteúdos em relação à Cannabis deixada pelas universidades, tanto públicas como privadas. Segundo a professora Eliana, é muito importante que os profissionais estejam capacitados.
O legado do professor Carlini
Entre as principais motivações da criação do curso é manter viva a importância do professor Elisaldo Carlini no desenvolvimento das pesquisas em relação à Cannabis. Já que o Prof. Dr. Carlini foi um cientista que dedicou sua vida acadêmica aos estudos do uso de compostos bioativos da maconha de forma pioneira no Brasil. “Tenho ido a conferências de Cannabis e as pessoas que vão falar sobre convulsão e maconha cita artigos do exterior. É absurdo, já que sabemos que em 1967 o professor Carlini escreveu o primeiro artigo demonstrando a atividade anticonvulsivante do CBD aqui no Brasil”, finaliza a professora Eliana.
Clique aqui e inscreva-se no curso “Cannabis Medicinal para a área da saúde”.