Apesar de existir uma imagem presente no inconsciente coletivo de que pessoas que usam Cannabis são apáticas e preguiçosas, estudos recentes dizem o contrário. Mais que isso, os usuários de Cannabis demonstraram que sentem mais prazer do que aqueles que não usam a planta. Está na hora de superarmos o estereótipo de que o usuário de Cannabis é preguiçoso. E além disso, adotarmos a planta como aliada das pessoas que se sentem desmotivadas e presas na apatia.
A palavra apatia vem do grego “Pathos”, que significa “paixão”, acompanhada do prefixo “a” que, nesse caso, expressa uma negação. A apatia é, então, a ausência de paixão. Ela pode ser um sinal de algum quadro mais grave como ansiedade, depressão ou doenças neurodegenerativas, assim como pode prejudicar a saúde mental do indivíduo, se essa sensação não passar.
O fato de precisarmos ficar isolados socialmente durante a pandemia pode ter desencadeado a apatia em muitas pessoas e pode ser difícil retomar o mesmo ritmo de sociabilidade do período pré-Covid. No entanto, a Cannabis é uma opção para quem deseja sentir mais prazer e empolgação em realizar tarefas do cotidiano.
Estudo sobre a relação entre apatia e Cannabis
Um estudo, realizado pelas universidades de Oxford e College, ambas do Reino Unido, buscava identificar sintomas de apatia e anedonia em usuários de Cannabis. Porém, acabou verificando justamente o oposto, que as pessoas que usam a planta, com fins medicinais ou não, são menos apáticas e sentem mais prazer ao realizar atividades do cotidiano.
Os autores da pesquisa, que foi publicada no periódico científico International Journal of Neuropsychopharmacology, concluíram: “Nossos resultados sugerem que o uso de Cannabis em uma frequência de três a quatro dias por semana não está associado à apatia, tomada de decisão baseada em esforço para recompensa, desejo de recompensa ou gosto de recompensa em adultos ou adolescentes. Os usuários de cannabis tiveram menor anedonia do que os controles, embora com um tamanho de efeito pequeno.”
A prática de atividades físicas, assim como os fitocanabinoides, modulam o sistema endocanabinoide. Ou seja, podemos combinar essas ferramentas para superar a apatia, assim como diversas condições que prejudicam a saúde mental.
Resultados em linha com outros estudos
Esses dados também vão contra o clichê de que o usuário de Cannabis é “preguiçoso” e “desmotivado”. Mais que isso, pode até motivar as pessoas a se exercitar, como sugere esse estudo de 2019, realizado na Universidade do Colorado, nos EUA. Já mostramos aqui no Cannabis & Saúde um outro estudo que mostra essa boa relação entre atividades esportivas e sociais com a planta. Do mesmo modo, mostramos aqui que os canabinoides também ajudam a evitar a fadiga e dar mais motivação e produtividade.
Não à toa, temos muitos casos de atletas de alto desempenho que optam por utilizar a Cannabis para manter a rotina de intensos treinamentos e o foco nas competições. Mais informações dessa boa relação entre CBD e esporte você pode conferir na nossa sessão dedicada ao assunto.
A Cannabis é um medicamento natural que pode ajudar muito quem quer tratar da saúde mental, inclusive quem sofre com a apatia persistente. Para começar um tratamento com canabinoides é fundamental marcar uma consulta com um médico capacitado, aqui na nossa plataforma de agendamentos você encontra centenas de profissionais da saúde que podem te orientar nessa jornada.