Enquanto muitos podem pensar que a Cannabis é sinônimo de ataques à geladeira e comilança desenfreada, estudos científicos têm provado que a planta pode ser uma aliada no combate à obesidade e auxiliar na perda de peso.
De acordo com uma meta-análise realizada por pesquisadores brasileiros e publicada no International Journal of Obesity, o consumo de Cannabis e produtos relacionados está consistentemente ligado à perda de peso e a uma diminuição do Índice de Massa Corporal (IMC).
A equipe da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais fez um levantamento com ensaios clínicos randomizamos que incluíssem o uso de produtos com Cannabis e mudanças nas medidas antropométricas. Essas medidas incluíam o IMC e a medida de circunferência da cintura.
Uma relação leve e de bem-estar
Vale destacar que os estudos que entraram na meta-análise não tratavam da obesidade em si e não tinham como objetivo que os participantes perdessem peso. Eram pesquisas que foram publicadas até março de 2023 e que disponibilizavam dados sobre mudanças nesses índices.
Na média, a Cannabis contribuiu para reduzir o peso em 1,87 kg e a circunferência da cintura em 2,19 cm. Uma observação interessante foi a relação entre períodos de acompanhamento mais longos e uma redução mais expressiva do IMC.
Desse modo, os pesquisadores concluíram que “a Cannabis e produtos contendo canabinoides podem desempenhar um papel importante como coadjuvantes no tratamento da obesidade, ajudando a reduzir medidas antropométricas relevantes”.
Cannabis além do papel contra a obesidade
Outros estudos têm indicado que a interação da Cannabis com o nosso sistema endocanabinoide tem a capacidade de regular o metabolismo e contribuir no tratamento ou até prevenir alguns distúrbios relacionados, como a diabetes. Trouxemos aqui anteriormente um estudo que indicou que a planta melhora os níveis de açúcar e colesterol de pacientes diabéticos.
Nesse sentido, também mencionamos aqui no portal uma pesquisa que mostrou como o consumo de produtos com Cannabis teria um efeito protetor capaz de reduzir as chances de desenvolvimento da diabetes tipo 2. Se você quer entender melhor a relação entre canabinoides e a diabetes, confira a live que fizemos com o endocrinologista e metabologista João Regis Carneiro. Ele esclareceu algumas dúvidas do público sobre sistema endocanabinoide, diabetes e metabolismo.
A versatilidade dos canabinoides
Além disso, é importante lembrar de um outro canabinoide produzido pela planta Cannabis que também tem potencial para auxiliar no combate à obesidade e diabetes tipo 2, o THCV. Esse composto é um inibidor de apetite natural que pode auxiliar na perda de peso, sem efeitos adversos graves.
Por outro lado, o THC é um aliado de pacientes em tratamento contra o câncer, que muitas vezes perdem o apetite como consequência da quimioterapia.
Todos esses estudos abrem novas perspectivas para a utilização da Cannabis e seus potenciais benefícios no contexto da saúde e do bem-estar. A planta e os produtos derivados dela são reconhecidamente úteis para tratar condições neurológicas, psiquiátricas e de saúde mental. Agora, os cientistas exploram como ela pode ajudar em condições relacionadas ao metabolismo e ao peso corporal.
Portanto, se você deseja incluir a Cannabis na sua vida para trazer mais qualidade, é fundamental que tenha a orientação de um médico para que isso ocorra de forma segura e dentro da legalidade. Então, acesse a nossa plataforma de agendamentos. Lá, você encontra mais de 300 profissionais da saúde que estão preparados para avaliar o seu caso e indicar a melhor forma terapêutica. Marque já sua consulta!