De acordo com pesquisa publicada no periódico Acta Neurologica Scandinavica, da Noruega, pacientes com Parkinson que utilizam Cannabis mencionaram que tiveram alívio de alguns sintomas relacionados à doença.
Segundo o estudo feito na Universidade de Oslo, os benefícios mais relatados foram melhora na função motora, citado por 69% dos participantes; melhora no sono, citado por 52% dos participantes e alívio de dores, para 37%. Apesar de termos tantas manifestações de melhora, poucos contaram com suporte de profissionais de saúde. Metade dos participantes que utilizaram Cannabis tiveram aconselhamento médico. E, ainda, dentre os que não utilizaram a Cannabis, cerca de 19% discutiram o tema com seu médico.
Os pacientes com Parkinson que não utilizam produtos com Cannabis também foram ouvidos. E, dentre eles, 59% disseram ter interesse em iniciar o tratamento com canabinoides. Foram vários os motivos que impediam esses participantes de conseguir aconselhamento, mas o que mais se destacou foi a expectativa de que o médico não entendesse do assunto, indicado por 34%.
Pacientes com Parkinson preferiram CBD
Dentre os produtos de Cannabis que os pacientes com Parkinson relataram ter usado, o mais citado foi óleo de CBD, escolhido por 74% dos participantes. Vale lembrar que na Noruega, país onde foi realizado o estudo, o uso medicinal da Cannabis é legal desde que orientado por profissional. Porém, de acordo com a NORML Norway (Organização para a normalização das leis de Cannabis, na tradução livre) poucos médicos estão dispostos a recomendar o fitoterápico.
O mal de Parkinson é uma das doenças mais graves do sistema nervoso e também uma das mais comuns. Ela acontece principalmente em idosos, mas não exclusivamente. O estudo da Universidade de Oslo sugeriu que ha uma lacuna de informação sobre as possibilidades da Cannabis para auxiliar pacientes com esse transtorno. Aqui na biblioteca do Cannabis & Saúde você encontra um e-book gratuito escrito pelo neurologista Mário Luiz Grieco, baixe já e tire suas dúvidas.
Caso queira iniciar ou recomendar um tratamento com Cannabis, você pode marcar uma consulta na nossa plataforma de agendamentos com um dos nossos especialistas no Mal de Parkinson.