Menos sessões de quimioterapia e mais bem-estar. A startup israelense Cannabotech estuda um tratamento que une Cannabis e cogumelos contra o câncer de mama. O produto inovador ainda não foi lançado no mercado. Embora espera-se que as atualizações das pesquisas sobre o ‘CannaboBreast’ sejam divulgadas neste semestre.
O estudo da empresa que vende suplementos está sendo realizado em modelos celulares atualmente.
Suplemento com Cannabis e cogumelo contra o câncer de mama
A Cannabotech pretende ter um suplemento que não apenas reduza o número de sessões de quimioterapia durante a luta contra o câncer de mama. Mas que também seja mais eficaz em matar as células cancerígenas.
Ou seja, a Cannabotech pretende que o suplemento chamado CannaboBreast seja usado junto com a quimioterapia padrão e impacte positivamente no tratamento. Neste sentido, o CEO da Cannabotech, Elchanan Shaked, afirmou que “pacientes precisam de um número mínimo de sessões de quimioterapia, mas muitas não conseguem devido aos efeitos colaterais”.
Cannabis e câncer de mama
A Cannabis está se consolidando como um aditivo para garantir a qualidade de vida de mulheres que estão passando pelo tratamento quimioterápico para vencer o câncer de mama. Já falamos que, segundo esta pesquisa, muitas mulheres ainda não se sentem à vontade para buscar informações sobre o uso da Cannabis.
A questão é delicada, e é exatamente por isso que informações com credibilidade sobre o tema são importantes.
Vias de administração
Existem diferentes vias de uso da Cannabis durante a quimioterapia. Um estudo específico sobre oncologia destacou onze vias de administração de Cannabis medicinal. Óleos e soluções orais foram as mais relatadas. Porém, a pesquisa indicou o uso positivo da Cannabis também em forma de comprimidos, sprays, cremes, supositórios e produtos comestíveis.
Alívio da dor e tranquilidade
Sabe-se que na batalha contra o câncer, contar com um elemento que alivie a dor e gere tranquilidade durante o tratamento é fundamental. Sabe-se que, comprovadamente, a Cannabis traz o alívio necessário neste momento.
Os diferentes lados positivos da Cannabis medicinal em tratamentos como o de câncer de mama são explicados pela Dra. Maria Teresa Jacob: “Com a Cannabis você vai tratar uma patologia e consegue melhorar várias coisas ao mesmo tempo. Vai tratar o sintoma da patologia, mas ao mesmo tempo melhora o sono, a ansiedade, a contratura muscular, sem efeitos adversos”.
Recentemente divulgamos aqui um estudo do Instituto de Tecnologia de Israel. Os pesquisadores acompanharam um grupo de pacientes oncológicos por seis meses.
O principal achado do estudo foi que a maioria dos sintomas comórbidos do câncer melhorou significativamente durante os seis meses de tratamento com Cannabis medicinal. A pesquisa foi publicada na Frontiers in Pain Research.
Agende sua consulta
No Brasil, para ter acesso ao tratamento com Cannabis medicinal, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor.
Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde você encontra mais de 200 médicos com diversas especialidades preparados para te acompanhar durante o tratamento.