Os canabinoides intitulados furanoides são uma classe de cannabinoides, considerados cannabinoides menores, que não têm sido relatados com psicoatividade. Porém demonstram um espectro de potencial farmacológico, segundo estudo realizado por cientistas indianos.
O que são os canabinoides furanoides?
Essencialmente, os Canabinoides furanoides são uma classe de compostos químicos que são derivados dos canabinoides. Eles contêm um anel de furano em sua estrutura molecular. Os canabinoides furanoides possuem propriedades semelhantes aos canabinoides tradicionais. Mas, segundo a pesquisa, podem ter diferentes efeitos fisiológicos e farmacológicos devido à presença do anel de furano em sua estrutura.
Segundo a pesquisa os canabinoides furanoides apresentam uma oportunidade única devido à sua estrutura e propriedades diversas
Os canabinoides furanoides, derivados da Cannabis e caracterizados pela presença do anel de furano em sua estrutura molecular, abrem caminhos para o desenvolvimento de novas aplicações de produtos à base de Cannabis. Essa descoberta pode representar uma significativa expansão nos tratamentos de saúde disponíveis, com o potencial de oferecer opções terapêuticas inovadoras e eficazes.
A inclusão desses compostos como alternativas de tratamento pode gerar avanços significativos no campo da medicina, proporcionando soluções mais diversificadas e personalizadas para a promoção da saúde e bem-estar.
O imprescindível avanço de pesquisas científicas em relação à Cannabis
Já há inúmeras comprovações científicas dos efeitos medicinais dos compostos da Cannabis.
Mas historicamente, a pesquisa e o desenvolvimento do uso medicinal da Cannabis têm se concentrado predominantemente em entender classes específicas, entre elas:
Desta vez, o estudo chamado “Chemistry and pharmacological aspects of furanoid cannabinoids and related compounds: Is furanoid cannabinoids open a new dimension towards the non-psychoactive cannabinoids?” teve como objetivo preencher uma lacuna ainda nova em relação à planta. E forneceu um exame aprofundado da literatura sobre canabinoides furanoides.
A pesquisa indica que entre os canabinoides menores, os canabinoides furanoides apresentam formas ácidas e neutras.
E destacam seu potencial medicinal, apresentando propriedades:
- anti-inflamatórias,
- neuroprotetoras,
- anticancerígenas
- impacto notável na redução da pressão intraocular
Ainda conforme os cientistas, “o mais interessante é que nenhum dos canabinoides à base de furanoides é relatado para interação com o receptor CB1 e psicoatividade”.
O crescimento acelerado das pesquisas e dos usos dos canabinoides menores
À medida que a ciência avança na compreensão das propriedades medicinais dos canabinoides, assim como as regulações, a forma como utilizamos a Cannabis também se transforma. É imprescindível saber a descrição do teor de canabinoides nos produtos, ou seja, rótulos com informações sobre a quantidade de Canabidiol (CBD) ou delta-9-tetrahidrocanabinol (THC). Porém, agora já é possível encontrar produtos ricos em outros componentes da Cannabis, como o CBG e o CBN.
Esses componentes interagem de forma diferente com o nosso corpo e trazem efeitos particulares e que podem ser úteis em diversas situações.
Neste sentido, um outro estudo, intitulado Past-Year Use Prevalence of Cannabidiol, Cannabigerol, Cannabinol, and Δ8-Tetrahydrocannabinol Among US Adults, os pesquisadores coletaram dados de aproximadamente 54 mil pessoas em todo os EUA, com uma representatividade de 96% dos lares americanos. Essa é a primeira pesquisa que avalia o uso de canabinoides menores no país. Anteriormente, os canabinoides menores, também chamados de canabinoides emergentes nos EUA, não eram sequer mencionados nas enquetes.
No geral, 18% dos americanos ouviram falar no uso do CBG e 16% conheceram de alguma forma o CBN. Quanto ao uso em si, 5% relataram uso do CBG e 4% o uso do CBN.
Na conclusão do artigo, os pesquisadores destacaram que a prevalência do consumo de Cannabis no último ano foi associado ao consumo de produtos com canabinoides menores.
O uso de canabinoides menores no Brasil
Aqui no Brasil também é possível utilizar produtos com Cannabis ricos em canabinoides menores. A regulamentação não permite que eles estejam nas farmácias, como acontece com produtos ricos em CBD. Portanto, a melhor forma de ter acesso a eles é pela via da importação direta.
- Trouxemos recentemente o caso do Lucas, que encontrou alívio para as dores, TDAH e ansiedade com o auxílio do CBG associado ao CBD.
Assim, se você deseja incluir um canabinoide menor no seu tratamento, seja CBG, CBN ou algum outro, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional da saúde. Desse modo, você pode ter a orientação sobre dosagem e composição mais adequada para o seu caso. Então, acesse já a nossa plataforma de agendamentos e marque uma consulta. Lá você encontra médicos e dentistas que são experientes na prescrição deste tipo de produto. Marque já uma consulta!